Dia das Mulheres: aprenda tudo sobre essa data histórica!
Quer entender a história do Dia das Mulheres? Conheça a origem da data e os motivos que fazem ela ser tão importante para toda a sociedade!
Você já imaginou os porquês das datas comemorativas?
Explicações do significado do Natal, Páscoa e outros feriados religiosos costumam fazer parte do nosso conhecimento desde criança, seja ele começado na escola ou até mesmo nas famílias.
Porém, datas relacionadas a causas e lutas coletivas nem sempre tem seus motivos conhecidos por todos, como é o caso do Dia das Mulheres.
E você sabe por que esta data existe?
Para te explicar, preparamos este conteúdo completo com as principais informações sobre o Dia das Mulheres. Confira:
Quando é o Dia da Mulheres
Antes de mais nada, você sabe quando é o Dia Internacional da Mulher?
O Dia Internacional da Mulher é celebrado todo dia 8 de março no mundo todo.
Por isso, marque em sua agenda este momento para homenagear as mulheres que convive e conhece.
Mas por qual motivo a data existe?
Por que existe o Dia da Mulheres
O Dia das Mulheres existe para celebrar as conquistas femininas na história e refletir os caminhos que as lutas das mulheres ainda exigem para chegar a igualdade de direitos e condições.
Foram muitas as conquistas até aqui, como:
- Acesso à educação
- Direito ao voto
- Acesso ao mercado de trabalho
- Possibilidade de divórcio
- Direito à prática de esportes considerados restritos aos homens
E muito mais!
Estas conquistas só foram possíveis graças à luta de mulheres ao longo da história.
E estas lutas foram o motivo de surgir o Dia Internacional das Mulheres.
Veja mais sobre a origem abaixo:
Como surgiu o Dia da Mulheres
O Dia Internacional da Mulher teve sua origem na inquietação.
Em 1909, mulheres de Nova York buscavam por mudanças, principalmente relacionadas ao trabalho, quando decidiram fazer uma passeata, que teve a participação de cerca de 15 mil mulheres.
Elas reivindicaram menos horas em suas jornadas (na época elas trabalhavam até 16 horas por dia, seis dias por semana, e muitas vezes, até mesmo no domingo) e melhores salários.
Ao mesmo tempo, mulheres da Europa também começaram a atuar dentro do movimento operário.
Nesta época, as mulheres que trabalhavam em fábricas começaram a se unir para lutar por igualdade de direitos e melhores condições trabalhistas.
Em outubro de 1910 em Copenhage, capital da Dinamarca, aconteceu a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas. Neste evento, Clara Zetkin, líder alemã, deu a ideia da criação do Dia Internacional da Mulher.
Neste dia, sem data ainda definida, seriam realizadas ações para as lutas femininas.
A ideia da criação de um dia especial para as lutas femininas foi colocada em prática pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça no dia 19 de março de 1911.
Neste dia mais de um milhão de pessoas participaram de comícios pelo direito feminino ao voto, ao trabalho e à educação, além de permitir que elas ocupassem cargos públicos.
Poucos dias, dia 25 de março, houve um incêndio em uma fábrica de Nova York, chamada Triangle Shirtwaist Company, onde morreram 125 mulheres e 21 homens, a maioria imigrantes.
O episódio trágico colocou em cheque as condições precárias de trabalho para conter greves e movimentos trabalhistas.
Porém, isto acabou fortalecendo o movimento de todo o mundo, que passaram a realizar manifestações regulares entre os meses de fevereiro e março.
No dia 8 de março de 1917 operárias das fábricas de tecido e mulheres de soldados do Exército Russo saíram às ruas em São Petersburgo, na Rússia, para protestar contra a fome e as precárias condições de vida que estavam vivendo, além de irem contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial.
O movimento, que ficou conhecido como “Pão e Paz” durou vários dias e mobilizou grande parte dos trabalhadores, além de ser duramente repreendido.
