Como economizar energia com ar-condicionado: tire suas dúvidas!

16/08/2022
7 min de leitura
Equipe Dindim
16/08/2022
7 min de leitura

Conheça funcionalidades que ajudam a reduzir o consumo e veja dicas para gastar menos energia elétrica com ar condicionado.

Economizar energia com ar-condicionado é muito mais fácil do que parece. 

Além das máquinas mais modernas já serem desenvolvidas para funcionarem bem sem gastar tanto, existem modalidades de configuração e táticas que ajudam a economizar.

Quer ver?

Preparamos este pequeno guia que pode te ajudar a gastar menos na conta de luz sem deixar de lado o conforto de um ambiente climatizado. Acompanhe.

Qual é o modo mais econômico do ar-condicionado?

O modo mais econômico do ar-condicionado pode variar de acordo com a marca, mas algumas funcionalidades costumam aparecer na maioria. Veja:

Modo Sleep

Essa funcionalidade está presente na maioria das marcas de ar-condicionado e aumenta gradativamente a temperatura em um grau a cada 60 minutos, durante as duas ou três primeiras horas de uso.

Esse modo economiza energia porque ao aumentar a temperatura um pouco mais, o equipamento fará menos esforço para manter o ambiente gelado.

A função chama-se sleep, que significa dormir em inglês, porque é recomendada para o uso noturno. Isso porque a temperatura do ambiente cai naturalmente durante a noite.

Assim, o aumento da temperatura do ar não impacta no conforto térmico para dormir.

Modo Econômico

Algumas marcas de ar-condicionado têm a opção de modo econômico no controle remoto. 

Basicamente, trata-se de uma funcionalidade que ajusta a temperatura do ar de acordo com a real necessidade de resfriamento do ambiente.

A redução do consumo de energia nesses casos gira em torno de 30%.

Modo Timer

A função timer é uma aliada interessante para quem gosta de chegar em um ambiente já fresquinho sem precisar deixar a máquina ligada o tempo inteiro.

Também ajuda muito aqueles que não gostam de manter o ar-condicionado ligado por longos períodos – à noite, por exemplo.

Basta programar o aparelho para ligar em determinado momento e desligar depois da quantidade de tempo desejada.

Ar-condicionado Inverter

Inverter na verdade não é um modo, mas uma tecnologia que faz parte do aparelho todo. Explicamos.

Os aparelhos de ar-condicionado mais modernos têm dentro deles uma tecnologia chamada Inverter, que os tornam até 60% mais econômicos, segundo os fabricantes. Ainda, há a tecnologia Dual Inverter, que promete até 70% de economia.

Esses equipamentos são tão vantajosos assim porque não ficam desligando o motor o tempo todo, como acontece com máquinas mais antigas. Isso elimina os picos de energia que aumentam a conta de luz.

Além disso, a tecnologia permite que o ar-condicionado mantenha a temperatura do ambiente por mais tempo. Dessa forma, a máquina não faz tanto esforço para climatizar o espaço.

Meu Dinheiro: Assinar newsletter

Qual a temperatura do ar condicionado gasta menos energia?

A temperatura do ar-condicionado que gasta menos energia é 23°C, de acordo com especialistas da área.

Além de ser uma temperatura agradável termicamente, exige muito menos esforço da máquina do que se ela estivesse tentando gelar ou esquentar demais o ambiente.

E como complemento, essa temperatura também não agride a saúde.

Quanto custa um ar condicionado ligado 8 horas por dia?

O custo de energia elétrica de um ar-condicionado ligado 8 horas por dia depende de vários fatores, como:

  • Tecnologia e potência do equipamento;
  • Temperatura programada;
  • Forma como a máquina foi instalada;
  • Tamanho do ambiente;
  • Custo do quilowatts, que muda em cada região e época do ano.

Portanto, a melhor maneira de calcular quanto um aparelho gasta, aproximadamente, é considerando as informações disponíveis na tabela do Inmetro ou na própria etiqueta de consumo de energia que vem no equipamento.

Para ilustrar, um ar-condicionado de potência 10.000 BTUs pode gastar aproximadamente R$149 por mês se ficar ligado 8 horas por dia, durante 30 dias. Um ar de 7.500 BTUs pode custar R$110 se ficar ligado o mês todo por 8 horas diárias.

Mas vale lembrar que esses são valores estimados, variam de acordo com os pontos que destacamos acima!

Dicas de como economizar energia com ar condicionado

Separamos algumas dicas de como economizar com ar-condicionado que são comprovadas por especialistas da área. Confira e prepare-se para pagar menos na conta de luz no final do mês.

Prefira aparelhos com tecnologia Inverter

Se você vai adquirir o seu primeiro ar-condicionado ou vai trocar por uma nova máquina, prefira os aparelhos que contam com essa tecnologia. Como explicamos anteriormente, ela permite uma boa economia porque não causa picos de energia.

Procure pela classificação A de eficiência

O Inmetro faz uma série de testes nos equipamentos para medir quanto eles gastam de energia e quais são os mais eficientes, ou seja, que consomem menos eletricidade para funcionarem adequadamente.

Esses equipamentos mais econômicos e eficientes recebem nota A na classificação da instituição.

Portanto, antes de comprar um ar-condicionado, vale a pena procurar pela nota conferindo a tabela de etiquetagem do Inmetro ou verificando o Selo A de eficiência, adesivo colado no próprio aparelho.

Instale o motor em local arejado

O motor, que tecnicamente se chama unidade condensadora, é responsável por jogar o ar quente do ambiente para fora. Se ele não estiver em uma área bem ventilada, não vai conseguir desempenhar sua função adequadamente.

Como resultado, demora mais para atingir a temperatura configurada no controle e também faz muito mais esforço para manter o ar resfriado. Tudo isso significa mais consumo de energia elétrica e conta de luz mais cara.

Siga as instruções do manual

Por falar nisso, toda a instalação do ar-condicionado deve seguir as especificações do manual.

Além de ser uma condição importante para manter a garantia do aparelho com a fabricante, a instalação adequada permite o funcionamento do aparelho na sua melhor forma – o que significa, também, um consumo eficiente de energia.

Mantenha portas e janelas do ambiente fechadas

A lógica dessa dica é bastante simples: o ambiente com portas e janelas abertas permite entrada do ar quente e saída do ar climatizado. 

Assim o aparelho precisa fazer muito mais esforço para resfriar o espaço e mantê-lo na temperatura desejada.

O caminho inverso também vale, quando o ar-condicionado é utilizado para esquentar. Portas e janelas abertas permitem entrada do ar frio e o equipamento precisa gastar mais energia para aquecer o espaço.

Deixe em 23°C 

Como vimos, esta temperatura é a mais econômica porque exige menos do aparelho. Além disso, é uma temperatura confortável termicamente.

Mantenha o filtro limpo

Por fim, o filtro sujo obstrui a circulação do ar e isso faz com que o equipamento precise de um esforço extra para climatizar o ambiente. Consequentemente, consumirá mais energia.

Filtros limpos significam passagem desobstruída, o que resulta em mais eficiência energética e economia no final do mês. 

Quer mais dicas de como economizar energia elétrica? Aproveite para complementar sua leitura assistindo as dicas do canal “EmpoderarAgora” e fique por dentro.

Gostou das dicas de como economizar energia com ar condicionado? Tem alguma dica pra dar? Conta pra gente nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui