O que é um profissional liberal? Saiba tudo!
Quer saber o que é um profissional liberal? Entenda o significado, como se tornar um, a diferença entre profissional autônomo e mais!
Profissional liberal é o trabalhador que pode ser funcionário ou atuar por conta própria, mas, não é um profissional autônomo. E neste ponto, você pode estar se perguntando se os dois termos não significam a mesma coisa, certo?
Mas, não significam. Os conceitos são diferentes e nós vamos explicá-los dindim por dindim para você. Acompanhe!
- O que é um profissional liberal
- Exemplos de profissionais liberais
- Vantagens de ser um profissional liberal
- O que significa profissional liberal
- Qual a diferença entre profissional liberal e profissional autônomo
- O que é preciso para ser um profissional liberal
- Profissional liberal ou autônomo: o que é melhor?
- [Web Stories] Diferença entre profissional liberal e autônomo
O que é um profissional liberal
Profissional liberal é um trabalhador que tem formação acadêmica ou técnica dentro de uma área específica e regulamentada.
Ele pode ser contratado por meio de vínculo empregatício, pode trabalhar de forma autônoma como pessoa física ou ainda pode trabalhar por conta própria com um CNPJ.
Exemplos de profissionais liberais
Veja alguns exemplos de profissionais liberais:
- Advogados
- Arquitetos
- Bibliotecários
- Contadores
- Corretores de Imóveis
- Engenheiros
- Economistas
- Dentistas
- Jornalistas
- Médicos
- Psicólogos
Ser seu próprio chefe é um desafio enorme, né? Por isso, preparamos uma newsletter exclusiva pra você. Assine agora mesmo!
Vantagens de ser um profissional liberal
Confira alguns benefícios de exercer uma atividade como profissional liberal.
- Atuar na área de formação sem depender de vagas no mercado de trabalho, visto que é possível trabalhar de maneira autônoma como pessoa física.
- Possibilidade de abrir seu próprio negócio dentro da profissão escolhida, porque o profissional liberal também pode ter seu CNPJ.
- Dependendo da produtividade, é possível ter mais resultados financeiros atuando como profissional liberal por conta própria do que sendo funcionário de uma empresa.
O que significa profissional liberal
Profissional liberal significa um profissional formado em uma área específica, que pode trabalhar como funcionário de uma empresa ou de forma autônoma, com ou sem CNPJ.
De um modo geral, o conceito de profissional liberal é bastante confundido com o conceito de profissional autônomo. Mas, têm significados diferentes, como veremos a seguir.
Qual a diferença entre profissional liberal e profissional autônomo
Profissional liberal é um tipo de profissional que precisa ser graduado ou ter formação técnica em uma área específica.
Ele pode trabalhar como funcionário ou pode trabalhar de maneira autônoma – isto é, sem ser funcionário, mas prestando serviço para pessoas ou empresas. Quando o profissional liberal decide trabalhar por conta própria pode ser com ou sem um CNPJ.
Já o profissional autônomo não precisa de uma formação específica. A nomenclatura abrange todos os profissionais que trabalham por conta, ou seja, que não têm vínculo empregatício com um empregador.
Para tornar mais claro, separamos aqui as diferenças principais.
- Profissional liberal precisa de formação específica em profissão regulamentada, profissional autônomo não precisa de uma formação específica ou regulamentada.
- O profissional liberal pode ser contratado como funcionário ou trabalhar de maneira autônoma, por conta própria. Já o profissional autônomo é aquele que trabalha por conta.
- Profissional liberal tem sua atividade regulamentada por conselhos ou órgãos, como CRM (médicos) e OAB (advogados). A atividade do profissional autônomo não é regulamentada por órgãos específicos.
O canal Empreendedor Com Paixão fez um vídeo bem interessante com as diferenças entre MEI, profissional liberal, autônomo e empresário individual. Vale a pena assistir pra complementar a leitura!
O que é preciso para ser um profissional liberal
Para ser um profissional liberal é preciso, primeiramente, escolher uma área de formação específica que seja regulamentada. A formação pode ser de ensino superior ou técnico, dependendo de cada atividade.
Isso porque o grande diferencial do profissional liberal e do profissional autônomo é justamente a regulamentação da profissão.
Depois, é necessário fazer parte da categoria. Em outras palavras, para exercer a atividade de profissional liberal (seja como um funcionário ou por conta própria) é necessário ser filiado ao conselho ou do órgão responsável.
Médios, por exemplo, fazem parte do Conselho Regional de Medicina – o CRM. Engenheiros precisam estar cadastrados no CREA. Os advogados devem passar na prova e se credenciar na Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB.
Profissional liberal ou autônomo: o que é melhor?
Na verdade, as duas opções são excelentes quando o profissional está atuando numa área que gosta e tem habilidade.
Para o profissional liberal, a formação técnica ou acadêmica pode abrir portas diferentes no mercado: ser contratado ou atuar de maneira autônoma, com seu próprio CNPJ.
Para o profissional autônomo, a liberdade é uma aliada visto que as atividades do autônomo não estão atreladas a um órgão específico. Isso significa que o trabalhador tem um pouco mais de espaço para tomar decisões quanto à sua atuação e divulgação.
Quer um exemplo?
Um advogado é um profissional liberal que precisa seguir as diretrizes da OAB. Entre elas, estão diversos vetos referentes à publicidade – nem toda forma de marketing é aceitável pelo órgão.
Já um profissional autônomo não precisa obedecer às diretrizes específicas de uma profissão. Claro, ele precisa seguir todas as leis – especialmente as normas do Direito Civil e do Direito do Consumidor enquanto cidadão, prestador de serviço e vendedor de produtos.
Mas o autônomo possui algumas liberdades a mais – como, por exemplo, fazer publicidade do seu negócio no rádio ou na TV local.
Ou seja, os dois caminhos têm vantagens.
[Web Stories] Diferença entre profissional liberal e autônomo
Gostou de aprender mais sobre o que é um profissional liberal? Conta pra gente nos comentários!
O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.
Gostou? Comenta aqui