Clonaram meu cartão: o que fazer?

15/07/2021
7 min de leitura
Equipe Dindim
15/07/2021
7 min de leitura

Seu cartão foi clonado? Veja o passo a passo para cancelar o cartão, pedir o dinheiro de volta para o banco e dicas de como evitar esse incômodo.

Clonaram meu cartão, e agora? Se o seu cartão foi clonado o e você está procurando o que fazer, veio ao lugar certo. Preparamos este artigo explicando dindim por dindim como recuperar o dinheiro de cartão clonado e ainda como esse golpe acontece, para que você consiga evitá-lo. 

Acompanhe!

O que é clonagem de cartão

Clonagem de cartão é quando copiam os dados do seu cartão de crédito ou débito e fazem compras no seu nome. Isso significa que o golpista adquire produtos e quem paga é você.

Como clonam o cartão

Basicamente, os golpistas praticam a fraude copiando informações que permitam realizar compras online ou, em situações mais sofisticadas, que permitam criar um cartão físico mesmo – novinho e literalmente clonado. 

Essas informações, são:

  • Banco e bandeira do cartão.
  • Número do cartão.
  • Validade do cartão.
  • Código de Segurança do cartão.
  • Nome do titular do cartão.
  • CPF do titular do cartão.

Para cartão de débito, a senha bancária também é necessária. 

Quando clonam o cartão

As fraudes podem acontecer quando o criminoso encontra as oportunidades abaixo.

Compras em sites de baixa segurança

Sites confiáveis costumam criptografar as informações, ou seja, todos os dados que você fornece são codificados e por isso é seguro de comprar.

Já nas lojas online de baixa segurança, é possível que invasores tenham acesso ao banco de dados do site e roubem as informações do cartão dos clientes. Isso porque elas não estão devidamente armazenadas de forma codificada.

Posse do cartão da vítima

Quando o criminoso furta uma carteira completa, que tem o cartão de crédito e os documentos da vítima dentro, pode anotar os números para fazer compras online – essa é uma forma de clonagem.

Ocorre que, geralmente, ao perceber o furto da carteira a vítima já faz um Boletim de Ocorrência na delegacia e cancela todos os cartões junto ao banco. 

Muitas vezes, não dá nem tempo da fraude acontecer. 

Mas existem situações em que golpistas agem sem que o portador do cartão desconfie. 

Inúmeras reportagens já mostraram pessoas que entregaram o cartão de crédito para lojistas mal intencionados que, tendo posse das informações do cartão e da documentação do cliente, copiam os números. 

Por isso, hoje em dia uma prática muito recomendada no comércio é que o lojista sequer encoste no cartão do cliente.

Já reparou que os comerciantes esticam a maquininha para você, ou, se pegam o seu cartão, não saem da sua frente? É para sua segurança e conforto, mesmo.

Mensagens por telefone 

Outra forma comum que golpistas usam para clonar cartão é por meio de ligações e mensagens de SMS ou WhatsApp. 

Eles fingem ser do próprio banco ou qualquer outra instituição e pedem os dados do cliente para uma suposta “confirmação”. Com as informações, clonam o cartão.

Como saber se o seu cartão foi clonado

Infelizmente, é comum descobrir que o cartão foi clonado apenas quando a conta aparece. Por isso é importante ficar de olho no extrato e na fatura – você pode ver a atualização diária acessando sua conta do banco na internet.

Outra forma de descobrir, o quanto antes, qualquer compra no seu nome é utilizando serviços bancários de aviso automático quando o uso do cartão ocorrer. Nesses casos, você recebe um SMS sempre que compra alguma coisa. 

O que fazer quando o cartão é clonado

Quando o cartão é clonado você precisa adotar algumas medidas. Veja quais.

1 – Cancele o seu cartão

Assim que você identificar uma compra que não foi realizada por você, ligue para o banco e cancele imediatamente o seu cartão de crédito ou débito. 

2 – Faça um levantamento de quais compras não foram suas

Confira sua fatura e extrato da conta, item por item, para apresentar os valores referentes às compras que não foram feitas por você.

3 – Solicite o estorno

Peça para o banco providenciar o estorno desses valores. O banco deve enviar um novo cartão (com um número totalmente diferente do clonado) e o estorno na próxima fatura.

O banco devolve dinheiro de cartão clonado?

O banco devolve o dinheiro do cartão clonado porque o Código de Defesa do Consumidor garante ao cliente o estorno de valores fraudados em transações bancárias. 

Entende-se que essa é uma falha de segurança do banco e por isso ele precisa arcar com a responsabilidade de estornar o valor.

É comum que a instituição faça uma análise para verificar a veracidade da queixa do cliente e, constatada a clonagem, devolva o dinheiro. 

Além disso, é bastante corriqueiro que o consumidor pague por uma pequena taxa na fatura do cartão ou na conta corrente, todo mês, como um seguro de perda, roubo e fraude. 

E quando o banco se recusa a fazer o estorno, precisa provar o motivo de não querer arcar com a despesa.

Como recuperar o dinheiro de cartão clonado

Para recuperar o dinheiro de cartão clonado, você precisa:

  1. Entrar em contato com o banco.
  2. Informar que você identificou transações na sua fatura ou conta bancária que não foram efetuadas por você.
  3. Pedir o estorno desses valores. 
  4. Aguardar o procedimento do banco.

Geralmente os valores são creditados na conta corrente ou estornados na fatura do cartão de crédito.

Como evitar clonagem de cartão

Para evitar a clonagem de cartão, você deve fazer o seguinte:

1. Não passe suas informações bancárias e CPF para os outros.

2. Não mande fotografia de seu cartão e documento pela internet.

3. Não compre em sites com pouca segurança.

4. Não deixe seu cartão na mão de terceiros quando fizer compras.

Vídeo: Cuidados para não ter o cartão clonado

O canal Dinheiro à Vista fez um vídeo bem legal com dicas de como cuidar bem do seu cartão e evitar que ele seja clonado. Confira!

Seu cartão foi clonado? A gente espera que você consiga resolver essa situação o quanto antes. Agora, conta pra gente nos comentários se o artigo foi útil pra você!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui