Nomes para loja virtual: inspire-se
Inspire-se com 22 ideias, entenda as melhores táticas para criar nomes atrativos e como não perder vendas online!
Pensar em nomes para loja virtual pode parecer uma tarefa muito complexa, mas ao olhar com atenção para aspectos do negócio, essa tarefa torna-se bem mais simples.
Assim, preparamos este artigo para te ajudar a entender técnicas que permitam bons nomes e, principalmente, muitas vendas.
Além disso, temos 22 ideias de nomes para loja virtual para você se inspirar. Confira!
Como criar um nome para loja virtual
Para criar um nome para loja virtual é importante utilizar estratégias de marketing consistentes com o objetivo do seu negócio e contar com um pouco de criatividade.
Veja algumas dicas de como criar um nome para loja virtual.
Leve em conta o seu produto para criar o endereço do site
O ponto de partida para criar o nome da sua loja virtual pode ser o seu produto. Explicamos.
Quando o seu produto faz parte do endereço do seu site, mecanismos de pesquisa como Google e Yahoo encontrarão com mais facilidade a sua loja virtual no momento em que o consumidor procura pelo que você vende.
Por exemplo:
Se você vende sapatos, um consumidor procura por loja de sapatos e o nome da sua loja é Sapatos Chiques, os mecanismos de pesquisa terão mais facilidade para encontrar seu site porque o endereço dele (que é o nome da sua loja) contém uma parte do termo pesquisado pelo cliente.
Claro, existem inúmeras outras estratégias importantes para que seu site seja encontrado nos mecanismos de busca. Mas acrescentar seu produto principal no endereço é um ótimo começo.
Pense no seu público
O nome da empresa sempre passa uma mensagem para o consumidor. Por isso, criar o nome da sua loja virtual é um processo que precisa envolver um olhar para o tipo de público desejado.
Assim, se você quer atrair um público amplo, talvez o nome precise ser mais simples e genérico. Se o público é mais segmentado, prestar atenção nos interesses desse grupo pode trazer boas ideias para nomes.
Além disso, o público também pode fazer parte do endereço do seu site. Isso ajuda a sua loja a aparecer mais vezes nos resultados de busca e, nesse caso, para pessoas que têm mais tendência a comprar.
Considere a região
Além de levar em conta seu produto e seus consumidores, a região que você pretende alcançar pode fazer parte do nome.
Geralmente, lojas virtuais têm a possibilidade de entregar para o país todo. E em outros casos, mesmo sendo virtual, certos tipos de comércio optam pela atuação regional.
Então, ao criar o nome da sua loja, considerar a área desejada para entregar seus produtos pode ser uma opção.
Confira se marca e domínio estão disponíveis
A primeira recomendação quando um empreendedor finalmente pensa no nome ideal para seu negócio é uma pesquisa se esse nome já não é marca registrada de outra pessoa.
Mais abaixo, explicamos como funcionam as marcas registradas. Mas resumidamente, se o nome desejado já está registrado como de outro proprietário é importante pensar numa nova opção.
Marca livre? Então é hora de entender se o domínio está disponível. Domínio, por sua vez, é o nome principal do site – aquela sequência de palavras que fica depois de www e antes de .com.
Para verificar se o domínio está livre, basta entrar em sites especializados em registro de domínio e pesquisar.
Tudo certo? Então é só registrar sua marca e seu domínio.
O que prestar atenção antes de escolher um nome para loja virtual
Para escolher um nome para loja virtual que atraia clientes, é interessante prestar atenção em alguns detalhes. Separamos os principais, veja.
Escolha nomes simples de escrever
Quanto mais difícil for o nome da sua loja virtual, maiores as chances do cliente não encontrar o seu site. Tente manter simples e marcante.
Verifique se o nome não é marca registrada de alguém
Não é difícil encontrar nomes iguais em diferentes lojas físicas. Mas no mundo virtual, isso pode ser um problema porque o nome da loja geralmente é o nome do site.
