Trend no Instagram: como usar a favor do seu negócio

17/11/2022
10 min de leitura
Equipe Dindim
17/11/2022
10 min de leitura

Procurando uma trend no Instagram para o seu negócio? Aprenda a montar posts com áudios ou modelos em alta e confira as melhores trends para empreendedores.

Trend no instagram é mais do que moda de rede social: é estratégia de conteúdo que o empreendedor pode usar a favor do seu negócio.

E para te ajudar a entender como funcionam as trends de redes sociais, como utilizá-las para vender mais e como aproveitar para fortalecer sua marca, preparamos este artigo.

Acompanhe!

O que é trend no Instagram

Trend no Instagram é quando alguma coisa vira tendência por um período de tempo. Pode ser um áudio, um vídeo ou uma forma de organizar o conteúdo para postar.

Inclusive, trend é uma expressão que também se aplica às demais redes sociais. Portanto, falar de trends nas redes significa falar de algo que está na moda naquele momento.

Um exemplo de trend no Instagram são os áudios que ficam famosos e os usuários o utilizam em cima de seus próprios vídeos. 

Outro, são as composições de fotos que alteram conforme a batida da música, alternativa conhecida como uso de modelos.

Como fazer uma trend no Instagram

Para fazer uma trend no Instagram basta pensar na mensagem que você deseja passar e no formato que mais se encaixa nesse conteúdo. Veja o passo a passo!

1. Defina o objetivo da trend

O ponto de partida é pensar no motivo pelo qual você deseja fazer a trend. Geralmente, as três principais razões para criar um conteúdo assim, são:

  • A trend vai servir para mostrar seu produto ou serviço de uma maneira criativa.
  • Ela vai servir para revelar um pouco sobre sua vida pessoal, sobre quem é você ou sobre a história da sua empresa.
  • Ou será uma tendência engraçada para gerar engajamento na sua página.

2. Escolha uma trend

Depois de pensar no que você quer mostrar ao público, chega a hora de escolher a trend para criar seu conteúdo.

Na prática, trata-se de escolher um áudio ou um modelo que está em alta e aplicá-los sobre seu vídeo ou foto. Abaixo, aqui no artigo, vamos ensinar como fazer isso – continue acompanhando.

3. Poste a trend no Reels do Instagram

Depois de montar sua trend utilizando um áudio ou um modelo, você só precisa postar o conteúdo na parte de Reels do Instagram com algumas hashtags. Entenda mais, abaixo.

Por que nos Reels?

A seção de Reels fica dentro do ícone de quadradinho com o sinal de play, no Instagram.

Essa parte reúne vídeos de vários usuários e não é necessário seguir essas pessoas para ver o conteúdo delas.

Por isso é o espaço ideal para fazer postagens de trends: aqui você alcança quem ainda não te segue.

Por que hashtags?

As hashtags são palavras que representam o tema do seu conteúdo, indicadas com o símbolo de jogo da velha: #assim.

Por exemplo: se você tem uma loja de calçados femininos e posta um vídeo de sapatos de salto, pode usar hashtags como #sapato #modafeminina #salto.

As hashtags segmentam seu conteúdo e ajudam o Instagram a apresentá-lo para usuários que têm interesse no assunto.

Dica importante: a recomendação é não usar excesso de hashtags. O ideal são de 5 a 8, no máximo, na sua legenda.

Como usar áudio no Instagram para fazer uma trend

Um tipo de trend bastante comum e que geralmente traz resultados são os áudios.

Basicamente, você grava um vídeo e coloca o áudio da moda em cima dele. 

Veja como fazer.

  1. Entre na seção de Reels do Instagram.
  2. Assista aos vídeos até encontrar um som que tenha relação com o conteúdo que você gostaria de fazer. Pode ser uma narração, um trecho de música, uma combinação de várias canções, entre outros tipos de som.
  3. Clique no áudio – ele fica no rodapé do vídeo, em movimento.
  4. Clique na opção usar áudio.
  5. Automaticamente, a janela de criação de Reels vai se abrir. No canto esquerdo, clique no ícone que indica a sua galeria de imagens e de vídeos.
  6. Selecione o vídeo que você deseja usar com o som escolhido e depois clique na opção adicionar.
  7. Clique em prévia para verificar se a composição ficou como você queria.
  8. Selecione a opção avançar para seguir.
  9. Escreva uma legenda explicando um pouco sobre o vídeo.
  10. Acrescente algumas hashtags relacionadas ao conteúdo, também no espaço da legenda.
  11. Poste, clicando em compartilhar.

Dica extra: áudios em alta

Todos os áudios que aparecem no Reels têm um desses dois símbolos ao lado: uma setinha apontando para cima ou risquinhos que representam som.

Os áudios que têm a setinha estão ainda mais em alta do que aqueles que estão apenas com os risquinhos.

