DindimPorDindim.com.br
Para denunciar um boleto falso, você pode entrar em contato com o banco destinatário caso ainda não tenha feito o pagamento. Se você pagou, primeiro converse com o banco usado para efetuar o pagamento, depois com o banco emissor e na sequência registre um boletim de ocorrência.
Além de prestar atenção nas informações do boleto antes de pagá-lo, você pode adotar outras medidas de segurança para se proteger de boletos falsos. Confira:
As empresas não costumam mandar segunda via de boleto aos clientes sem que eles tenham solicitado um novo documento. Se receber um boleto com essa justificativa, a dica é não pagar e entrar em contato (por plataformas oficiais) com o estabelecimento.
Não pague boletos de segunda via não solicitados
Se você vai pagar boletos enviados para você por mensagem online, a recomendação é solicitar ao estabelecimento que o documento seja enviado em formato PDF. Arquivos em PDF são muito mais difíceis de serem alterados. Outra medida de segurança é não imprimir o boleto – os vírus que alteram as informações de pagamento agem quando o arquivo é enviado para impressão.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.
ANTES DE CONTINUAR....
Uma forma interessante de efetuar pagamentos seguros é por meio de links de pagamento gerados automaticamente pelo fornecedor. Se você fez uma encomenda e quer agilidade e segurança, pode solicitar um link para pagar na hora. Se você é empresário, pode fornecer links de pagamento para seus clientes se sentirem mais seguros e pagarem na hora com apenas alguns cliques.
Para evitar vírus no computador e celular, mantenha seus programas antivírus sempre atualizados e faça varreduras periódicas. Não baixe arquivos enviados por estranhos e nem de sites suspeitos.
Se você recebeu um boleto suspeito, entre em contato com o estabelecimento em que você tem conta a pagar – como a operadora de internet ou uma loja onde suas compras foram parceladas.