Ideias para trabalhar por conta própria
Quer trabalhar em casa sem muito investimento? Separamos 26 ideias para trabalhar por conta própria e ser seu próprio chefe.
Trabalhar por conta própria é o sonho de milhares de brasileiros. Hoje, o trabalhador autônomo ganha cada vez mais espaço com a tecnologia.
Um ótimo exemplo desse crescimento é o serviço de delivery de comida. Se antes era necessário ser contratado por um restaurante para ser um entregador, hoje, com um aplicativo de celular, o motoboy pode atender diversos estabelecimentos em um só dia, montando sua própria rotina de trabalho.
As mais diversas profissões, ainda que em nada ligadas à tecnologia, foram impactadas pelas possibilidades da internet.
Um encanador, por exemplo, não precisa de aplicativo ou 4G para colocar a mão na massa e trabalhar, certo? Mas ele também poderá usar as redes sociais para aumentar o seu público-alvo e chegar mais facilmente aos possíveis clientes! Ou seja, são inúmeras as possibilidades para quem quer trabalhar por conta própria hoje.
Escolha um negócio que combine com suas habilidades e comece a trabalhar pra você hoje mesmo.
- É possível trabalhar por conta própria com pouco investimento?
- Vale a pena trabalhar em casa
- Como ser produtivo no home office
- Como divulgar seu trabalho autônomo
- Preciso estudar ou me especializar para trabalhar por conta própria?
- 26 ideias para trabalhar por conta própria
- Como não perder nenhuma venda trabalhando por conta própria
- Vídeo: Dicas de finanças para autônomos e freelancers
É possível trabalhar por conta própria com pouco investimento?
Trabalhar de casa ou ser um profissional autônomo prestador de serviço pode demandar um investimento financeiro bem menor do que efetivamente abrir um negócio.
Mas, independentemente do ramo escolhido, será preciso desembolsar uma quantia para comprar matéria-prima, ferramentas, equipamentos e até mesmo para investir em propaganda.
O valor vai depender do que você escolher fazer, claro. Mas alguns custos e despesas são válidos para quase todas as ideias para trabalhar por conta própria, como o dinheiro para deslocamento, seja carro particular ou transporte público.
E, caso você não precise sair de casa para atender os clientes, deverá colocar no papel o que pagará a mais na conta de energia elétrica e gás, caso escolha entrar no ramo alimentício, por exemplo.
Vale a pena trabalhar em casa
Abrir um negócio em casa é uma boa opção para quem tem pouco dinheiro para começar porque gera menos custos e despesas, como o aluguel do espaço, a estrutura de móveis e contas de água e luz.
Hoje, a internet — tanto como plataforma de venda, como de propaganda e gerenciamento — torna possível a prática de muitas ideias de negócios para trabalhar em casa.
É necessário ficar atento para a diferença entre trabalhar de casa, o que normalmente acontece quando você é funcionário de uma empresa e pode fazer suas funções no conforto do lar, e efetivamente ter seu próprio negócio com sede no mesmo endereço em que você mora.
Ao abrir uma empresa em casa, você irá fazer investimentos de tempo e dinheiro que demandam esforço e bastante trabalho. No cenário do negócio em casa, é preciso se atentar em dobro quanto à rotina e à separação do pessoal e do profissional para que a empresa seja um negócio lucrativo!
Como ser produtivo no home office
Não é possível falar sobre trabalhar por conta própria sem citar as responsabilidades dessa escolha.
Se muitas vezes pensamos apenas nos pontos positivos, como ser o seu próprio patrão e ter horários flexíveis, é preciso lembrar que as contas também serão sua responsabilidade quando estiverem no vermelho e ninguém além de você, profissional autônomo, será responsável por conquistar novos clientes e manter as vendas!
Para quem vai trabalhar de casa é ainda mais importante planejar as horas de trabalho e separar os momentos dedicados à rotina pessoal da rotina profissional.
O ambiente caseiro é cheio de possíveis distrações, ainda mais para quem trabalha sozinho. Monte uma rotina e lembre-se que a baixa produtividade afetará o seu próprio orçamento.
Monte planejamentos diários
Saber o que fazer em cada horário do dia é uma estratégia importantíssima para manter o negócio em casa.
Independentemente do tipo de negócio, planejar o dia, a semana e o mês dará maior segurança ao crescimento da empresa e até mesmo flexibilidade: sabendo dos seus compromissos, você pode remanejar as demandas e não ficar perdido com a produção ou gerenciamento do seu negócio.
Tenha foco
Nem todo mundo consegue trabalhar em casa com disciplina e atenção total dedicada às atividades da empresa. Mas essa é a melhor forma de conseguir dar conta das obrigações.
Se existe alguma possível distração ou se você precisa dividir a sua atenção com outras pessoas, como filhos pequenos, tente programar o seu dia incluindo as pausas obrigatórias.
Como divulgar seu trabalho autônomo
Qualquer uma das ideias para trabalhar por conta própria precisam ser bem divulgadas.
Não se esqueça que você não será contratado de uma empresa responsável por chegar até os clientes, você será a própria empresa e deverá encontrar caminhos de conquistar os consumidores. Desta forma, é importante dedicar um tempo para as redes sociais, onde é possível montar uma espécie de vitrine dos seus produtos ou serviços.
Além disso, ao trabalhar por conta própria também é preciso cuidar da satisfação dos clientes, porque eles serão responsáveis pelas boas recomendações do seu trabalho para outros possíveis clientes.
Quem faz um excelente serviço pode pedir sem medo para que os consumidores deixem comentários na internet para que mais pessoas tenham acesso à recomendação.
Preciso estudar ou me especializar para trabalhar por conta própria?
A resposta para essa pergunta parece óbvia, mas nem sempre sua importância é considerada.
Na correria do dia a dia daquele que escolhe trabalhar por conta própria, às vezes não é possível pensar em se tornar ainda melhor naquilo faz, já que a mesma pessoa será responsável não apenas pela execução do serviço ou produção do produto, como também pelo seu controle financeiro, trabalho de divulgação e atendimento ao cliente.
Estudar ou se especializar em uma área é uma forma de trazer inovação para os consumidores e se manter firme no mercado escolhido.
Por exemplo: ao decidir trabalhar por conta própria com o ramo de alimentação, é preciso não ficar para trás nas novidades do setor. Se você já é uma ótima cozinheira de pratos salgados, por que não investir em melhorar os seus doces para aumentar o portfólio e conseguir mais clientes?
26 ideias para trabalhar por conta própria
Não sabe por onde começar? Separamos 26 ideias para trabalhar por conta própria.
As ideias são boas para quem quer trabalhar por conta própria ou apenas ganhar uma renda extra. Escolha aquela que melhor se encaixar com o seu perfil ou com a sua profissão.
Manutenção e mão de obra
Você tem habilidades nas áreas de conserto, reparação ou melhoria da casa? Então foque no público que mora sozinho e que não tem tempo ou aptidão para fazer coisas básicas, como trocar a resistência do chuveiro, pendurar uma nova cortina ou instalar quadros na casa.
Eletricista
O profissional eletricista autônomo muitas vezes já teve experiências em empresas antes de decidir ser seu próprio chefe. É preciso colocar na conta os custos com a matéria-prima, equipamentos e ferramentas necessárias para trabalhar por conta. Invista também em um cartão de visitas. Além de entregá-los para os clientes, faça parceria com lojas de materiais de construção, por exemplo, e deixe algumas unidades no local.
Encanador
Assim como o profissional eletricista, é possível ser um encanador autônomo. Você poderá atender tanto clientes pessoa física quanto empresas, caso tenha seja formalizado como um Microempreendedor Individual, por exemplo, e consiga emitir nota fiscal. A forma de cobrar pelo serviço prestado pode ser pela demanda inteira ou por horas de execução.
Pintor
Ainda dentro da categoria de conserto e manutenção de imóveis, o pintor de paredes pode ser solicitado tanto em obras gerais quanto para atender um pedido único, como a pintura de apenas um cômodo. Você pode ser um pintor de residências ou também prestar serviços para empresas.
Pedreiro
É comum contratar um pedreiro autônomo. Esse profissional, na maioria das vezes, não arcará com os custos de materiais e ferramentas, mas poderá ter de levar seus próprios objetos de segurança pessoal. As formas de pagamento podem ser por dia ou por toda a empreitada.
Artesanato
Uma das ideias de negócios lucrativos em casa que mais atraem as pessoas com alguma habilidade manual é o artesanato.
Se você sabe fazer produtos como bolsas, tapetes, quadros, velas (são muitas as possibilidades), pode encontrar um lugar para expor, como feiras, ou criar um site para divulgar os itens.
Aqui também entram aquelas artes nem tão manuais assim, que podem ser facilitadas por máquinas especializadas, como canecas e camisetas estampadas. Você pode ter várias ideias de artesanato no canal Ateliê na TV:
Marmitas
Existem muitas ideias para trabalhar por conta própria com comida sem abrir um restaurante.
A alimentação é um ponto de atenção cada vez maior para as pessoas que buscam uma vida saudável. Nem todo mundo, porém, tem tempo de fazer aquela comidinha caseira, e é aí que o profissional autônomo pode atuar.
As marmitas são porções individuais suficientes para uma refeição, que podem ser vendidas congeladas e em combos semanais ou mensais!
Comida fit
A marmitinha de quem quer perder peso pode ser um setor próprio para explorar. Vender porções com pouco carboidrato, focadas em alimentos com poucas calorias, também é uma ótima ideia para quem quer trabalhar por conta própria e em casa. Também é possível adaptar um cardápio de acordo com a escolha do cliente!
Comida para pets
O mercado de pets não para de crescer no Brasil e a alimentação dos bichinhos também é uma preocupação dos donos que não querem oferecer apenas rações. Por isso, o setor de comidas para animais domésticos pode ser uma boa ideia para quem quer trabalhar por conta própria. Pesquise as opções que já existem no mercado e também sobre a clientela próxima.
Bufê para eventos
Para quem já tem uma estrutura maior, servir refeições para eventos pode ser um bom negócio para trabalhar por conta própria. Note que, como a quantidade de comida costuma ser grande, é preciso ter utensílios que atendam as necessidades de cada cliente!
Decoração de festas
Mais opções de ideias de negócios para trabalhar em casa incluem a possibilidade de abrir uma empresa caseira de decoração de festas. Você deverá ter um espaço de estoque em sua casa para guardar os itens que poderão ser reutilizados em cada um dos eventos. Além das festinhas infantis, também há espaço para criar em casamentos e festas de empresas!
Doces e salgados para festas
Receber encomendas de salgadinhos e docinhos para festas pode render uma grana extra para quem sabe fazer essas guloseimas e até ser um ótimo trabalho para quem quer se virar por conta própria.
A diferença é que, caso seja apenas uma maneira de ganhar um dinheiro a mais no fim do mês, não é preciso se preocupar muito com a periodicidade dos pedidos.
Já se for seu trabalho principal, pense em oferecer as receitas para bares e restaurantes para não ficar refém das festinhas.
Doces personalizados
Muitos docinhos são usados como parte da decoração de festas. É possível fazer diferentes tipos de doces personalizados para cada cliente enfeitar a mesa, como cupcake, biscoitos e pirulitos!
Bolos caseiros
Bolo simples, recheado, com muita cobertura, com desenho, para festa, para café da tarde, para receber uma visita… Os bolos caseiros atendem situações muito diferentes!
Se você tem experiência nas massas, pode ter um negócio para trabalhar em casa. Além de receber encomendas também é possível vender as receitas para estabelecimentos como mercadinhos de bairro, bares e cafés.
Desenvolvedor de sites e softwares
O mercado de Tecnologia da Informação está em busca de cada vez mais profissionais, o que tem tornado o ensino de programação de sites e softwares cada vez mais acessível para quem quer aprender.
Ter seu próprio site hoje em dia é algo muito comum e até necessário para empresas e outros profissionais.
Se você tem algum conhecimento em programação, pode prestar serviço como autônomo para montar as páginas dos clientes ou fazer softwares para essas empresas.
Caso goste da área mas nunca tenha estudado, procure por oportunidades de estudo. Muitas empresas estão formando profissionais para atender a crescente demanda do mercado.
Produtor de conteúdo
Os profissionais da área de jornalismo ou publicidade e propaganda conseguem trabalhar por conta própria em casa produzindo conteúdo para agências, revistas e empresas.
Isso porque, hoje, essas empresas também focam na produção de textos e vídeos como forma de atrair mais público. Cursos online de branded content, redação e de marketing digital podem te ajudar a engatar a carreira.
Designer gráfico
Quem trabalha com artes gráficas também consegue facilmente trabalhar por conta própria. Com um notebook com acesso à internet é possível criar produtos como layouts, cartazes, folders para os mais diferentes clientes. Plataformas como a 99Freelas podem ajudar na busca pelos primeiros projetos.
Fotógrafo
O fotógrafo é um profissional que, muitas vezes, se desloca até a casa do cliente ou vai até uma locação para fazer os cliques.
Por isso, ter um estúdio próprio não é indispensável. Essa é uma das ideias para trabalhar por conta própria que podem começar com um investimento médio, uma vez que os equipamentos não são muito baratos, mas que reserva uma boa remuneração para quem consegue se destacar no mercado.
Professor particular
Ensinar é um dom que muitas pessoas têm, ainda que não tenham seguido uma carreira acadêmica para ser professor.
Se você está em busca de uma opção para trabalhar por conta própria e tem uma habilidade que outras pessoas gostariam de ter – e pagariam para adquirir esse conhecimento, essa é uma boa oportunidade.
Aqui cabem diversas matérias: de ensinar conteúdos do ensino médio como forma de reforço escolar até dar aulas de programação de computadores, línguas ou de ioga.
Loja virtual
Entre as boas ideias de negócios em casa, há espaço no mercado para as lojas virtuais, conhecidas como e-commerce.
Mesmo se você não faz os próprios produtos como, é possível vender vários outros itens por um site especializado. Se você gosta de moda, por exemplo, pode garimpar roupas em brechós físicos e revender criando um brechó virtual.
Cabeleireiro
Embora a primeira imagem que apareça na cabeça quando pensamos em cabeleireiros é um salão de beleza, a profissão também pode ser executada por um profissional autônomo que não tem um espaço próprio.
Com portfólio, boa divulgação e boca a boca dos clientes, é possível atender ocasiões especiais, como casamentos, festas de aniversários e eventos corporativos.
Se tiver aptidão ou formação para atuar como cabeleireiro, manicure, barbeiro ou esteticista de uma forma geral, pode também começar a atender os clientes em casa. Ou seja, ter um salão de beleza próprio dentro da sua residência. Para prestar um serviço profissional, tente reservar um espaço apenas para receber os clientes.
Lembre-se que é preciso ter o material necessário para fazer o atendimento!
Manicure
Assim como o cabeleireiro, a pessoa manicure também não precisa necessariamente ter um salão para abraçar a ideia de trabalhar por conta própria fazendo as unhas dos clientes. É possível trabalhar em casa ou ir até a casa dos consumidores.
Invista na divulgação do seu negócio e no feedback dos clientes que já conhecem o seu trabalho!
Passeador de cachorros
Em um país onde o crescimento do mercado pet é uma realidade, aqueles que gostam de cachorros e outros animais e querem trabalhar por conta própria podem oferecer o serviço de passeador ou cuidador.
Para quem consegue receber um pet em casa para cuidar por uns dias, plataformas como a DogHero ajudam na conexão com os donos dos pets.
Consultor ou revendedor
Entre as ideias para trabalhar por conta própria, a categoria de revenda e consultoria de produtos é muito atrativa. Na SumUp, por exemplo, os consultores podem fazer as vendas 100% online, com um link para os clientes comprarem. Além de poder trabalhar em casa, o investimento inicial para ser um representante de venda costuma ser baixo.
Entregador de aplicativo
Plataformas como Ifood, UberEats e Rappi permitem que os profissionais autônomos façam entregas de comidas (e outras coisas no caso do Rappi) montando o seu próprio horário de trabalho. Com carro, moto ou bicicleta é possível atender diversos restaurantes na região que preferir.
Motorista de aplicativo
Também é possível ganhar dinheiro com aplicativos de celular sendo motorista particular com a Uber e a 99, por exemplo. Para trabalhar por conta própria com esse tipo de serviço é preciso ter carteira de motorista válida e habilitar a opção de trabalho remunerado com o carro.
📌 Se você gostou de alguma ideia, mas ainda não tem muito conhecimento na área, que tal fazer algum curso online pra aprender mais?
Como não perder nenhuma venda trabalhando por conta própria
Quem trabalha por conta própria não pode bobear e precisa oferecer diversas formas de pagamento aos clientes. Não dá pra vender fiado e muito menos perder venda porque você só aceita dinheiro. Além do dindim, é essencial que o empreendedor aceite cartão de crédito, débito e PIX.
Pra te ajudar a não perder nenhuma venda, a SumUp oferece maquininhas para todos os tipos de negócio.
- A SumUp Top é a maquininha mais barata e compacta. Ela conecta com o seu celular e pode ser levada pra qualquer lugar.
- A SumUp On é a maquineta de cartão com chip 3G para você levar para todos os lugares sem depender do celular. Ela é especialmente boa para quem vende por delivery ou faz atendimento a domicílio.
- Já SumUp Total é uma maquininha de cartão com bobina – bem completa para o seu negócio. Ela conta com conexão por wi-fi e 3G, imprime comprovante e ainda aceita pagamento por aproximação (NFC).
Vídeo: Dicas de finanças para autônomos e freelancers
Fazer o controle financeiro é muito importante para quem trabalha por conta própria. A Luciana Fiaux, do canal Domine suas Finanças, fez um vídeo com dicas para autônomos organizarem as finanças. Confira:
Antes de começar a colocar as ideias para trabalhar por conta própria em prática, conta pra gente nos comentários se você gostou do artigo.
Gostou? Comenta aqui