Por isso, sempre que possível prefira áudios com a seta. Mas, se você gostar do áudio que tem os risquinhos, pode utilizá-lo também. Eles continuam sendo tendência.

Além disso, as trends podem mudar. Vale a pena prestar atenção nos ícones, mas o mais importante é fazer um conteúdo de qualidade para que seja uma trend de sucesso.

Como usar modelo no Instagram para fazer uma trend

Outra forma de fazer trends no Instagram é a partir da opção modelos.

Os modelos são áudios de músicas que mudam as fotos ou vídeos de acordo com a batida da canção.

Então ao invés de ser um som em cima de um único vídeo, o modelo mostra várias imagens no ritmo do áudio.

Veja como fazer.

  1. Navegue pelos Reels até encontrar um modelo que você goste.
  2. Clique na opção usar modelo, que fica em cima da legenda do vídeo com um símbolo de máquina fotográfica.
  3. Selecione a quantidade de fotos ou vídeos indicadas pelo modelo. Geralmente esse número vai de 5 a 40, dependendo da batida da música.
  4. Clique em prévia para ver como ficou.
  5. Selecione a opção avançar para seguir.
  6. Coloque uma legenda e suas hashtags.
  7. Use o botão compartilhar para postar.

Como usar uma trend no Instagram a favor do seu negócio

Para usar uma trend no Instagram a favor do seu negócio é preciso aplicar estratégias de marketing digital. Mas fique tranquilo, porque é mais simples do que você imagina.

Explicamos.

1. Pense no seu produto, serviço, identidade e cliente

Para que a trend no Insta seja parceira de verdade da sua empresa, o ponto de partida é pensar na mensagem que você deseja comunicar.

Mostre seu produto, destaque os benefícios do seu serviço e procure preservar a identidade da sua marca – ou seja, o conteúdo precisa conversar um pouco com a essência da sua empresa e com o seu consumidor.

Por exemplo: se você produz lanches e o seu público alvo são os jovens, vale a pena fazer uma trend mostrando a montagem de um sanduíche com um áudio divertido, que se relacione com as características da sua lanchonete e do seu cliente.

2. Aposte na qualidade

Além de pensar na essência da mensagem, vale a pena pensar na qualidade em que ela é criada – isso faz toda a diferença.

Use vídeos com uma boa resolução, fotos coloridas e faça um texto bem escrito para chamar atenção daqueles que param para ver sua trend.

3. Pesquise antes de postar

Vale a pena escolher uma trend que está em alta e que você gosta, por isso navegue pela seção de Reels para descobrir as mais interessantes para se inspirar.

4. Poste no Reels e use hashtags

Como explicamos anteriormente, a parte de Reels do Instagram apresenta vídeos de páginas que os usuários não seguem. É como uma vitrine para atingir novos seguidores.

A vantagem é que ao postar no Reels você aparece tanto para quem já te acompanha quanto para quem ainda não te conhece.

Já as hashtags ajudam a segmentar seu conteúdo e mostrá-lo para aqueles que têm interesse no assunto. E também como mencionamos antes, é importante não exagerar nas segmentações. 

Separamos trends para empreendedores que estão fazendo sucesso no Instagram. Veja!

Até porque, tenho boletos!

O áudio da vida de empreendedor reúne milhões de visualizações porque é uma música super divertida sobre o dia a dia de quem empreende.

Afinal, apesar de trabalhar muito porque tem boletos, o empreendedor não troca sua rotina por nada.

Aqui, as pessoas estão aproveitando essa trend para:

Vender mais com a Márcia Sensitiva

A Márcia Sensitiva é uma personalidade da internet famosa por seus áudios sinceros e engraçadíssimos! 

Um deles fala sobre como vender mais e está se transformando numa trend queridinha dos empreendedores.

Isso aqui esquece, é elite!

Outra celebridade digital que faz sucesso é o comentarista e humorista Casimiro, com suas colocações únicas sobre o mundo do futebol.

Um exemplo é o áudio: isso aqui é elite. Com ele, os empreendedores costumam mostrar seus produtos e serviços de maior sucesso, ou até debater sobre soluções que existem no mercado e que não funcionam (para atrair pessoas aos seus produtos).  

Modelo de música

Outra forma de fazer trends para Instagram é utilizando os modelos.

Este áudio de música é um exemplo de como a trend funciona. Ela permite uma composição de várias fotos e vídeos para mostrar o que você faz – como a trend deste fotógrafo

Também existem trends mais curtinhas, como a desta livraria

Sim, vale a pena participar das trends no Instagram quando você consegue passar uma mensagem clara e de qualidade sobre a sua empresa.

Isso acontece porque as trends alcançam um público maior e podem apresentar o seu comércio para mais pessoas.

Além disso, criar conteúdo para as redes sociais permite que os consumidores entendam que você é uma autoridade no assunto – ou seja, entende do que vende.

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui