Comunicado de aumento de preço para clientes: como fazer?
Quer saber como fazer um bom comunicado de aumento de preço para clientes? Conheça algumas das melhores formas de anunciar o aumento do valor dos seus produtos ou serviços sem chances de perder seu cliente!
Aumentar preço é comum para comerciantes, empreendedores e prestadores de serviços.
E com o aumento geral dos preços de matérias-primas e demais custos para produção, os gastos totais cresceram. E repassar este aumento ao valor final do seu produto ou serviço é inevitável.
Nessas horas, como comunicar o aumento de preço para clientes?
Existem maneiras adequadas para que você consiga fazer este tipo de comunicado sem deixá-los insatisfeitos ou correndo o risco de perdê-los.
Confira a seguir algumas destas práticas e dicas que o Dindim por dindim preparou especialmente para você empreendedor!
Como justificar o aumento de preço ao cliente
Antes de mais nada é necessário entender como você irá justificar o aumento de preço ao seu cliente.
Saber os porquês do valor ter subido é essencial, primeiro para quem está vendendo o produto ou serviço para que depois ele consiga deixar claro aos clientes.
E para isso é fundamental dois itens. São eles:
1. Organização
O empreendedor precisa ter seus custos fixos bem organizados para que saiba exatamente onde houve aumento de gastos e como ele pode traçar uma boa estratégia de precificação.
Suas matérias-primas aumentaram?
Fornecedores estão cobrando a mais?
Seus custos essenciais foram impactados?
Estas são algumas das informações que você deve ter listado na ponta do lápis para que, além de uma boa gestão financeira do seu negócio, você consiga repassar o valor ao preço final do seu produto ou serviço.
Com isso, você pode planejar estratégias de abordagem para o comunicado do aumento de preço.
Outra questão para justificar este aumento é pesquisar seu mercado.
2. Pesquisa de Mercado
Você conhece os valores cobrados pelos seus concorrentes?
Se ainda não, está na hora!
A análise da concorrência ajuda a entender a realidade da área que sua empresa ou seu serviço faz parte irá te ajudar a alinhar seu preço com a média cobrada.
Faça um reajuste adequado.
Além de tornar seu preço competitivo, diminui as chances de perder seus clientes.
Visto os dois principais itens para te ajudar a justificar, chegou a hora de entender como anunciar o aumento de preço.
Vamos lá?
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Como anunciar aumento de preço
Aumentar o preço faz parte. E é uma prática natural para a manutenção do seu negócio.
Não dá para gastar mais do que recebe, além de conseguir manter seu fluxo de caixa.
Depois que você estudou o seu mercado e tem as finanças do seu negócio bem organizada, chegou a hora de entender como anunciar o aumento de preço!
Para isto existem algumas dicas, são elas:
1. Avise com antecedência o aumento do valor
Surpresas, em se tratando de gastos, não são bem vistas pelas pessoas.
Imagine um cliente fixo chegar ao seu comércio ou contratar o serviço mensal e se deparar com um valor maior que o que costuma pagar sem nenhum aviso. Terrível, não é mesmo?
Por isso, é essencial avisar com antecedência que seu produto ou serviço irá aumentar de valor para que o cliente consiga se programar e entender o novo valor.
Se você possui um comércio, por exemplo, coloque um aviso que os produtos no próximo mês irão subir.
Comunique em todos os canais de comunicação que possua com seus clientes, como: redes sociais, site e no caso de negócios fixos: cartazes e panfletos.
Já se você presta serviços, encaminhe um e-mail aos seus clientes, avisando do reajuste.
2. Apresente os motivos que levaram a este aumento
Além de comunicar com antecedência, é bem visto apresentar os motivos que levaram ao aumento do valor.
No caso de produtos físicos, você pode dizer que devido ao aumento no valor da matéria- prima utilizada os preços irão ser aumentados.
Na prestação de serviços da mesma forma, apresente os custos que possui com luz, internet e até mesmo gasolina para justificar o aumento do valor cobrado.
Feito isso é hora de gerar valor para seu cliente no momento de comunicar o aumento de valor.
Veja a seguir, alguns exemplos do que pode ser feito:
3. Ofereça opções diferenciadas de pagamento
Depois que você avisou seu cliente e apresentou os motivos para o aumento do valor, ofereça condições diferenciadas para que ele se adeque a este novo momento.
Dê a ele o maior número de opções de pagamento que consiga oferecer, como:
Boleto, pix, transferência, dinheiro, cartão de crédito e débito.
Isso vai mostrar o interesse do seu negócio em atender as necessidades de cada cliente.
4. Reforce qualidades que só o seu produto ou serviço oferece
Seu produto ou serviço é diferenciado?
Então, reforce essas informações!
Se você possui um comércio de alimentos, por exemplo, e produz massas artesanais mostre para seu cliente que vale a pena investir um pouco a mais para garantir a qualidade do seu produto.
Já se você é prestador de serviços, mostre os resultados gerados a partir da sua contratação.
No caso de uma costureira, por exemplo, fale sobre o seu cuidado na entrega e a qualidade de suas confecções.
O cliente sabe das qualidades, mas é sempre bom reforçar para que o valor que ele investe seja justificado.
5. Invista em bônus e planos de fidelização
Você possui clientes antigos e fiéis?
Se a resposta for sim, por que não oferecer bônus para eles?
Seja através de descontos especiais – em cima do valor reajustado – ou até mesmo incluindo algo extra na compra.
Por exemplo no caso do comércio de massas, na compra de uma lasanha de 1kg, ganhe um mini empadão.
Já nos serviços você também pode explorar os bônus!
Para nosso exemplo da costureira, por exemplo, com um pacote de barras e ajustes mensais ganhe uma peça de confecção própria.
Nesse sentido, os planos de fidelização também podem ser utilizados.
Cadastrando os clientes, por exemplo, você pode oferecer descontos diferenciados e pacote de pontos para a troca de produtos e serviços.
Muitas ideias não é mesmo. Use da criatividade para garantir novos clientes e fidelizar os antigos, independente do valor cobrado.
Agora que você viu algumas dicas para comunicar o aumento do preço, veja a seguir algumas frases que podem te ajudar nesta abordagem!
Frases de aumento de preço
Nem sempre é fácil chegar até o cliente e comunicar o reajuste. Com uma boa abordagem as chances de você ser bem entendido e o novo preço aceito são grandes.
Veja alguns exemplos:
Comércio
Em banners e panfletos
Atenção, prezados clientes! A partir do dia 03/01/22 os preços dos produtos irão ter aumento de 10%. Caso tenha qualquer dúvida, estamos à disposição.
Senhores clientes, comunicamos a todos que o valor da marmita pequena foi de R$12,90 para R$14,90 devido a alta do gás de cozinha e de alguns alimentos. Pedimos a compreensão de todos.
Para redes sociais
Olá, pessoal! Comunicamos a todos que nossos preços terão um reajuste no próximo mês! Pedimos para que caso tenham dúvida entrem em contato com o nosso whatsapp.
Amigos clientes!
Devido a alta do preço das nossas principais matérias-primas e dos custos de produção, comunicamos que nossas massas irão aumentar de valor a partir do próximo mês!
Veja na legenda o novo valor dos nossos produtos.
Serviços
Banners e panfletos
Olá, Nome cliente/empresa, comunicamos que a partir do próximo ano o valor de nossos serviços irão aumentar. Segue abaixo a relação dos novos preços. Caso tenham dúvidas entrem em contato pelo nosso whatsapp (XX) XXXX-XXXX.
Por e-mail
Olá, Nome cliente/empresa, a partir do próximo ano iremos reajustar o valor cobrado por cada arte para rede social.
O valor de cada uma irá de R$25 para R$30,00 com a possibilidade de fecharmos pacotes com desconto. Gostaria de um retorno para a aprovação e manutenção do contrato.
Estas são algumas ideias de frases que você pode utilizar para comunicar seu cliente.
O ideal é sempre manter a transparência e o cuidado que uma relação comercial merece.
Vídeo: Como aumentar preços e avisar o cliente
A Juliana Monteiro fez um vídeo bem legal sobre como aumentar os preços e avisar o cliente. Se você é prestador de serviço, vale a pena assistir pra complementar a leitura.
👉🏻 Comunicando de uma maneira informativa e assertiva as chances de manter o cliente e conseguir aplicar o reajuste com sucesso são muito boas.
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