Este episódio deu início à Revolução Russa. A presença feminina e o papel de destaque que elas tiveram nestes protestos fez com que os movimentos adotassem, informalmente, a data como Dia da Mulher.
Porém, foi só em 1975 que esta data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para assim, lembrar da importante luta contra as desigualdades e discriminação de gênero no mundo todo.
Como surgiu o Dia das Mulheres: em tópicos
- O Dia Internacional da Mulher surgiu a partir de manifestações femininas que buscavam mudanças, principalmente relacionadas ao trabalho, em Nova York no ano de 1909.
- Mulheres da Europa também começaram a atuar dentro do movimento operário, lutando por igualdade de direitos e melhores condições trabalhistas.
- Em 1910 aconteceu a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhage, onde foi proposta a criação do Dia Internacional da Mulher.
- A ideia da criação de um dia especial para as lutas femininas foi colocada em prática pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
- No dia 8 de março de 1917, operárias das fábricas de tecido e mulheres de soldados do Exército Russo saíram às ruas em São Petersburgo para protestar contra a fome e as precárias condições de vida.
- Este episódio deu início à Revolução Russa e a data ficou conhecida informalmente como Dia da Mulher.
- Em 1975, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar da importante luta contra as desigualdades e discriminação de gênero no mundo todo.
Viu só quanto foi lutado para conquistar ambientes dignos e contextos favoráveis para as mulheres?
Veja mais sobre a importância desta data!
Qual a importância histórica do Dia Internacional das Mulheres
O Dia Internacional da Mulher é marcado pelas lutas da sua origem.
Muito mais que lembrar das mulheres em um dia específico do ano, e presenteá-las com flores e chocolates é necessário buscar condições de igualdade em todos os ambientes que vivemos.
Desde o trabalho, meio acadêmico e até mesmo nas relações e papéis sociais e familiares as lutas das mulheres é uma constante.
Alguns exemplos de lutas que ainda existem para garantir a igualdade das mulheres:
Salários justos e iguais aos dos homens
Ainda hoje, os salários de homens e mulheres não é o mesmo.
Elas recebem em média 17,5% a menos que os homens – segundo pesquisa publicada ano passado pelo Cadastro Central de Empresas do IBGE.
Mesmo em cargos semelhantes esta igualdade não existe em todos os casos.
Tendo assim que existir políticas corporativas mais justas e equilibradas para que profissionais com a mesma função e desempenho tenham os mesmos ganhos.
Múltiplas jornadas de trabalho
Mulheres acumulam funções extras de mães e donas de casa. E para dar conta da rotina elas acabam priorizando ou o lado profissional ou o lado pessoal e familiar.
E esta escolha, muitas vezes, não é justa.
As relações familiares devem investir no envolvimento de todos os integrantes nas atividades domésticas, para que nenhum dos membros seja prejudicado.
Violência contra as mulheres
A violência contra mulher ainda persiste, apesar de Leis como Maria da Penha.
Em 2020, primeiro ano da pandemia, foram 17 milhões de casos de mulheres que sofreram algum tipo de violência física, psicológica ou social, segundo pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileito de Segurança Pública.
E o Dia das Mulheres ajuda a destacar a importância do combate destas situações educando a sociedade e dando forças para que mulheres denunciem.
Feminismo preto
Outro ponto de destaque dentro da luta das mulheres é relacionado ao feminismo preto.
Os desafios são multiplicados para as mulheres pretas.
E para isso, elas devem contar com a união de todas para que suas pautas não sejam esquecidas no Dia das Mulheres.
Empreendedorismo feminino
As mulheres encontram dificuldades também ao empreender.
E no caminho entre criar e consolidar seu negócio passam por diversos obstáculos e desafios potencializados pelo fato de ser mulher, como: jornada múltipla, discriminação, taxas e juros bancários maiores, etc.
