Qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio

22/02/2019
13 min de leitura
Equipe Dindim
22/02/2019
13 min de leitura

Hoje em dia, poucas pessoas ainda andam com dinheiro na carteira. Por isso, aceitar cartões de crédito e débito é uma mão na roda e pode te ajudar a vender muito mais. Saiba tudo sobre o assunto e descubra qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio!

Escolher a melhor máquina de cartão para o seu negócio pode ser um desafio. Embora muitas maquininhas pareçam iguais, elas são bem diferentes nos detalhes. E a opção certa ou errada pode fazer enorme diferença para seu negócio no final do mês.

Para ajudar você a decidir qual máquina de cartão comprar, preparamos um artigo completo com os principais tópicos sobre o assunto.

Além de mostrar as características dos equipamentos, vamos explicar as taxas, as bandeiras aceitas, e como funcionam as maquininhas – tudo para ajudar você a escolher a melhor máquina de cartão para o seu negócio, seja você autônomo, pequeno ou microempreendedor.

O que saber antes de comprar uma máquina de cartão

Vale a pena comprar uma máquina de cartão

A primeira pergunta que você deve fazer é se realmente precisa de uma máquina de cartão. E a resposta aqui, muito provavelmente, será sim. Isso porque, cada vez mais, as pessoas preferem pagar com cartão.

Com uma máquina de cartão, você não perde vendas, consegue oferecer parcelado para seus clientes, não corre o risco de ficar andando com muito dinheiro e ainda consegue controlar com mais facilidade seu fluxo de caixa.

Há motivos de sobra para comprar uma máquina de cartão, ainda mais agora que elas são mais baratas, têm menos burocracias e taxas em conta.

Alugar ou comprar uma maquininha

Antes de mais nada, é importante conhecer a empresa que está por trás da maquininha de cartão, e saber tudo o que ela tem para oferecer. Isso porque ela será sua parceira de negócio, e fará toda a intermediação das suas vendas. 

O primeiro aspecto que você deve considerar ao escolher qual empresa será sua parceira, é decidir entre as que alugam o equipamento e as que vendem a máquina pra você.

As que alugam cobram um valor mensal pelo uso do equipamento, e isso pode pesar no seu bolso, principalmente se você está começando. Neste caso, vale considerar comprar a sua própria maquininha e já ficar livre de qualquer custo fixo.

Na grande maioria das vezes, é muito mais vantajoso optar por uma máquina de cartão sem aluguel, e comprar a mais adequada de acordo com seu modelo de negócio. Por isso, compare as opções disponíveis no mercado, e dê preferência pelas maquininhas livres de pagamentos mensais.

Compare as taxas das maquinetas

Outro ponto importante a ser observado na hora de fazer um comparativo de máquinas de cartão de crédito e débito, são as taxas cobradas. As taxas são aplicadas sobre cada transação realizada na maquininha, e cobrem o custo da operação. Elas são descontadas automaticamente, e o valor restante é depositado na sua conta.

Por isso, é importante entender cada detalhe das taxas praticadas pelas empresas, porque, ao contratar ou comprar uma maquininha, você acaba concordando automaticamente com o pagamento dessas taxas. 

Atenção: Hoje, muitas empresas oferecem taxas para ajudar no começo — algumas são apenas promoções, mas outras são um programa fixo. O problema é que algumas empresas colocam limites muito apertados nessas taxas.

Adianta muito pouco ter 0% de taxas, mas com limites pequenos. Muitas vezes, uma empresa que dá 1% de taxas, mas tem limites maiores, vale mais a pena.

Além do limite da taxa, vale conferir também se a empresa não exige que você transacione um valor mínimo para poder aproveitar o benefício. Afinal de contas, pode ser que você não se encaixe no perfil deles.

Na SumUp, você conta com as melhores taxas e sempre sabe o quanto irá receber.

Analise as taxas no débito, crédito e parcelado

Essas taxas menores normalmente valem pelos primeiros três meses. Mas, e depois, quanto você pagará? Esse é um dos itens mais importantes para prestar atenção. Afinal, como as máquinas são baratas e as empresas não cobram aluguel, é justamente na cobrança dessas taxas que ganham dinheiro.

As taxas, geralmente, variam de acordo com o tempo de recebimento, principalmente em vendas parceladas no crédito. As empresas oferecem a opção de antecipar o crédito. Assim, quem vende em 4 parcelas, por exemplo, pode receber todas elas de uma vez, ou a cada 30 dias.

Quem opta por receber de acordo com as parcelas, economiza nas taxas. Porém, muitos precisam antecipar para manter o fluxo de caixa e comprar novas mercadorias. E é nessa hora que é preciso prestar atenção especial nas taxas.

