DindimPorDindim.com.br
De acordo com o IBGE, no segundo trimestre, a taxa de desemprego chegou em 9,3%, uma queda de 1,8 ponto em relação ao trimestre anterior.
O número de desempregados caiu 15,6% e teve 1,9 milhão de pessoas a menos que no trimestre passado. Já a população ocupada é a maior desde 2012 representando 3 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho. Desses, 1,1 milhão são informais.
O número de trabalhadores informais (sem carteira assinada, empregadores e conta própria sem CNPJ, trabalhadores familiares auxiliares) é cerca de 39,3 milhões, um avanço de 2,8% (1,1 milhão de pessoas) com relação ao trimestre anterior.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.
ANTES DE CONTINUAR....
A taxa de informalidade ficou em 40% muito por conta da retomada do crescimento do número de trabalhadores por conta própria sem CNPJ.
O número de trabalhadores por conta própria (formais e informais), ficou em 25,7 milhões, uma alta no trimestre de 1,7% (431 mil pessoas) e de 4,3% (1,1 milhão de pessoas) em relação ao mesmo período do ano passado.
Mais 827 mil pessoas foram empregadas sem carteira assinada no setor privado, um crescimento de 6,8% comparado ao último trimestre.