Carnaval 2024: o que vender e como ganhar dinheiro?
Festa pra uns, oportunidade pra outros. Quer saber o que vender e como ganhar dinheiro no Carnaval? Confira nossas ideias!
O Carnaval é aquela festa em que todo mundo sai ganhando.
Quem gosta da folia, desfila e vai pros bloquinhos de rua. Quem não gosta, aproveita o feriado pra viajar. Mas, seja você folião ou não, é impossível negar a ótima oportunidade de ganhar uma grana extra.
O mais importante pra lucrar no Carnaval 2024 é apostar na criatividade e pensar no que o folião pode querer ou precisar durante o período.
O que é o Carnaval?
Carnaval é uma celebração popular que ocorre antes da Quaresma, geralmente entre fevereiro e março. Esse ano será dia 13 de fevereiro de 2024.
É uma festa colorida e alegre que é comemorada em vários países, principalmente no Brasil
O Carnaval é conhecido por suas músicas animadas, danças, desfiles de rua e fantasias elaboradas. É considerado um dos eventos culturais mais importantes do ano e atrai milhões de pessoas de todo o mundo.
O objetivo do Carnaval é celebrar a vida e se divertir antes do período de reflexão e jejum da Quaresma.
Dá pra ganhar dinheiro no Carnaval?
Com certeza é possível ganhar dinheiro durante o Carnaval. Confira algumas ideias do que vender no Carnaval.
- Venda de produtos: você pode vender produtos temáticos do Carnaval, como fantasias, adereços, bebidas e alimentos.
- Aluguel de fantasias: se você tiver uma loja de fantasias, pode alugar roupas e adereços para os participantes do Carnaval.
- Venda de bebidas e comidas: durante os desfiles de rua, você pode montar um bar ou um food truck para vender bebidas e comidas.
- Fotografia e filmagem: você pode oferecer seus serviços de fotografia e filmagem para capturar os melhores momentos do Carnaval para as pessoas.
- Trabalho como voluntário: você pode se juntar a equipes de voluntários que organizam o Carnaval e ganhar dinheiro com isso.
O que vender para ganhar dinheiro no Carnaval
Acessórios e fantasias
Assim como em todas as festas, é comum a galera deixar os preparativos para o Carnaval pra última hora. Por isso, uma boa pedida é vender itens carnavalescos — não só no meio do povo, mas também nos arredores, por onde a multidão passa pra chegar na concentração dos bloquinhos.
Os acessórios e fantasias que são fáceis de colocar por cima da roupa são boas pedidas. Ah, e você pode tanto comprar as peças como costurar em casa, se souber. Camisetas de super-heróis ou com frases engraçadas, tiaras enfeitadas e máscaras costumam fazer sucesso.
Tente oferecer produtos com temas que estejam na moda, como um filme ou uma série de sucesso. Assim, o interesse do cliente pela sua mercadoria vai ser maior.
Porta dólar e pochete
A gente sabe que, infelizmente, os batedores de carteira fazem a festa e se aproveitam da distração das pessoas em todo tipo de aglomeração. Por isso, porta-dólares (aquelas bolsinhas com elástico que ficam escondidas debaixo da roupa) e pochetes são muito bem-vindos no Carnaval 2024!
Pra quem costura, também existe a possibilidade fabricar os porta-dólares em casa. Eles podem tanto ser coloridos, pra combinar com o clima carnavalesco, quanto neutros, pra servir o ano todo. Tente vender nos primeiros dias da folia, quando a procura deve ser maior — assim, a galera consegue usar o item durante o resto do feriado.
Bebidas
“Bebeu água? Não! Tá com sede? Tô!”. Não é à toa que essa música do Chiclete com Banana é um sucesso no Carnaval. No calor, com todo mundo pulando e cantando, não dá pra desidratar!
Água e cerveja não podem faltar no carrinho, mas outras bebidas também agradam o público, como catuaba, vodca e refrigerante.
Um vendedor tem que ter na cabeça que a bebida precisa estar gelada! Esse detalhe é bem importante e deve ser planejado com cuidado. Veja, por exemplo, se dá pra ter um fornecedor de gelo perto do seu local de venda ou na região em que vai circular.
