Perguntas para conhecer o cliente: o que você deve saber sobre o consumidor

04/10/2019
3 min de leitura
Equipe Dindim
04/10/2019
3 min de leitura

Saber quem é o cliente do seu negócio é essencial para diversas estratégias de marketing e até mesmo para o funcionamento do dia a dia do seu negócio. Com informações sobre o consumidor, é possível adequar produtos, serviços e atendimento, além de descobrir se o seu negócio está atingindo o público-alvo esperado.  

Mas, como conhecer o cliente? Você pode fazer perguntas dentro de uma pesquisa de satisfação do cliente ou montar um formulário específico para conhecê-los. Sendo transparente com o consumidor, fale que gostaria de saber mais sobre ele para poder continuar servindo produtos ou serviços que superem expectativas. 

Além da opção de um formulário impresso, também é possível enviar a pesquisa por e-mail para os clientes. Nesta opção, lembre-se de apresentar um questionário com um tamanho que não exija muito tempo do consumidor. Desta forma, as chances dele preencher são maiores. 

Além das perguntas para conhecer o cliente que são universais, tente customizar o questionário de acordo com o seu tipo de negócio. Por exemplo, se você tem uma loja online, pergunte se o cliente costuma comprar muito pela internet e quais tipos de produtos ele adquire pelo celular ou pelo computador. 

Não sabe por onde começar? O Dindim separou quatro exemplos de grupos de perguntas para conhecer o cliente que são aplicáveis a todos os tipos de negócios:

  • Quem é o cliente?

Um perfil com dados básicos pode ser feito a partir de perguntas como a idade, o sexo, a profissão, a renda e o endereço do consumidor. Aproveite o mesmo questionário para conseguir o contato do cliente, pedindo seu telefone e e-mail. Essas informações são úteis para você conhecer o poder de compra do cliente, por exemplo.

  • Como ele chegou até o seu negócio?

Entre as perguntas para conhecer o cliente, é importante saber como ele chegou até o seu negócio. Descubra se ele chegou até a empresa por indicação de um amigo, por uma publicidade na internet ou pelas redes sociais do negócio.

  • O que achou da empresa?

Pergunte sobre a experiência do cliente em seu negócio. Se você tem um ponto fixo, o que ele achou da disposição dos produtos? Conseguiu achar fácil o que procurava? Quais os pontos positivos da sua marca? O consumidor costuma comprar em outros estabelecimentos do mesmo setor?

  • Quais os hábitos de compras?

Para saber como conhecer o cliente é preciso ficar atento hábitos de compras deles. Entre as perguntas para pesquisa de satisfação do cliente, inclua questionamentos sobre os meios de pagamento preferidos, se ele compra online ou apenas em lojas físicas e até mesmo de periodicidade. Quantas vezes na semana, mês ou ano ele adquire o tipo de produto ou serviço que o seu negócio fornece?

Você já fez uma pesquisa de satisfação para conhecer o seu cliente? Conte para nós a sua experiência!

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