Como usar o auxílio emergencial
O governo federal anunciou que irá pagar mais duas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais e autônomos de baixa renda. A medida foi lançada em abril deste ano como tentativa de minimizar os impactos financeiros negativos causados pela pandemia do novo coronavírus.
Se você é um dos mais de 50 milhões de beneficiários atuais da iniciativa e quer entender como usar o auxílio emergencial, saiba que é possível fazer compras online, pagar boletos, como de água e de luz, e até transferir o dinheiro direto para a sua conta em outro banco assim que ele for liberado pelo governo.
Os valores mensais são distribuídos pela Conta Poupança Social da Caixa Econômica Federal, e podem ser utilizados com um cartão virtual do mesmo banco emitido de forma gratuita pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e IOS. Vale ressaltar que as compras online não geram nenhuma taxa ou cobrança extra para quem recebe o benefício.
O cartão virtual funciona com a função débito, de forma muito parecida com um cartão físico. A cada compra realizada, o valor é descontado do total disponível na poupança assim que a transação é autorizada. Diferentemente dos cartões tradicionais, que funcionam com um único código de segurança, a versão da Caixa para o auxílio emergencial tem códigos dinâmicos gerados toda vez que você for fazer um pagamento.
Compre online com o dinheiro do auxílio emergencial
Com o cartão virtual do Caixa Tem, é possível fazer compras à vista pela internet com as formas de pagamento virtual. É o caso do SumUp Link, o link de pagamento da SumUp. Para comprar usando o cartão do auxílio emergencial é muito simples: o dono do negócio libera um link para você inserir os dados do cartão, já com o valor dos produtos, e depois de alguns cliques o pagamento já está feito!
Pague contas pelo celular com o dinheiro do auxílio emergencial
Também é possível usar o auxílio emergencial para pagar boletos diretamente pelo aplicativo da Caixa Tem, desde que eles não ultrapassem o valor máximo de de R$ 600. Como o app já conta com um leitor de código de barras, você pode escolher entre apontar a câmera do celular para esta parte da conta ou digitar os números.
Depois disso, o aplicativo vai te mostrar as informações sobre o boleto que deverá ser pago com o benefício, como o valor da conta e o nome da empresa que irá receber. Lembre-se de conferir os dados com cuidado antes de finalizar o pagamento!
Como transferir o auxílio emergencial para outra conta?
Se você é cliente SumUp e tem uma maquininha de cartão, além de receber os pagamentos online feitos com o cartão virtual da Caixa de forma rápida e segura, também pode transferir o auxílio emergencial para outra conta, caso seja um beneficiário.
Use o link de pagamento para fazer a transferência assim que o benefício for pago pelo governo, com uma taxa de 1,2% – mesmo valor cobrado para qualquer transação com o cartão virtual da Caixa. Depois disso, o prazo para o dinheiro cair na sua conta é de até 2 dias.
Quer aprender como transferir o auxílio emergencial para outra conta com o link de pagamento da SumUp? Siga o passo a passo:
- Entre no aplicativo da SumUp, digite o valor do seu benefício e clique em “pagar”.
- Escolha a opção “Pagamento por celular”.
- Copie o link ou envie para você mesmo pelo WhatsApp.
- Acesse o link e coloque as informações do seu cartão Caixa Tem.
- Pronto! Em até dois dias úteis o valor total do benefício estará na sua conta!
Recebe o auxílio emergencial, mas ainda não tem o cartão virtual? Saiba como criar o seu no aplicativo Caixa Tem:
O cartão virtual não é gerado automaticamente quando você se cadastro no app da Caixa Econômica Federal. Confira o passo a passo para ter o cartão de débito do auxílio emergencial
- Faça o download do aplicativo no seu celular (Android ou IOS).
- Faça o cadastro no app.
- Na página inicial, clique em “Cartão de débito virtual”.
- Depois, clique em “Usar meu cartão de débito” e, em seguida, em “Continuar”.
- Digite a sua senha do aplicativo Caixa Tem.
- Pronto! Você verá um cartão semelhante aos cartões físicos, com os mesmos 16 números, nome completo do titular e a data de vencimento.
- Para fazer uma compra, basta você informar os dados e clicar em “Gerar código de segurança”.
Gostou? Comenta aqui