DindimPorDindim.com.br
É uma tecnologia utilizada nas lojas online para efetuar a cobrança e receber o pagamento dos clientes. Basicamente, é uma plataforma que reúne diversas formas de pagamento e torna a operação rápida e segura tanto para o consumidor quanto para o empreendedor.
Significa portão de entrada de pagamento, traduzido do inglês. Faz sentido, já que o sistema funciona como um verdadeiro portão de entrada das informações de pagamento do cliente.
O gateway de pagamento faz a ponte entre o site do lojista, a adquirente (que são como máquinas de cartão de crédito e débito, só que virtuais), a bandeira do cartão e o banco.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.
ANTES DE CONTINUAR....
Para o cliente, o gateway de pagamento nada mais é do que a página onde ele escolhe a opção desejada (cartão de crédito ou débito, por exemplo) e informa seus dados. Para o lojista, é uma plataforma em que estão centralizados os sistemas responsáveis pelo envio de informações ao banco, verificação antifraude e também gestão das transações. Toda a operação de pagamento acontece em segundos.
Veja como esse caminho funciona: 1. O cliente faz a compra online e vai para o pagamento; 2. Lá, o consumidor escolhe de que maneira deseja realizar sua compra: com o cartão de crédito ou débito, pix, boleto...; 3. O gateway, de maneira segura, prepara e envia os dados para a adquirente (que é uma espécie de maquininha de cartão virtual);
Veja como esse caminho funciona: 4. Da adquirente, as informações vão para as bandeiras e depois para bancos. Essas instituições verificam os dados e o saldo do consumidor, respectivamente; 5. A aprovação do banco volta para o gateway, que agora envia os dados para um sistema antifraude responsável por averiguar a legitimidade da transação; 6. Com a aprovação do sistema antifraude, o gateway envia para consumidor e lojista que o pedido foi aprovado.
Um gateway de pagamento vale a pena para todo negócio que vende produtos ou serviços online e cujo gestor quer realizar o próprio controle financeiro. Isso acontece porque os gateways de pagamento costumam oferecer painéis de controle das transações, diferente dos serviços de pagamento de terceiros.
Para que tipo de negócio vale a pena ter um gateway de pagamento?