Metas: o que são, para que servem e como defini-las

14/04/2022
6 min de leitura
Equipe Dindim
14/04/2022
6 min de leitura

O que são metas? Entenda o significado, métodos e como definir metas que ajudam sua empresa e até mesmo a sua vida pessoal.

Metas são objetivos menores que te ajudam a alcançar o objetivo maior. No mundo do empreendedorismo, ter claros quais são seus objetivos e metas é importante para manter a empresa firme e forte.

Além disso, metas podem ser definidas na sua vida pessoal também – o que com certeza contribui para viver com mais qualidade. 

E para te auxiliar a desvendar um pouco desses conceitos, preparamos este artigo. Confira!

O que são metas

Metas são objetivos específicos com data para acontecer. Elas são necessárias para alcançar um objetivo maior, ou o objetivo final.

Por exemplo: se você tem o objetivo de faturar 50% a mais no próximo ano, precisa desenhar uma série de metas que te ajudarão a alcançar esse grande alvo.

Como as metas estão ligadas a prazo e quantidade, nesse nosso exemplo você precisaria estabelecer ações e datas.

Vender até 20% a mais do seu principal produto até maio, é um exemplo de meta que você poderia adotar nesse caso.

Diferença de meta e objetivo

Esses dois termos são muito comuns no planejamento dos negócios, mas como você deve ter percebido, seus significados são um pouco diferentes.

O objetivo pode ser entendido como um alvo macro, grande, final. É o direcionamento de onde se quer chegar.

Já a meta são alvos menores, mais específicos e com prazo pré-estabelecido. Elas envolvem as estratégias e ações executadas para se chegar ao objetivo.

O poder das metas

As metas são poderosas ferramentas de gerenciamento do negócio porque permitem que o empreendedor trabalhe com direcionamento, consciência e preparo.

Usando nosso exemplo do tópico anterior, veja como o poder das metas funciona:

  • Imagine que em maio, sua meta de 20% não foi alcançada.
  • Percebendo isso, você entende que talvez precise mudar de estratégia para vender mais do seu produto principal.
  • Então, estabelece duas novas metas: dobrar o alcance de pessoas atingidas por anúncios nas redes sociais, para ter 15% a mais de vendas até junho.
  • Com as duas novas metas estabelecidas, você já sabe o que precisa fazer: criar mais conteúdo de divulgação nas suas redes e patrocinar alguns deles.

Perceba que sem as metas, o mês de maio passaria e talvez você não notasse que precisava mudar de estratégia para vender.

No final do ano, sem ter observado com mais detalhes o que aconteceu ao longo dos meses, seu objetivo estaria muito mais distante.

Ser seu próprio chefe é um desafio enorme, né? Por isso, preparamos uma newsletter exclusiva pra você. Assine agora mesmo!

Já com as metas estabelecidas, você tem uma espécie de termômetro que lhe permite manter ações que dão certo, aprimorar estratégias ou até mudar totalmente seu planejamento.

Para que servem as metas smart

Meta SMART é uma técnica que serve para traçar metas eficientes.

A palavra smart significa inteligente em inglês, e cada uma das letras representa um critério que precisa ser utilizado para desenhar a meta. Veja.

  • S: específica (specific, em inglês).
  • M: mensurável (measurable, em inglês).
  • A: atingível (attainable, em inglês).
  • R: relevante (relevant, em inglês).
  • T: temporal (time based, em inglês).

Abaixo, usaremos os critérios da meta smart para que você entenda como defini-las. Continue acompanhando.

Como definir metas

Para definir metas você precisa associar objetivos específicos a uma data para que eles aconteçam e sejam avaliados.

A ideia por trás disso tudo é esmiuçar as ações que você tem que executar para chegar até seu grande objetivo, além de permitir que você enxergue necessidades de mudança de plano.

Veja como definir metas usando a técnica SMART.

1. Defina o objetivo

O ponto de partida para definir suas metas é entender qual é seu objetivo maior, o objetivo final. Por exemplo: abrir uma filial da empresa em dois anos.

2.  Deve ser específica

Com o objetivo traçado, hora de desenhar as metas. O primeiro ponto é que cada meta é específica.

Ou seja, é uma ação menor que tem data para acontecer. Ela andará em conjunto com várias outras metas para atingir o objetivo final.

3. Precisa ser mensurável

Outro ponto importante da meta é que ela precisa ser mensurável.

Pode ser o faturamento, pode ser a quantidade de pessoas atingidas por um patrocínio no Facebook, pode ser quanto você conseguiu reduzir de custos no mês.

O que importa é que você possa medir sua meta de alguma forma.

4. Tem que ser atingível

Aqui mora uma pegadinha das metas: se não for possível de realizar, deixa de ser uma meta real.

Então para que as metas trabalhem a favor do seu negócio, antes de traçá-las compreenda um pouco das limitações da sua empresa e do mercado.

Assim, você estabelece metas que ajudam a movimentar, crescer e evoluir, mas tudo de uma forma realista e atingível.

5. Também tem que ser relevante

A meta precisa ser relevante, ou seja, ajudar de verdade a atingir seu objetivo principal.

6. Precisa ser temporal

Por fim, para que a sua meta seja uma verdadeira ajudante do negócio, é preciso que esteja junto de um prazo.

Isso significa que tudo que você pensou de específico, mensurável, atingível e relevante, deve ter também uma data final para acontecer e ser avaliado.

Esse é o momento que você entende se atingiu a meta ou não, e qual caminho seguir, quais mudanças fazer ou o que manter até a chegada de seu objetivo.

Como alcançar as metas

Para alcançar metas, você precisa ter foco, disciplina e consistência.

O foco lhe ajuda a desenvolver as ações necessárias com mais qualidade.

A disciplina entra como uma ferramenta para fazer o que é preciso de maneira organizada e, em alguns casos, para ajudar a realizar até quando falta motivação.

Já a consistência é fazer o que precisa ser feito a todo momento que aquilo precisa ser feito – diariamente, semanalmente, quinzenalmente.

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui