Por que é importante ser transparente com o seu cliente?
Ninguém gosta das letras miúdas em contratos de compra e venda ou em anúncios. Os asteriscos têm fama de serem pegadinhas que colocam o consumidor em desvantagem nas relações comerciais.
Por isso, entregar todas as informações que o comprador ou usuário precisa, sempre da maneira mais clara possível, é importante. Isso é essencial tanto para a credibilidade do negócio quanto para a experiência e fidelização do cliente.
Ser transparente com o cliente significa, inclusive, abrir mão de uma venda se ela não for a melhor escolha para o consumidor — caso ele não vá se adaptar ao produto ou serviço ou, ainda, quando você sabe que existe uma solução mais efetiva ou barata para a mesma necessidade dele.
Quando chega a etapa de efetivamente fechar um negócio, o consumidor deve ter clareza de todas as informações para estar seguro sobre a sua escolha. Não importa se é uma compra simples, como a de um bolo de festa, ou a contratação de um serviço mais caro ou complexo, como a de um pacote de intercâmbio para outro país.
A transparência com o cliente também não está limitada apenas à etapa de compra. Dependendo do tipo de negócio, o empreendedor se compromete com a assistência pós-compra. Abandonar um consumidor depois que ele fechou o negócio é abrir mão de um processo transparente!
Lembre-se que a transparência não deve ser algo implementado em ações pontuais da empresa ou apenas por conveniência. É necessário ser transparente com o cliente em todos os processos de um negócio, sem exceção!
Confira 4 motivos para ser transparente com o cliente
1. Conquistar a confiança do cliente
Quando um consumidor acredita no trabalho de uma empresa e sabe exatamente pelo que está pagando, as chances dele voltar a fazer negócio são muito maiores do que nos casos em que algo não sai exatamente como desejado por falta de informação ou clareza. Quando o relacionamento entre o cliente e o dono do negócio é transparente, a confiança do consumidor aumenta.
2. Diminuir as chances de receber reclamações
Manter a transparência na prospecção, na hora de fechar o negócio e no pós-venda aumentará a satisfação do cliente com relação à sua empresa. Ainda que existam falhas eventuais, ele terá certeza que receberá o suporte necessário!
3. Aumentar a credibilidade e as indicações
Ter um cliente que confia na transparência do seu negócio pode fazer com que ele indique a empresa para outras pessoas, aumentando assim a credibilidade da companhia. É importante lembrar que qualquer falha pode ser facilmente compartilhada hoje com todos pela internet, assim como os elogios.
4. Ganhar espaço no mercado
A confiança do cliente, o alto índice de satisfação do consumidor e o boca a boca positivo sobre o seu negócio criam um caminho para que a empresa seja reconhecida em seu setor. Ou seja, a transparência com o cliente é uma importante aliada no processo de conquistar um espaço no mercado!
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