Como ter ideias de conteúdo para o meu negócio: dicas incríveis!

14/12/2021
7 min de leitura
Equipe Dindim
14/12/2021
7 min de leitura

Quer saber como ter ideias de conteúdo para o seu negócio? Saiba como buscar referências e criar um planejamento de conteúdo para ser constante na divulgação dos seus produtos e serviços!

O conteúdo é o que move a divulgação de produtos e serviços na internet.

Parte fundamental das estratégias de marketing digital, ele pode ser produzido em vários formatos, desde texto, artes e até mesmo vídeos. 

Porém, nem sempre é fácil ter ideias do que produzir e saber em quais redes sociais divulgá-los. 

Você sabe como buscar referências para ser constante na produção de conteúdos de divulgação para seu negócio? 

Nós do Dindim por dindim preparamos esse material especial, com algumas dicas para montar seu planejamento de conteúdo.

Confira! 

Como ter ideias de conteúdo 

Quando se inicia a ideia de divulgar algum negócio nas redes sociais é comum ter algumas ideias iniciais do caminho a ser tomado. 

A observação de algum concorrente ou de algum perfil que você segue e consome os conteúdos é uma boa forma de conseguir começar a criar sua estratégia de divulgação e de vender mais pelas redes sociais

A partir deste primeiro momento você deve:

Analisar seu próprio negócio

Com a observação de outros perfis você tem o primeiro caminho a seguir, mas é a partir da análise do seu próprio negócio que você conseguirá produzir conteúdos autênticos e voltados para o seu público específico.

Para fazer isso liste em uma folha de caderno ou em um documento no computador as respostas para as seguintes perguntas:

1 – Qual é o meu negócio?

2 – Quem é meu público?

3 – O que meu público procura?

4 – Quais as dificuldades que ele enfrenta no dia a dia e que meu produto ou serviço podem solucionar?

5 – Quais os diferenciais do meu negócio?

Estas perguntas iniciais irão conseguir fazer com que você crie uma linha editorial de conteúdos – que nada mais é do que os temas sobre os quais você irá produzir conteúdos e a forma que eles terão. 

Nesta parte entra também o tom de voz da sua marca

Defina o tom de voz da marca

Sua empresa tem um posicionamento mais divertido ou sério?

Com essa simples pergunta você consegue pensar em conteúdos que pode utilizar, por exemplo, se seu negócio é algo que pretende ter uma imagem mais descolada, invista em vídeos reels – no instagram – com músicas e danças divertidas mostrando seus produtos e serviços.

Já se sua empresa quer passar uma imagem de seriedade, gerando autoridade, como clínicas de saúde e até mesmo lojas de roupas de luxo, invista em conteúdos mais informativos em formatos tradicionais, como textos e artes. 

Escolha onde irá publicar

Escolher uma rede social adequada para divulgar seus conteúdos é meio caminho andado para ter ideias de conteúdos porque você irá saber o tipo de conteúdo que faz mais sentido naquela rede social e o que o público busca em cada uma delas.

Veja a seguir dois exemplos: 

Como ter ideias de conteúdo para Instagram

O instagram é uma das principais redes sociais para o seu negócio.

Com cerca de 110 milhões de usuários no Brasil. Ele possui ferramentas de monitoramento de conteúdos, além de possibilitar a produção de vários formatos, impulsionamento de campanhas, por exemplo.

Para ter ideias de contéudo para o Instagram siga algumas dicas a seguir:

Pergunte diretamente ao seu cliente

O instagram possui a ferramenta de caixinha de perguntas nos stories. Você pode utilizá-las para perguntar ao seu cliente questões que ele gostaria de ver no perfil.

Além disso, use enquetes para saber os formatos que eles mais gostam e horários para lives, por exemplo.

Criar stories criativos e envolventes é uma ótima forma não só de ter ideias, como também funcionam como conteúdo em si. 

Crie um calendário de publicações

Para te ajudar a criar conteúdo todos os dias faça um planejamento prévio com dias específicos para cada post.

Por exemplo:

Nas segundas-feiras do mês você irá publicar algum conteúdo motivacional.

Antes de começar o mês pesquise 4 conteúdos que possa utilizar e produza uma arte, vídeo ou legenda bacana. 

Hashtags

Outra ideia para conseguir criar conteúdos para o instagram é pesquisar as hashtags (#) relacionadas ao seu negócio.

Por exemplo: se você possui uma loja de moda infantil, busque as hastags: #modainfantil #roupasdecrianças #modakids

E busque referências que fazem sucesso na sua área. Tanto para acompanhar as novidades do setor, quanto para ver os conteúdos relacionados ao negócio. 

Como ter ideias de conteúdo para YouTube

O Youtube é a opção para quem quer criar conteúdos mais aprofundados.

Ele necessita de maiores investimentos de tempo e dinheiro, porém gera boa visibilidade e imagem para a marca. 

Caso escolha criar também  um canal no Youtube e divulgar seus serviços por lá veja como ter ideias de conteúdos: 

Busque referências estrangeiras 

Além da pesquisa inicial com pessoas da sua área aqui no Brasil, pesquisa o que as pessoas fora do país têm feito.

Canais estrangeiros são ótimas referências para novidades e formatos de conteúdo. Mesmo que você não entenda o idioma do vídeo, ative a legenda e comece sua pesquisa. 

Perguntas e respostas

Pesquise as principais dúvidas dos seus clientes para criar vídeos de perguntas e respostas com eles.

Na aba pesquisar do youtube escreva cada uma das dúvidas e veja as respostas, anotando e construindo a partir disso seu conteúdo. 

Ideias de posts para o seu negócio

Agora que você já viu como ter ideias para produzir conteúdos, veja alguns exemplos de ideias de posts!

Ideias de posts para loja de roupas

  • Quais são as principais combinações de cores para o verão?
  • Formato do corpo X roupas ideias para cada um deles
  • Vitrine da semana: fotos com a vitrine e live rápida mostrando cada um dos produtos
  • O que vestir nas festas de final de ano?

Ideias de posts para manicure

  • Fotos dos resultados dos serviços
  • Formatos unhas: quais são?
  • Live com uma dermatologista: a importância da saúde das unhas
  • Como fazer o esmalte durar mais? 

Ideias de posts para salão de beleza

  • Fotos dos resultados dos cortes e pinturas
  • Cuidados com cloro e mar para os cabelos
  • Especialista responde: tipos de cortes para cada formato de rosto
  • Tipos de depilação: benefícios de cada uma delas

Ideias de posts para restaurante

  • Cardápio do dia
  • Curiosidades sobre determinado prato e ingrediente
  • Como funciona a cozinha de um restaurante?
  • Especialidades da casa: como surgiram? 

Vídeo: Como criar conteúdo para seu negócio realmente rápido

O canal E-commerce Na Prática fez um vídeo bem prático de como criar conteúdo para o seu negócio. Vale a pena assistir pra complementar a leitura!

Viu só? Quanta ideia bacana!

A produção de conteúdo está muito ligada com o envolvimento do cliente. 

Se você é o dono de um negócio, imagine que a rede social é a janela por onde você pode conversar com ele, mostrar seus serviços, tirar dúvidas sobre os produtos e mostrar os motivos para ele comprar de você. 

Siga estas dicas e arrase na sua divulgação!

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