DindimPorDindim.com.br
Boleto falso é um golpe em que um boleto bancário simula uma conta de verdade e é enviado para a vítima. Quando o boleto é pago, o dinheiro vai para os criminosos que falsificaram o documento.
Como é o golpe do boleto falso? De um modo geral, os criminosos envolvidos nesse tipo de fraude coletam dados sobre contas a pagar de suas vítimas. Afinal, ao cobrar por débitos que realmente existem, fica muito mais fácil induzir as pessoas a caírem na armadilha. No entanto, essa não é a única maneira de aplicar o golpe. Confira as principais:
Muitas vezes, o golpe do boleto falso acontece por meio de um e-mail com a mensagem de que o pagamento de uma conta deu errado e é necessário refazer com uma segunda via.
Ainda, a mensagem pode ser um alerta para boletos que estão em aberto. Nessas duas situações, a suposta segunda via do boleto ou o boleto em aberto é enviado em anexo. O documento costuma ser bem parecido com o verdadeiro, aquele da loja em que o cliente tem de fato uma conta para pagar.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.
ANTES DE CONTINUAR....
Outro tipo de golpe do boleto falso acontece quando o cliente recebe uma mensagem de oportunidade de quitação de dívidas antigas com descontos enormes.
Por exemplo: o consumidor tem uma dívida de R$1000 numa loja e recebe a oferta de quitar essa conta em aberto com 80% de desconto. Em anexo, o boleto de R$200 que quitaria a pendência. Ao efetuar o pagamento, o dinheiro vai para os criminosos e a dívida continua.
Ao baixar um boleto real recebido por email, por exemplo, os vírus específicos para esse tipo de fraude alteram o código de barras no momento em que a vítima envia o documento para a impressão. Quando o cliente paga pelo boleto alterado, estará transferindo o valor para a conta de criminosos.
Por fim, um dos principais golpes do boleto é a venda de produtos falsos pela internet. Com sites clonados, sites próprios ou pelas redes sociais, os golpistas fingem vender eletrônicos e eletrodomésticos – geralmente, com descontos atrativos. O boleto é pago pelo cliente, que nunca receberá sua compra.