DindimPorDindim.com.br

Taxa de trabalhadores informais é de 40,2% no Brasil 

Taxa de trabalhadores informais é de 40,2% no Brasil 

De dezembro de 2021 a fevereiro deste ano foi registrada uma diminuição no número de trabalhadores informais segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Embora esta diminuição, as informações apuradas pelo IBGE ainda demonstram que o número de trabalhadores sem nenhum vínculo formal corresponde à mais de 38 milhões de pessoas.

E este total de pessoas representam uma taxa de 40,2%  no mercado de trabalho. Muita coisa, não é mesmo?

Estas pessoas não possuem nenhum vínculo empregatício e muitas vezes trabalham por conta, sem nenhuma garantia de direitos e proteção previdenciária.

Encontramos estes trabalhadores no comércio ambulante, em trabalhos domésticos, prestação de serviços, como pedreiro e pintores, além de entregadores e motoristas de aplicativos.

Estes profissionais que atuam por conta própria, por exemplo, podem confirmar se suas atividades estão incluídas em alguma categoria de microempreendedor individual (MEI).

Além de esperar a retomada da economia, essencial para todos, sendo MEI os trabalhadores podem garantir direitos e benefícios, como aposentadoria e licença maternidade.

👆🏼

Saiba como se tornar MEI