Entregas para loja virtual: saiba como economizar com logística
Quer saber como funciona entregas para loja virtual? Listamos dicas importantes pra você economizar na logística do seu e-commerce!
Se você tem uma loja com vendas pela internet sabe que uma das etapas mais importantes da experiência de compra do cliente é a logística.
Afinal, ao comprar em um e-commerce ou mesmo no Instagram, o cliente espera receber seus produtos com qualidade e rapidez.
E, pior: se o consumidor tiver que lidar com atrasos em suas entregas, uma mercadoria que chega danificada ou até mesmo não receber suas encomendas, tudo isso pode por seu comércio em risco, com avaliações negativas, devoluções e prejuízos.
Então, ao se preocupar sobre como fazer as entregas de sua loja virtual, você está levando em consideração um ponto muito importante para o sucesso de suas vendas.
Existem diversas maneiras de garantir que o produto vendido chegue com tranquilidade até o cliente que o comprou.
É possível ter uma operação logística própria ou terceirizada. Você precisa procurar a que melhor te atenda e, principalmente, a mais econômica para a sua loja virtual. A seguir, entenda quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo.
Entender como funciona cada uma das modalidades é importante para que você escolha a mais adequada às suas necessidades.
Mas, antes, você precisa saber que o processo de logística começa bem antes do envio propriamente do produto.
Comece pelo estoque
Pode ser uma lojinha de roupas pequena ou um grande e-commerce: cuide sempre para ter um bom equilíbrio entre as suas vendas e a quantidade de produtos que você oferece ou tem disponível.
Isso parece óbvio, mas, por incrível que pareça, é um problema muito comum para lojistas que vendem pela internet.
Pra quem vende em marketplace
Vender em marketplace, como no Mercado Livre ou nas Lojas Americanas, é como se você alugasse um espaço dentro de um shopping center virtual.
Por isso, tenha bastante controle nos pedidos, para que, mesmo começando, você consiga atender a todos os clientes e entregar dentro do prazo prometido.
Fique também atento para que o consumidor receba o produto certo, viu? Nesse caso, manter o estoque organizado ajuda demais. E cuidado com as peças com defeito, isso só gera custos extras pra você depois.
Dica: confira as mercadorias, capriche na embalagem e apenas depois faça o envio.
Vale a pena ter logística própria?
Neste modelo, você precisa estar bem envolvido com todas as etapas da sua loja: da venda, passando pelo estoque, embalagem e envio até o produto chegar às mãos do cliente.
É preciso ainda saber mais sobre logística, até porque você precisa calcular bem quanto custa enviar um produto com um veículo próprio para seus clientes e se vale a pena ou não manter esse custo.
Apesar de ter mais controle de todo o processo, você precisa se dedicar bastante à logística, acompanhar as entregas, os prazos e isso pode, por outro lado, te prejudicar nas vendas.
Outra questão importante para se pensar é que suas entregas se limitam a uma determinada região – a não ser que você tenha uma frota enorme própria para entregas em todo o Brasil, certo?
Ou seja, para quem está começando a empreender virtualmente, esse pode ser um custo extra desnecessário, com muitas opções mais práticas e modernas disponíveis hoje no mercado.
Terceirize suas entregas e economize um bom dindim
Seu e-commerce está vendendo bem, mas você não está dando conta das entregas? Passe essa etapa para quem entende mais de logística e foque nas suas vendas!
Os Correios continuam a ser uma excelente opção, mas acaba por depender bastante de você ou de alguém que te ajude, pois é preciso ir até uma unidade para despachar os produtos.
Há, ainda, empresas de logística que atendem pequenos comércios, mas a maioria exige contratos e também têm prazos de entrega de cerca de três dias. O frete, neste caso, pode chegar até a custar mais que o próprio produto!
Uma das opções mais baratas do mercado hoje é a Lalamove, um aplicativo que conecta você a um motorista em alguns segundos.
Vantagens de usar a Lalamove
Além da praticidade e do menor custo, a Lalamove ainda oferece opções de veículos para entregas de qualquer tamanho.
A frota de motoristas parceiros é composta de motos, veículos utilitários, carros, vans e até caminhões. Cada corrida que você pega pode fazer até 20 paradas e o seu cliente ainda acompanha todo o trajeto (e você também!) em tempo real. Tudo isso sem nenhum contrato nem burocracia. Você baixa o app agora mesmo e começa a usar.
Agora, quer realmente surpreender o seu cliente? Faça com que a entrega dele chegue no dia que ele comprou. O motorista parceiro da Lalamove coleta o produto e sai para entrega na mesma hora! Você vai ver a diferença que isso faz na experiência do consumidor.
Para quem está começando ou para quem já está vendendo online há um certo tempo, buscar uma boa solução logística vai ajudar a economizar tempo e dinheiro.
O mais importante é você saber que há excelentes opções no mercado para que o seu e-commerce cresça cada vez mais.
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