Open Banking: entenda o que é, como funciona e os benefícios
Veja o que é Open Banking e como funciona esse novo sistema bancário que promete melhorar todos os serviços para o consumidor.
Cada vez mais brasileiros querem saber o que é o Open Banking e como essa modalidade pode ser útil.
Por isso, nós preparamos este artigo com a resposta dindim por dindim para as principais dúvidas de como funciona o Open Banking e quais suas vantagens. Vem conferir!
O que é Open Banking
Open Banking é uma solução que permite ao banco compartilhar suas informações com outras instituições financeiras, quando você autorizar – e somente quando você autorizar. Explicamos com um exemplo.
Open Banking na prática
Imagine que você precisa fazer um empréstimo e faz a cotação no banco onde tem conta – o Banco A.
A proposta deles não te agradou.
Então, você entra em contato com o concorrente do seu banco, o Banco B.
Antes, você precisaria fazer uma enorme correria para disponibilizar suas informações de correntista do Banco A, para o Banco B.
Com o sistema de Open Banking, tudo que o Banco B precisa é confirmar com você em qual instituição está sua conta atualmente. Ele mesmo entra em contato com o Banco A para pegar seu histórico.
O Banco A, então, entra em contato com você para confirmar se você autoriza que ele compartilhe suas informações com o Banco B.
Com sua autorização, seus dados serão compartilhados e rapidamente o Banco B pode identificar suas informações e fazer uma proposta de empréstimo.
Tudo pela internet, com alguns cliques.
Além desse tipo de cenário, o Open Banking facilita transações menores.
Ao fazer uma compra pela internet com o cartão de crédito, por exemplo, você pode encontrar uma segunda opção de pagamento na hora de finalizar a transação: parcelar em mais vezes, com outra instituição.
Basta autorizar o seu banco atual a compartilhar seus dados com essa instituição em questão. Tudo acontece ali na hora, no site.
Quais são as vantagens do Open Banking
As principais vantagens do Open Banking são:
O cliente é o dono de seus dados
Com o sistema, entende-se que você é o verdadeiro proprietário de seus dados bancários e que a instituição financeira pode e deve compartilhar essas informações com outros bancos se você quiser.
Serviços melhores
Como o sistema facilita o compartilhamento de dados do correntista, fica mais fácil para o cliente cotar e experimentar serviços de outros bancos.
Assim, as instituições precisam de um constante aprimoramento de seus pacotes para fidelizar o consumidor e não perdê-lo para o banco ao lado.
Economia de tempo
Outro ponto positivo de tudo isso é que você pode conhecer serviços e benefícios das instituições com muito mais agilidade.
Para empresas, especificamente, o Open Banking permite conectar informações do banco com o sistema de gestão e fazer o controle das finanças em uma só plataforma.
Como vai funcionar o Open Banking no Brasil
O Open Banking já existe no Brasil e é controlado pelo Banco Central. Atualmente, os bancos podem compartilhar com o Open Banking:
- Seu nome.
- Seu CPF ou CNPJ.
- Telefone.
- Endereço.
- Comprovante de renda.
- Seu perfil de consumidor..
- Sua capacidade de compra.
- Sua movimentação de conta.
- Informações sobre financiamentos.
Além disso, as outras instituições podem manter suas informações por um ano. Depois disso, é necessário que elas renovem a autorização com você.
O que vai mudar com o Open Banking
Basicamente, o consumidor vai ter muito mais serviços bancários disponíveis e personalizados.
Cartão de crédito e débito; empréstimos; pix, ted e doc; financiamentos; cheque especial, enfim: tudo que conhecemos hoje continuará existindo.
A diferença é que o consumidor poderá escolher os produtos e serviços que mais atendem sua necessidade naquele momento, com muito mais facilidade.
Claro, você não precisa mudar nada da sua rotina bancária se não quiser.
Seus dados também não precisam ser compartilhados entre seu banco e outras instituições. Inclusive, não podem ser compartilhados com ninguém, a menos que você permita.
Portanto, as mudanças que vão surgir com o Open Banking devem ser vantajosas porque o consumidor pode fazer uma gestão real de suas informações bancárias e procurar pelos produtos que realmente o interessam.
Quem pode participar do Open Banking
No Brasil, participam do Open Banking:
- Todo consumidor bancário pode participar, ou seja, permitir que seus dados sejam compartilhados entre seu banco e outras instituições.
- Instituições financeiras maiores, como grandes bancos, são obrigados a participar.
- Instituições financeiras menores podem participar se quiserem.
O que são as APIs do Open Banking
APIs do Open Banking são as tecnologias utilizadas pelos sistemas bancários para permitir que exista uma troca segura de informação entre uma instituição e outra.
Em outras palavras, uma API pode ser comparada com uma ponte que permite essa troca de informações entre bancos.
Open Banking é seguro?
Sim, Open Banking é seguro. Primeiro, porque utiliza uma série de programas e sistemas (lembra, as APIs) para garantir que a transação de informações seja eficiente, segura e completamente protegida de invasões ou extravios.
Depois, porque o Banco Central é responsável por toda a parte de fiscalização e punição às instituições que não obedecerem regras de cuidados com os dados do consumidor.
Por fim, ainda há a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – que já está em vigor no Brasil e tem relação com o cuidado que qualquer empresa precisa ter sobre informações pessoais.
Vale apontar que a Austrália e vários países da Europa já utilizam o Open Banking.
Antecipe recebíveis com a SumUp
Antecipe os recebíveis de qualquer outra empresa de maquininha e receba em até 1 dia útil. É seu dinheiro na conta de forma rápida, segura e sem burocracia.
Gostou de aprender mais sobre o que é e como funciona o Open Banking? Conta pra gente nos comentários!
Gostou? Comenta aqui