Sem contar que há toda questão de marca: se você quer algo mais exclusivo e não quer ter que desmanchar sua marca no futuro, é importante ter alguns cuidados quanto à marca registrada.
Não é difícil, explicamos.
O que é marca registrada e o que fazer
Veja: existe um órgão do governo que serve para registrar o nome do comércio, tornando esse nome uma propriedade de uso exclusivo do empreendedor que o registrou.
Esse órgão se chama INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e no próprio site da instituição você pode fazer uma consulta gratuita de uso de marca. Isso permite saber se o nome que você quer utilizar já está registrado como sendo pertencente a alguém.
Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa, você pode utilizá-lo sem medo. Inclusive, se você quiser que ele seja apenas seu, pode solicitar ali mesmo no site do INPI o registro de marca.
- Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa e você não faz questão de ter um nome exclusivo, resolvido. Basta seguir com a criação da sua empresa. Mas fica o alerta: se no futuro alguém registrar o nome que você está utilizando, ele passa a ser dessa pessoa.
- Se o nome que você desejaria utilizar está registrado no INPI como marca de outra pessoa, é recomendável que você escolha outro nome – afinal, a marca já pertence a alguém. Se mesmo assim você optar por usar o nome já registrado, corre o risco de que o proprietário da marca descubra e peça para que você deixe de usar a marca. E nessa situação, você teria que mudar.
O vídeo da Ariane Baião tem várias dicas legais que vão te ajudar a criar um nome para sua loja. Vale a pena assistir para complementar sua leitura.
Ideias de nomes de loja virtual
Separamos 22 ideias de nomes de loja virtual para você se inspirar. Aqui, focamos as opções no seu produto, categoria e também no tipo de cliente. Confira e aproveite para o seu negócio!
- [seu produto] Store
- [seu produto] Digital
- [seu produto] Space
- Espaço do [seu produto]
- Clique Aqui [seu produto]
- [seu produto] Online
- e-[seu produto]
- Universo [seu produto]
- [seu nome] [seu produto]
- Casa do [seu produto]
- Salinha de [seu produto]
- [seu produto] Mais Barato
- [seu produto] Premium Store
- [seu produto] Delivery
- [seu produto] em Casa
- Shop [seu produto]
- Tem de Tudo [categoria do seu produto] Store
- Clique Certo [categoria do seu produto] Online
- Compra Fácil [seu produto]
- Meu Carrinho de [seu produto]
- Chegou – Loja de [seu produto]
- Espaço do [seu cliente – exemplo: “encanador”]
Como não perder vendas na sua loja virtual
Confira algumas estratégias simples e eficientes para não perder vendas na sua loja virtual.
1. Preste atenção nas palavras-chave
Basicamente, palavras-chave são aquelas palavras que os seus clientes digitam nos mecanismos de busca quando querem encontrar um produto na internet.
É muito importante que sua loja virtual tenha um site onde os textos lá escritos e distribuídos utilizem essas palavras-chave que os clientes procuram. Assim, seu e-commerce é encontrado por mais gente e você vende mais.
Uma dica simples é que nos títulos principais da sua página, você explique de maneira clara um pouco sobre o que você vende e como pode ajudar a clientela.
2. Disponibilize diferentes formas de pagamento
Independente do que você vende, é muito importante oferecer pagamentos diferentes.
Se a sua venda inclui entrega e possibilidade de pagar na porta, não deixe de ter maquininha de cartão de crédito e débito.
O pagamento é online? Você pode contar também com link para pagamento, uma opção rápida e segura.
3. Utilize as redes sociais para divulgar e vender
No Instagram e Facebook, a dica é publicar conteúdos que mostrem seus produtos. Além disso, você pode aproveitar os marketplaces dessas redes para, ao mesmo tempo que divulga, já vender.
E aí, curtiu as dicas de como criar nomes para loja virtual? Conta pra gente nos comentários!
O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.
Gostou? Comenta aqui