Veja quanto custa para antecipar as parcelas, quais são as empresas que comunicam com maior transparência e qual proporciona maior economia.

Entenda as necessidades específicas do seu negócio

Você precisa de pagamentos online, vale refeição ou bandeiras específicas? Quem tem um negócio na internet e que funciona junto com a máquina de cartão, precisa de um sistema de pagamentos online. Nesse caso, você precisa contratar o serviço, que também cobra taxas. Nem todas as empresas de máquina de cartão oferecem essa opção. Então, se é o seu caso, vale ficar atento.

Vale-refeição é outro item específico, mas importante para alguns vendedores. Se você vende alimentos e consegue comprovar que tem um estabelecimento alimentício, pode optar por uma máquina que aceita vale-refeição. É uma escolha importante, já que muitas pessoas recebem o benefício da empresa e só conseguem pagar com ele.

A maioria das máquinas de cartão aceitam as principais bandeiras, como Visa, Mastercard, Hiper e Elo. E isso, na maioria das vezes, é suficiente. Porém, em algumas regiões específicas, é possível que seus clientes usem uma bandeira de cartão específica. Se este for o seu caso, procure por uma máquina de cartão que trabalhe com tais bandeiras.

Descubra quando o dinheiro vai entrar na conta

Você quer que o seu cliente tenha as melhores opções de pagamento, certo? Mas para o seu negócio continuar andando, o dinheiro não pode demorar muito pra cair na sua conta. Não deixe de levar em conta os prazos de recebimento da empresa da maquininha de cartão. A SumUp, por exemplo, faz o pagamento em até 1 dia útil, mesmo quando as vendas são parceladas.

Tenha a garantia que é seguro aceitar cartão

Tem gente que ainda desconfia de outras formas de pagamento que não o dinheiro vivo. Mas você não precisa se preocupar com isso, afinal, ao longo dos anos foram desenvolvidas tecnologias para garantir que não vai rolar nenhuma fraude pelo sistema.

Toda vez que você passa o cartão na máquina pra cobrar o seu cliente e ele coloca a senha, uma limpeza é feita no sistema de dados e nenhuma informação do cartão fica nos pontos de venda. Mas lembre-se de escolher empresas sérias, como a SumUp.

Investigue a reputação da marca

Uma informação que não pode ser ignorada na hora de fazer um comparativo das melhores máquinas de cartão, é a reputação da empresa e o tipo de atendimento que ela presta aos seus clientes. Porque ninguém gosta de pagar barato, mas ser mal atendido, não é mesmo?

A dica é pesquisar no site Reclame Aqui para ter uma ideia de como a empresa candidata responde e soluciona os casos, ou buscar por selos de reconhecimento de excelência em atendimento. 

Nesse aspecto, a SumUp se destaca da concorrência, porque tem o selo RA1000 da Reclame Aqui, e uma taxa acima de 99% de respostas, e de 94% de solução das questões dos clientes. Assim dá pra ficar mais tranquilo, sabendo que se trata de uma empresa que não vai te deixar na mão caso você tenha alguma dúvida ou problema, especialmente depois de já ter comprado a sua maquininha.

É claro que quando você compra algo, espera que não dê problemas. Mas uma máquina de cartão não é só um produto, é uma parceria sua com uma empresa. Cada transação feita, precisará ser intermediada por aquela empresa.

É possível que, em algum momento, precise entrar em contato com a empresa, mesmo que para tirar dúvidas. Nessa hora, é importante analisar se a empresa tem um bom atendimento; se a pessoa do outro lado do telefone consegue, de fato, te ajudar; se ela é transparente nos processos.

Preste atenção também na garantia que a máquina oferece. Quanto mais, melhor.

Qual a melhor máquina de cartão para o seu negócio

Agora que você já sabe o que analisar antes de comprar uma máquina de cartão, vamos falar sobre qual a melhor maquininha para o seu negócio.

Existem ao menos três categorias principais para as máquinas de cartão: as maquininhas com conexão pelo celular, com conexão própria e as maquinetas que imprimem.

Dependendo do seu tipo de negócio, fica difícil carregar uma máquina muito grande ou ficar dependendo de uma tomada ou do Wi-Fi o dia todo.

Felizmente, hoje existem as maquininhas menores e que funcionam conectadas com a internet do celular e enviam os recibos das vendas por e-mail ou SMS.

Já as opções que não precisam do telefone têm um chip com conexão própria. Um pouco maiores, os modelos mais tradicionais vão gerar o recibo impresso para você entregar na hora para o cliente.

Maquininhas com conexão pelo celular

A maquininha com conexão pelo celular normalmente se conecta a um smartphone via Bluetooth. Ela também é um pouquinho mais lenta, já que precisa ser pareada com o celular. E vale lembrar que ambos sempre precisam estar com a bateria carregada.

