Marketplace: o que é e como começar a vender em um!

16/03/2022
10 min de leitura
Equipe Dindim
16/03/2022
10 min de leitura
Imagem com uma pessoa com computador de caixas de produtos para ilustrar o que é marketplace

Conheça este espaço virtual que ajuda seus produtos e serviços a serem melhor encontrados e aumente suas vendas com um marketplace.

Estar presente no digital é essencial para qualquer empreendedor.

As lojas virtuais hoje são preferência de cerca de 71% dos consumidores, segundo dados de pesquisa da empresa Conquist Consultoria. Números impulsionados principalmente pela pandemia. 

Além disso, motivos não faltam para essa preferência, como: maior comodidade, preços mais competitivos, maior variedade e quantidade de informações. 

Então, imagine só aliar todos estes benefícios com a possibilidade de aumentar o alcance do seu negócio?

E para isso, surgiram os marketplaces!

Conheça mais sobre estes espaços que estão revolucionando as compras online.

O que é marketplace

Marketplace é um dos muitos recursos do ambiente digital para as vendas online. 

É um espaço onde existem diversos produtos, de diferentes marcas e empresas, sendo vendidos em um mesmo local. Funciona como um shopping digital. 

Ou seja, o consumidor pode encontrar o mesmo produto em um mesmo local, vendido por diferentes lojas, podendo comparar: preços, prazos de entrega, informações e muito mais. 

Você que tem um negócio pode ofertar seus produtos nestes locais. Saiba como!

Como funciona a venda pelo marketplace

A venda pelo marketplace funciona como uma parceria entre uma empresa que oferece a estrutura digital da plataforma e os lojistas que querem apresentar seus produtos para a venda ao consumidor final. 

E a moeda desta troca normalmente são comissões sobre a venda dos produtos.

As empresas de marketplace disponibilizam tudo o que os empreendedores precisam para que o cliente encontre seus produtos e consiga comprá-los e recebê-los, como por exemplo, o gerenciamento do pagamento e o frete do produto. 

Em alguns casos, chegam até a oferecer a garantia. 

Os marketplaces são oportunidades até mesmo para os empreendedores que não tem uma loja virtual, pois é necessário apenas um cadastro e o pagamento de uma comissão pelas vendas para que a operação desde a oferta até a entrega seja realizada pela plataforma. 

E pensando nestas duas opções de colocar seus produtos no digital: você sabe a diferença entre loja virtual e marketplace? 

Saiba a seguir!

Qual a diferença entre marketplace e loja virtual

Com a definição e o funcionamento de um marketplace entendidos fica mais fácil perceber a diferença entre as duas formas de ter seus produtos ofertados na internet. 

A principal diferença entre elas é que no marketplace é possível encontrar vários produtos de diferentes marcas, já uma loja virtual é onde apenas uma empresa comercializa seus produtos no digital. 

Além disso, no caso das lojas virtuais é a própria empresa que fica responsável por todo o processo de venda do produto, garantindo a melhor experiência do cliente, como por exemplo:

  • Um site rápido e intuitivo
  • Informações completas dos produtos
  • Boas fotos dos produtos

A empresa que opta por uma loja virtual deve contar também com um bom serviço de entregas.

Podemos perceber que para montar e manter uma loja virtual são necessários maiores investimentos por parte do empreendedor, pois toda a estrutura, logística e divulgação é da responsabilidade dele.

Já os marketplaces, como destacamos acima, possui a comissão pelas vendas, porém sem nenhum outro custo adicional.

Cabe então ao empreendedor calcular as taxas destas plataformas e fazer um planejamento financeiro do negócio para que consiga avaliar qual das suas opções melhor se adequa ao momento da sua empresa. 

Para complementar sua leitura, vale assistir o vídeo da Talita para entender um pouco mais sobre o que é marketplace!

Por que os marketplaces são tão populares

Os marketplaces surgiram para facilitar o encontro entre lojistas e consumidores, principalmente pela facilidade de encontrar em um só lugar várias opções de produtos e preços. 

Além disso, o espaço fornece toda a segurança e confiança por se tratar de empresas famosas e atuantes no mercado. 

Por isso, são tão populares. Unem a facilidade de compra de um produto com a segurança de poder comprar online, com os dados pessoais e bancários protegidos. 

Veja abaixo mais algumas vantagens de vender em marketplaces!

Quais as vantagens de vender em marketplace

Além da facilidade e da segurança para consumidores e lojistas, o marketplace oferece as seguintes vantagens:

Visibilidade

Para que sua loja virtual comece a ser vista e acessada é necessário investimentos em ferramentas de marketing digital.

Investimentos que as empresas de marketplace fazem com valores maiores e em maior escala. 

Além disso, levará um tempo para que você consiga construir e consolidar sua loja como referência no meio digital, já as plataformas de marketplace já são referência no mercado.

Outro ponto essencial para esta visibilidade é o chamado SEO – uma ferramenta especial de otimização para os resultados de busca. 

Sua loja estará dentro de grandes marketplaces, a partir dos seus produtos que irão fazer referência a ela – o que poderá levar mais visitantes ao site do seu negócio e possíveis vendas diretas.

Além disso, é possível anunciar nos marketplaces para aumentar esta visibilidade, veja como:

Como anunciar em um marketplace

Independentemente de você já ter uma loja virtual ou não, anunciar em um marketplace irá ajudar a levar visitantes para sua loja e destacar seu produto dentro da plataforma.

Existem duas formas principais de anunciar em marketplaces, são eles:

  • Banners: imagens que aparecem em destaque nas páginas iniciais das plataformas, ou durante sua navegação em produtos relacionados. 
  • Ranqueamento dos produtos: fazer com que o produto da sua empresa apareça nas primeiras colocações dos resultados das buscas dos clientes. 

Ambas opções são mais uma opção de relação comercial com a plataforma, e as taxas, custos e períodos de circulação dos anúncios devem ser negociados com ela. 

É importante destacar, que produtos com boas imagens e o maior número de informações detalhadas ganham tráfego (acessos) orgânico – que é aquele gratuito, gerado principalmente pelo conteúdo. 

Diversidade de público

E esta visibilidade acaba por impactar diretamente no alcance dos seus produtos que não irá se restringir apenas a quem já conhece sua loja, mas sim pessoas que estejam navegando nestas plataformas de marketplace e encontrar seus produtos por lá.

Aumento de vendas

Com maior visibilidade, alcance e variedade de público as chances de maiores vendas aumentam consideravelmente. 

As grandes empresas do mercado de marketplaces chegam a atingir milhões de acessos mensais, o que ajuda seu produto aparecer mais vezes para mais pessoas e suas vendas crescerem. 

Agora que você já sabe o significado de marketplace, as vantagens e seu funcionamento, veja como vender em marketplaces.

Como vender em marketplaces

O lojista interessado em colocar seus produtos nestas plataformas deve seguir o seguinte passo a passo:

Escolha a plataforma

Este momento é essencial pois é a hora de pesquisar onde seus produtos serão expostos e vendidos.

A plataforma, como mostramos anteriormente, funciona como um parceiro de negócios e a escolha deve ser cuidadosa. 

Faça uma pesquisa sobre todo o funcionamento da plataforma, desde operação, valores de comissão e diferenciais, por exemplo, e até mesmo sobre a reputação dela em sites como Reclame Aqui.

A segurança é outro item essencial para levar em conta na sua escolha. Opte por empresas que tenham selos de segurança e certificado SSL. 

Separe a documentação para se cadastrar

Após escolhida a plataforma confira as exigências que ela pede para o cadastro. 

Normalmente é necessário alguns documentos pessoais lojista e da empresa, veja alguns exemplos da documentação necessária:

  • Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral perante a Receita Federal (CNPJ);
  • Comprovante de Inscrição Estadual;
  • Declaração do regime de tributação;
  • Alvará de funcionamento do estabelecimento (localidade) que irá disponibilizar produtos;
  • Certidões dos Distribuidores Criminais do Estado sede (em face dos representantes legais e referentes ao CNPJ do Fornecedor).

Com os documentos em mãos, é hora de se cadastrar.

Realize o Cadastro 

Preencha o formulário e envie a documentação.

As plataformas de marketplace fornecem um formulário para os interessados na parceria. 

Feito isso, estes dados irão passar por avaliação antes da aprovação. 

Dependendo da plataforma escolhida pode ter aprovação imediata ou levar mais tempo. 

Envie dados dos seus produtos

A partir da aprovação chegou a hora de cadastrar seus produtos, com as seguintes informações:

  • Título
  • Descrição do produto
  • Tamanho
  • Peso e medidas
  • Política de frete

E é claro, boas imagens e preço. 

Sinalização da compra

Após ter feito o cadastro seu produto já está apto a ser vendido.

Quando é feita uma compra a empresa sinaliza você, normalmente por e-mail.

Com isso, já esteja com seu serviço de entrega bem definido e organizado, já que a seleção e entrega dos produtos é da responsabilidade do lojista. 

Além disso, caso haja trocas ou devoluções sua empresa será contactada pelo marketplace. 

Recebimento

Com as vendas realizadas durante o mês chegou a hora de receber pelos valores referentes aos produtos. 

Lembre-se que o valor total será diminuído pela comissão do marketplace. 

Veja a seguir quanto custa vender em marketplaces: 

Quanto custa vender em marketplaces

A taxa média por venda aplicada nos grandes marketplaces é de 10 a 16%. 

Este valor inclui a comissão da venda do produto, as taxas administrativas da plataforma, custos operacionais, taxas de operadoras de cartão de crédito, por exemplo.

Além disso, algumas plataformas cobram um valor fixo por produto vendido – normalmente aqueles que possuem preços mais baixos. 

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Confira alguns exemplos de marketplace:

Exemplos de marketplace

Quando conhecemos um conceito novo muitas vezes não percebemos que podemos nos deparar com ele diariamente.

Com os marketplaces não é diferente. Se você acessa a internet já deve ter se deparado com alguma oferta, promoção ou anúncio dos maiores do Brasil.

Veja alguns exemplos listados em estudo de 2021 da plataforma SemRush (especializada em gerenciamento de visibilidade online):

  1. Mercado Livre
  2. Americanas
  3. Magazine Luiza
  4. Amazon Brasil
  5. Casas Bahia

Opções não faltam para escolher um bom marketplace.

Escolha a que mais combine com o seu negócio e esteja dentro do seu planejamento financeiro para potencializar suas vendas! 

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