Também é preciso manter o preço mais ou menos no padrão dos outros vendedores. Não adianta tentar vender a R$ 10 uma cerveja se os outros estão vendendo a R$ 5, né?
Comidinhas
Além de sede, a galera também tem fome. Afinal, vai muita energia pra acompanhar os blocos. A venda de comidas é um pouquinho mais complicada, já que a higiene e o frescor dos alimentos são importantíssimos!
Faça sanduíches variados (inclusive opções vegetarianas) e embrulhe tudo bem muito bem. Quanto melhor a aparência deles, mais apetitosos vão ser.
A maionese é um tema polêmico, especialmente no calor. Prefira oferecer o sachê ao invés de passar no pão: isso ajuda a passar ainda mais confiança pro cliente que quer comprar seu sanduíche.
Capas de chuva
As festas de Carnaval costumam acontecer em lugares abertos. Logo, está todo mundo sujeito a tomar chuva. Como guarda-chuvas não vão muito bem em multidões, ter um estoque de capas de chuva descartáveis pode te transformar no salvador da folia!
Chapéus e bonés
Muita gente esquece que vai passar o dia debaixo do sol quente e acaba não levando nada pra proteger a cabeça. Essa é uma boa oportunidade pra vender chapéus e bonés, ainda mais se eles forem engraçadinhos para serem usados como fantasia.
Geladinhos
Sacolé, juju, chopão, chup-chup, dindin, gelinho. Cada lugar tem sua própria forma de chamar esse suco congelado num saquinho. O fato é que ele é um sucesso!
No Carnaval, a versão alcoólica chama mais atenção. Pode ser de catuaba, de caipirinha ou de batidas. É só lembrar que o geladinho tem que ser gelado, né? Então, cabe aqui também a mesma dica da bebida: veja onde comprar ou guardar gelo perto dos pontos de venda!
Purpurina e confetti
Tudo isso pode ser feito em casa. “Mas até a purpurina?”, você pode se perguntar. E a resposta é “sim”. Isto porque a purpurina tradicional, feita de micro pedacinhos de plástico, virou a vilã do Carnaval pra muita gente por causa das questões ambientais. Daí, a internet tem vários tutoriais de como fazer glitter ecológico. Mas, claro, o brilho comum continua tendo público e pode garantir boas vendas nas festas.
Confete e serpentina são basicamente papéis cortados em diferentes formatos — e também existe um monte de tutoriais de como fazer!
Aproveite para assistir o vídeo com 8 ideias lucrativas para ganhar dinheiro no Carnaval de 2024.
Como não perder vendas no Carnaval?
Se você tem um negócio e quer evitar perda de vendas durante o Carnaval, aqui estão algumas dicas que você pode seguir:
- Ofereça promoções especiais: durante o Carnaval, as pessoas estão procurando por produtos relacionados ao evento. Oferecer descontos em produtos temáticos ou pacotes especiais pode ajudar a aumentar as vendas.
- Adapte seu horário de funcionamento: se o Carnaval ocorrer em sua área, considere ajustar seu horário de funcionamento para atender à demanda de clientes.
- Ofereça entrega a domicílio: se seu negócio permite, considere oferecer entrega a domicílio para atender às necessidades dos clientes que estarão ocupados com as festividades.
- Utilize as mídias sociais: as redes sociais são uma ótima maneira de promover seus produtos e serviços durante o Carnaval. Compartilhe fotos e vídeos dos produtos temáticos, e não se esqueça de usar hashtags relacionadas ao evento.
Dica extra: aceite pagamentos com a SumUp
Uma forma de evitar perda de vendas durante o Carnaval é garantir que você tenha opções de pagamento confiáveis e convenientes.
A SumUp é uma empresa de tecnologia financeira que oferece uma solução de pagamento fácil de usar e que permite que você aceite pagamentos por cartão de crédito, débito, pix e muito mais.
Com a SumUp, você pode aceitar pagamentos de maneira rápida e segura.
Gostou das nossas ideias de como ganhar dinheiro no Carnaval? Tem mais alguma ideia que você gostaria de compartilhar? Conta pra gente nos comentários!
O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.
Gostou? Comenta aqui