SumUp Top: a melhor maquininha para quem está começando

A SumUp Top é uma ótima maquininha para quem está começando e não quer mais perder vendas, seja em loja física ou na rua. Ela é leve, compacta e muito versátil.

  • Conexão: via Bluetooth com celulares Android e iOS
  • Energia: 2 pilhas AAA (palito)
  • Comprovante da venda: enviado por e-mail ou SMS
  • Taxas: 1,90% no débito, 3,10% no crédito e 3,90% no parcelamento, dentro do Plano Econômico. Já com o Plano Antecipado, a taxa fica 4,60% no crédito e mais 1,50% por cada parcela antecipada (indicado quando você quer receber tudo em 1 dia útil)
  • Bandeiras aceitas: Visa, MasterCard, Maestro, Hipercard, Elo, Hiper e American Express
  • Preço: 12x R$ 4,90
  • Indicada: A maquininha com conexão pelo celular é ideal para pequenos comerciantes ou prestadores de serviço que não tenham muita fila.

Maquininhas que não precisam de celular

A maquininha com conexão própria e que também se conecta ao WiFi faz tudo sozinha e dispensa o smartphone. Porém, se o cliente quiser o recibo, só poderá conferir em seu celular ou e-mail.

SumUp On: o seu negócio sempre conectado

A SumUp On é uma maquininha com chip que não precisa de celular para funcionar e vem com conexão 3g e Wi-Fi para você vender com agilidade em qualquer lugar. Ela ainda aceita pagamento por aproximação (NFC).

  • Conexão: Wi-Fi ou 3g (chip com pacote de dados gratuito)
  • Energia: Bateria recarregável que dura o dia inteiro
  • Comprovante da venda: enviado por e-mail ou SMS
  • Taxas: 1,90% no débito, 3,10% no crédito e 3,90% no parcelamento, dentro do Plano Econômico. Já com o Plano Antecipado, a taxa fica 4,60% no crédito e mais 1,50% por cada parcela antecipada (indicado quando você quer receber tudo em 1 dia útil)
  • Bandeiras aceitas: Visa, MasterCard, Maestro, Hipercard, Elo, Hiper e American Express
  • Preço: 12x R$ 19,90
  • Indicada: Essa máquina, de preço intermediário, é ideal para pequenos lojistas, que têm filas médias ou que passam muito tempo na rua.

Maquininhas com conexão própria e que imprimem o recibo na hora

Por fim, a última, que dispensa celular e imprime o recibo na hora. A maquininha com bobina é mais cara, porém mais completa e consegue agilizar bastante uma transação.

SumUp Total: a maquininha completa para o seu negócio

A SumUp Total é a maquininha mais completa e robusta da SumUp. Mesmo assim, ela é portátil e possui conexão 3g ou Wi-Fi. Além da tecnologia NFC, o diferencial fica por conta da bobina. Ideal para quem tem clientes que exigem comprovante em papel. 

  • Conexão: Wi-Fi ou 3g (chip com pacote de dados gratuito)
  • Energia: Bateria que dura o dia inteiro
  • Comprovante da venda: impresso na hora ou enviado por e-mail e SMS
  • Taxas: 1,90% no débito, 3,10% no crédito e 3,90% no parcelamento, dentro do Plano Econômico. Já com o Plano Antecipado, a taxa fica 4,60% no crédito e mais 1,50% por cada parcela antecipada (indicado quando você quer receber tudo em 1 dia útil)
  • Bandeiras aceitas: Visa, MasterCard, Maestro, Hipercard, Elo, Hiper e American Express
  • Preço: 12x R$ 29,90
  • Indicada: A maquininha que imprime é ideal para estabelecimentos comerciais um pouco maiores, que precisam de velocidade na hora de receber o pagamento.

E você ainda pode seguir esses 6 passos no vídeo abaixo para avaliar a melhor maquininha para o seu negócio:

Afinal, a SumUp é uma boa opção para o seu negócio?

Como você já percebeu, a SumUp é uma ótima opção para o seu negócio. Isso porque, além de todas as vantagens que já apresentamos, ela tem as melhores máquinas de cartão para autônomos, micro, pequeno e médio empreendedores – a preços bem acessíveis. 

A SumUp é uma empresa confiável e segura, que é líder em pagamentos móveis na Europa, e está expandindo no Brasil e em mais de 30 países. Ela desenvolve toda a tecnologia, desde o aplicativo até o equipamento, e, portanto, garante máquinas de cartão modernas, funcionais e baratas, para todo tipo de vendedor. 

Além disso, a SumUp dá garantia de 10 anos nos equipamentos, envia grátis para todo o Brasil em até 15 dias, e permite você testar a máquina por 30 dias, sem compromisso.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui