Sociedade Limitada: o que é e como funciona

08/08/2022
6 min de leitura
Equipe Dindim
08/08/2022
6 min de leitura

Conheça as vantagens, principais características da sociedade limitada e objetivo desse tipo de negócio. 

Sociedade limitada é um tipo de empresa que permite sócios ou pode ser formada por apenas um empresário. É considerada o modelo queridinho dos empreendedores brasileiros por conta de suas características e vantagens.

Quer entender mais? Então continue acompanhando nosso artigo!

O que é uma empresa de sociedade limitada

Sociedade limitada é uma empresa formada entre sócios por meio de um contrato, e a principal característica desse tipo de negócio é que o patrimônio das pessoas físicas não se mistura com o patrimônio da pessoa jurídica. 

A abreviação da empresa de sociedade limitada é LTDA.

Numa empresa de sociedade limitada, os sócios possuem uma relação de confiança entre si, especialmente por conta de suas competências profissionais.

Cada sócio contribui com uma parte do capital necessário para abrir a empresa e assim torna-se dono de uma porcentagem correspondente ao que investiu.

Ainda, há o modelo de sociedade limitada de apenas um empresário – é o caso da sociedade limitada unipessoal, abreviada pela sigla SLU.

Como funciona uma empresa de sociedade limitada

Uma empresa de sociedade limitada funciona como a maioria das empresas: é necessário criar um contrato, registrá-lo na Junta Comercial e emitir o CNPJ do negócio.

No contrato social estão informações fundamentais sobre a empresa, explicando pontos importantes do negócio, como:

  • Quem são os sócios;
  • Quanto cada sócio investiu e quais as cotas de cada sócio, ou seja, qual porcentagem da empresa pertence a cada um;
  • Nome da empresa;
  • Atividade da empresa.

Após a criação do contrato, registro e emissão no CNPJ, a empresa de sociedade limitada existe oficialmente e pode começar a operar.

Um ponto importante sobre o funcionamento de uma sociedade limitada é que a confiança entre os sócios é um elemento essencial para a constituição do negócio.

Mais uma característica sobre o funcionamento desse tipo de pessoa jurídica é que o negócio se torna autogerenciável, ou seja, os custos e ganhos são da empresa e não dos sócios individualmente.

Quais são as características de uma sociedade limitada

As características de uma sociedade limitada fazem desse modelo um dos mais populares entre os empreendedores. Veja quais são:

Responsabilidade limitada

A responsabilidade limitada é uma das mais importantes características desse tipo de sociedade – inclusive, é daí que vem o nome.

Trata-se da separação entre o patrimônio pessoal dos sócios e o patrimônio da empresa.

Na prática isso significa que diante de uma dificuldade financeira que a empresa venha a sofrer, os bens das pessoas físicas não são utilizados para pagar as dívidas da pessoa jurídica.

Por exemplo: imagine que o negócio está em crise, a empresa já não tem dinheiro em caixa e deve R$50 mil para o banco e fornecedores.

Para cobrar essa dívida, o banco não pode penhorar (ou seja, tomar) um bem pessoal de um dos sócios. Somente os bens que estão no nome da empresa podem ser utilizados para pagar a conta.

Composição social flexível

Isso significa que a sociedade não precisa ser formada por profissionais que têm o mesmo conhecimento e a mesma quantidade de cotas da empresa.

Um sócio pode investir inicialmente mais do que o outro e assim ter mais cotas. Um sócio pode ser de uma área e o outro sócio pode ser de um setor diferente.

Nesse aspecto, a composição social é flexível.

Flexibilidade nas regras

Embora existam regras a seguir, conforme a empresa cresce e se desenvolve é possível modificar algumas atribuições e aspectos do negócio.

É permitido, por exemplo, integrar novos sócios à composição, comprar cotas, mudar responsabilidades.

Tudo é pautado no contrato social inicial, mas há uma margem de modificações que podem ser realizadas de acordo com as necessidades e vontades dos sócios.

Necessidade do LTDA

A sigla LTDA, que significa limitada, precisa fazer parte da razão social da empresa obrigatoriamente.

Essa medida serve para deixar claro que o negócio é composto por dois ou mais investidores – os sócios. E assim, garante uma maneira de manter a transparência com aqueles com quem a empresa se relaciona.   

Meu Negócio: Assinar newsletter

Qual o objetivo da sociedade limitada

O principal objetivo da sociedade limitada é estimular o empreendedorismo.

Isso acontece porque a responsabilidade dos sócios é limitada às cotas das quais são donos, ou seja, o empreendedor não precisa temer que seu patrimônio pessoal seja comprometido caso o negócio passe por problemas financeiros.

A flexibilidade desse modelo também estimula o empreendedor porque ele pode buscar por sócios nos quais confia para integrarem o investimento e contribuírem com a atividade do negócio.

Qual a vantagem de abrir uma sociedade limitada

As principais vantagens de abrir uma sociedade limitada são:

  • Proteção do patrimônio pessoal dos sócios, uma vez que os bens pessoais e da empresa são separados;
  • Divisão dos lucros de acordo com a quantidade de cotas de cada sócio;
  • Não há capital mínimo exigido para abrir a empresa;
  • Regras flexíveis para mudanças, permitindo que o quadro societário acompanhe novas necessidades da empresa.

Quais os tipos de empresa LTDA

Os tipos de empresa LTDA são a sociedade limitada tradicional e a sociedade limitada unipessoal.

Sociedade Empresária Limitada

Essa é a sociedade limitada tradicional, ou seja, composta por dois ou mais sócios como vimos até aqui. Ela é abreviada pela sigla LTDA, que precisa fazer parte da razão social.

Sociedade Limitada Unipessoal

Essa é uma empresa que engloba as principais características da sociedade limitada tradicional, mas não precisa ser composta por mais de uma pessoa física. Nesse caso a sigla é SLU.

Nesse modelo, o empreendedor sozinho tem a separação entre seu patrimônio pessoal e o da empresa, e também não precisa começar o negócio com um alto capital inicial como ocorre na modalidade EIRELI (Empresário Individual). 

Pra complementar sua leitura, vale a pena assistir o vídeo do canal CHC Advocacia que conta tudo o que você precisa saber sobre Sociedade Limitada.

Gostou de aprender sobre o Sociedade Limitada, ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui