Nomes para docerias: 122 ideias para confeitaria!
Está procurando ideias de nomes para docerias? Veja como criar um nome para loja de doces e confira 122 ideias para te inspirar.
Nomes para docerias podem ser tão gostosos quanto os próprios quitutes! Isso porque o nome é uma oportunidade de comunicar ao público sobre o que você vende e, ao mesmo tempo, criar uma conexão com ele.
Para ajudar você a pensar em nomes para loja de doces, elaboramos este pequeno manual de criação e também reunimos 122 ideias de nome de doceria e confeitaria. Confira!
Como dar nome a uma doceria ou confeitaria
Para dar nome a uma doceria ou confeitaria você pode combinar algumas características do negócio com oportunidades de ser criativo. Veja três passos básicos para criar um nome interessante.
➡️Passo 01: pense no seu produto
O nome da sua confeitaria ou doceria pode estar relacionado ao principal produto que você vai comercializar.
Por sorte, sobremesas e doces costumam ter nomes que chamam atenção. Então, aproveitar para usá-los no batismo do comércio é uma chance de informar sua especialidade, contar seu diferencial e ainda criar algo que desperte o interesse das pessoas.
➡️Passo 02: pense no seu público
O nome da sua doceria e confeitaria também precisa estar relacionado com as pessoas para as quais você deseja vender. Afinal, com o nome do estabelecimento você já pode criar uma conexão inicial com os clientes.
Nomes mais infantis podem funcionar para lojas de doces especializadas em aniversário de criança. Se a sua confeitaria tem o foco em bolos para casamento, por exemplo, o nome precisa conversar com adultos e ter um toque mais refinado.
➡️Passo 03: pesquise marcas registradas
Depois de pensar em um nome que faça sentido para seu produto, público e também para o seu próprio gosto pessoal, vale a pena pesquisar se não há outra pessoa utilizando a mesma nomenclatura e já registrou o nome como marca – como explicaremos mais adiante.
Como criar um nome criativo para doceria
Para criar um nome criativo para doceria e confeitaria você pode aproveitar uma vantagem enorme que esse setor gastronômico tem: as referências culturais.
Acontece que da receita à aparência, doces, bolos e sobremesas têm uma espécie de carisma. Já percebeu?
Além de serem alimentos que geram conforto emocional e costumam fazer parte de momentos agradáveis, existem muitos filmes, músicas e histórias cercadas por quitutes deliciosos – e isso contribui com nossa percepção positiva.
Veja algumas dicas de como criar um nome para loja de doces e confeitaria a partir de referências.
Referências nos filmes
Só a partir do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolates, já podemos pensar em inúmeras referências. Tem o rio achocolatado, o bilhete dourado, a menina que vira um mirtilo gigante e não podemos esquecer dos hilários assistentes, os Oompa Loompas.
Referências na música
Na música também há muita oportunidade de se inspirar para criar nomes legais para sua doceria. Veja este trecho da canção Não é Proibido, da Marisa Monte:
Jujuba, bananada, pipoca
Cocada, queijadinha, sorvete
Chiclete, sundae de chocolate
Uh!
Logo a primeira frase – jujuba, bananada e pipoca – já se tornaria um nome incrível para uma loja de doces tradicionais, por exemplo.
Referências na história
Você já ouviu falar na rainha Maria Antonieta? Personagem histórica famosa, ela é a responsável por levar o croissant para a França e transformar o quitute, que na verdade é de origem austríaca, numa iguaria francesa. Hoje, os sabores de croissants doces são extremamente populares.
Escolher um nome que tem uma história é sempre interessante!
Referências na natureza
Que a formiga gosta de açúcar, todos sabem. Mas existem muitos outros bichinhos que amam comida adocicada – como os pandas gigantes, que segundo estudos adoram frutose e sacarose, açúcares naturais.
E não só isso: alguns animais têm cheiro de doce!
É o caso do pássaro que vive no Pacífico e exala uma doce fragrância de tangerina. Ele parece uma mistura de calopsita e pinguim e seu nome é Auklet-de-Crista.
Vê como a natureza pode ajudar a escolher um nome bacana para a sua loja?
O que prestar atenção antes de escolher um nome para doceria
Grafia, marca registrada e conexão com o público são algumas coisas que você precisa prestar atenção antes de escolher um nome para doceria. Veja!
Grafia: evite nomes difíceis demais
Isso porque quanto mais difícil for de escrever o nome do seu comércio de doces, mais aumentam as chances de que as pessoas não consigam te encontrar na internet. Procure combinações que sejam mais simples de digitar e memorizar.
Conexão como público: fale com seu cliente
Considere nomes que falem com sua clientela, evitando acrescentar elementos contraditórios ao que o público espera de você.
Por exemplo: se você quer vender doces veganos, fuja daquilo que não tem a ver com o produto. Utilizar mel (ingrediente de origem animal) no nome de uma confeitaria vegana não seria uma boa ideia, entende?
Marca registrada: veja se não é o nome de outra loja de doces
Não é difícil encontrar nomes iguais em lojas diferentes. Inclusive, é muito comum.
Geralmente isso acontece quando nenhum dos donos das lojas de mesmo nome registram a marca oficialmente.
Nesse caso, não tem problema utilizar nomes iguais. E se as lojas são de ramos diferentes e estão em localidades distantes, é uma situação que sequer afeta as vendas.
Mas se você quer algo mais exclusivo e não quer ter que desmanchar sua marca no futuro, é importante ter alguns cuidados quanto à marca registrada.
Não é difícil, explicamos.
O que é marca registrada e o que fazer
Veja: existe um órgão do governo que serve para registrar o nome do comércio, tornando esse nome uma propriedade de uso exclusivo do empreendedor que o registrou.
Esse órgão se chama INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e no próprio site da instituição você pode fazer uma consulta gratuita de uso de marca. Isso permite saber se o nome que você quer utilizar já está registrado como sendo pertencente a alguém.
- Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa, você pode utilizá-lo sem medo. Inclusive, se você quiser que ele seja apenas seu, pode solicitar ali mesmo no site do INPI o registro de marca.
- Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa e você não faz questão de ter um nome exclusivo, resolvido. Basta seguir com a criação da sua empresa. Mas fica o alerta: se no futuro alguém registrar o nome que você está utilizando, ele passa a ser dessa pessoa.
- Se o nome que você desejaria utilizar está registrado no INPI como marca de outra pessoa, é recomendável que você escolha outro nome – afinal, a marca já pertence a alguém. Se mesmo assim você optar por usar o nome já registrado, corre o risco de que o proprietário da marca descubra e peça para que você deixe de usar a marca. E nessa situação, você teria que mudar.
Aproveite para complementar sua leitura com essa dica do Sebrae Talks sobre a importância de registrar o nome do seu negócio.
122 ideias de nomes para docerias
Confira as ideias de nomes para docerias e confeitarias que reunimos para te ajudar a se inspirar.
- Menina dos Mirtilos
- Passarinho Doce
- Croissant da Antonieta
- Doces da [insira seu nome]
- Doceria da [insira seu nome]
- Mania de doces
- Mania de bolos
- Tudo Gostoso
- Doce Sonho
- Sonho Doce
- Cakerie [insira seu nome]
- Vontade de Doce
- Vai Ter Bolo!
- Vida Doce
- Formiguinhas
- Brigaderia dx [insira seu nome]
- Tudo de Doce
- Felicidade no Pote
- Adocica
- Bonboniére
- Mr Chocolate
- Mrs Chocolate
- Me gusta
- Jujubalândia
- A minha vó fazia!
- Doçura d’ [insira seu nome]
- Doce licious
- Pitada de amor
- DegustArte
- Loompalândia Doces
- Maria Formiga
- Pedacinho do céu
- Bela Torta
- Fábrica de Doces
- Santo Doce
- CakeTop
- Bendito Doce
- Santa Guloseima
- Marrom Bombom
- Bombolinhos
- Fantástica Fábrica de [seu produto]
- Gotas de açúcar
- Doce de Nuvem
- Café & Granulado
- Baú de Doce
- Beijinho de Moça
- Romeu e Julieta
- Doce de Mel
- Cereja do Bolo
- Enrolado de cristal
- Cor & Sabor
- Império Nobre
- Dulce Dama
- Doce Agrado
- Con(feito) de Encanto
- Raro Requinte
- Doce de Ouro
- Sofisticando Doce
- Doce de Ló
- Pedacinho de Céu
- Chuva de Doce
- Tudo + Doce
- Cristais de açúcar
- Doce Cereja
- Barraca dos doces
- Confeitando amor
- Arte & Doce
- Doce Notalgia
- Lado Doce
- Caramelo
- Feito a mão
- Doce Artesã
- Encanto Natural
- Sabor Trufado
- Trufa de amor
- Amora Doce
- Doce Pecado
- Dupla de Doce
- Bendita Trufa
- Amor de Ló
- Doce estilo
- Terra doce
- Doce Mel
- Delicinha
- Cia doce
- Divino Doce
- Doce sonho
- Doces & Sorvetes
- Romeu & Julieta
- Maravilhas do doce
- Delicias
- Doces & Gostosuras
- Caramelinho
- Sabor do céu
- Sabor de infância
- Doce Cristal
- Fim do arco-íris
- Pote de ouro
- O Melhor da vida
- Real Confeitaria
- Universo Doce
- Doce Esperança
- Caramelo & Marshemellow
- Docinho de coco
- Tricks & Treats
- Sweet Life
- O Encanto do Doce
- Ursinho do Mel
- Tudo Doce
- Bolos & Doces
- Doçura
- Doce Dia
- Doces de vó
- Doce Paraíso
- Fica, vai ter bolo!
- Cakerie [insira seu nome]
- Doces Gusto
- Aprendi com minha vó
- Paraíso dos Doces & Bolos
- Dolce Gusto
- Dolce Sabor
- Grand Dolce
Como não perder vendas na sua doceria: 4 dicas
Para não perder vendas na sua doceria você precisa adotar algumas estratégias de negócio simples e eficientes. Separamos 4 dicas práticas e muito especiais.
1. Tenha sempre doces frescos
Se você vai prepará-los ou compra pronto para revender, foque no frescor do produto e no armazenamento adequado para que ele dure mais tempo. Sobremesas bem conservadas são sempre mais gostosas e fazem o cliente voltar.
2. Aposte na sinceridade e faça promoção
O doce é de ontem? Não esconda isso do seu cliente. Separe os mais frescos dos que já têm um tempinho de prateleira. Para não perder venda e nem desperdiçar comida, faça promoção para itens que não acabaram de sair do forno, mas ainda estão gostosos.
3. Ofereça várias formas de pagamento
Aqui, uma maquininha de cartão de crédito e débito será sua grande amiga, garantindo um volume de vendas bem maior e te ajudando a não ter que fazer fiado.
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4. Use fotos para divulgar seus doces
Doces, bolos e tudo que é delicioso sempre rende fotos lindas, que dão água na boca e geram engajamento nas redes sociais. Aproveite esse recurso para divulgar seus produtos no digital e atrair clientes.
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