DindimPorDindim.com.br
Em maio, o volume de vendas no varejo subiu 0,1%, sendo a quinta alta consecutiva. Mas, quando olhamos para janeiro, o ritmo de crescimento vem caindo, quando houve um aumento de 2,3% no volume.
Na média móvel trimestral, houve uma alta de 0,7%, no acumulado do ano, cresceu 1,8%. Entretanto, quando comparamos com maio de 2021, caiu 0,2% e de 0,4% no acumulado de 12 meses.
Seis das oito atividades do varejo tiveram alta: - Livros, jornais, revistas e papelaria: 5,5%; - Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: 3,6%; - Tecidos, vestuário e calçados: 3,5%; - Combustíveis e lubrificantes: 2,1%; - Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 2%; - Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 1%.
Já as outras duas atividades tiveram queda: - Outros artigos de uso pessoal e doméstico: -2,2%; - Móveis e eletrodomésticos: -3%.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.
ANTES DE CONTINUAR....
Confira o crescimento da receita nominal (diferença entre as receitas e despesas totais): - Cresceu 0,4% de abril para maio; - Média móvel trimestral: 2,8%; - Comparação com ano passado: 17%; Acumulado do ano: 16,8% Acumulado de 12 meses: 13,6%.
Varejo ampliado Quando olhamos para o varejo ampliado, que inclui materiais de construção e veículos, houve um crescimento de 0,2% de abril para maio. Enquanto os veículos, motos, partes e peças tiveram queda de 0,2%, os materiais de construção recuaram 1,1%.
Já o segmento do varejo ampliado caiu 0,7% na comparação com maio do ano passado. No acumulado do ano e de 12 meses foram registradas de 1% e 0,3%, respectivamente.