DindimPorDindim.com.br
Segundo a pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço da gasolina nos postos de combustível teve alta de 1,47% nessa semana. O etanol e o gás de cozinha também ficaram mais caros.
A alta aconteceu após 15 semanas de quedas. O reajuste deu-se após alta da Refinaria de Maritape. A Acelen, empresa responsável pela sua operação, anunciou um reajuste de 2%, após corrigir os valores 7 dias antes em 9,7%.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.
ANTES DE CONTINUAR....
Os anúncios seguem a tendência do mercado internacional. O barril de petróleo tipo brent voltou a subir acima dos US$ 90 neste mês, uma alta influenciada pela decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de efetuar um profundo corte na produção.
Porém, a Petrobras não anuncia mudanças nos preços em suas refinarias há mais de 1 mês. Eles adotam a Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), vinculando os preços praticados no país aos que são praticados no mercado internacional. A referência principal é o barril de petróleo tipo brent, cotado em dólar.