As meninas desde cedo podem ser estimuladas para o caminho do empreendedorismo, capacitando elas a vislumbrar diferentes caminhos profissionais e pessoais.
Já as mulheres que já atuam no mercado podem ser estimuladas com melhores condições para iniciarem e manterem seus negócios. Conscientizando a sociedade que com o sucesso de uma empreendedora, todos ganham.
E para isso, que tal ajudá-las? Incentive sua conhecida, amiga, familiar em seu negócio próprio, seja comprando ou divulgando.
Aproveite o Dia das Mulheres para investir nesta ação!
Viu só quanta coisa importante que a data proporciona?
Veja abaixo algumas frases e mensagens que separamos para que você envie para as mulheres da sua vida!
20 frases para o Dia das Mulheres
Parabéns a todas as mulheres! Que nunca falte coragem para alcançar seus sonhos e ser quem você é.
Mulher, não existe limite para você! Parabéns pelo seu dia.
Seja livre para ser o que quiser. Viva sua vida com todas as possibilidades que se apresentam.
Parabéns, mulheres pelo seu dia! Dia de luta, reflexão e acolhimento com todas as mulheres que somos, que tivemos por perto e que nos construíram!
Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Que neste dia sua força e potência ganhem as homenagens que merecem. Parabéns.
Lute como uma garota – porque força e coragem não têm gênero.
Empoderar uma mulher é empoderar toda a humanidade.
– Desmond Tutu
Não sou livre enquanto qualquer mulher é prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas.
– Audre Lorde
Eu sou livre porque eu conheço o que eu quero, quem eu sou e quem eu quero me tornar.”
– Andrea Dworkin
Juntas somos mais fortes do que sozinhas. Apoie suas irmãs e construam um mundo melhor juntas.
Nós não queremos mais que a nossa voz seja calada. Queremos ser ouvidas e valorizadas em todos os aspectos da vida.
A igualdade de gênero não é um privilégio feminino, é um direito humano básico.
Nossos corpos, nossas escolhas. Não deixe ninguém dizer o que você deve fazer com o seu próprio corpo.
Lute por um mundo onde as mulheres não sejam mais vítimas de violência, opressão ou desigualdade.
Acredito que a união entre as mulheres pode transformar o mundo.
– Isabel Allende
Não sou livre enquanto qualquer mulher é privada de sua liberdade, pensamento ou dignidade, não importando o lugar onde ela esteja.
– Nawal El Saadawi
Nenhuma mulher nasce para ser submissa; nenhuma nasce para ser escrava; nenhuma nasce para ser inferior.
– Simone de Beauvoir
A sororidade é a união e a aliança entre mulheres com o objetivo de alcançar objetivos em comum e promover o bem-estar coletivo.
Ser feminista é acreditar que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos, oportunidades e liberdades, e trabalhar para alcançar essa igualdade de gênero.
Dia Internacional da Mulher: principais dúvidas
O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março em todo o mundo. Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre esta data importante:
O Dia Internacional da Mulher tem suas raízes na luta das mulheres por igualdade de direitos e melhores condições de trabalho no início do século XX. A data foi oficialmente adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.
Celebrar o Dia Internacional da Mulher é uma forma de reconhecer os avanços e desafios que as mulheres enfrentam na luta por igualdade de gênero e de direitos. Além disso, é uma oportunidade para chamar a atenção para questões importantes, como a desigualdade salarial e a representação política, e para continuar lutando por mudanças positivas.
O Dia Internacional da Mulher é celebrado de diferentes formas em todo o mundo. Algumas pessoas participam de manifestações e marchas, enquanto outras organizam eventos para celebrar as realizações das mulheres. Outras ainda usam a data para levantar conscientização sobre questões importantes relacionadas à igualdade de gênero.
O tema do Dia Internacional da Mulher de 2023 ainda não foi anunciado pela ONU. No entanto, os temas dos últimos anos incluíram “Igualdade de gênero e empoderamento financeiro das mulheres” e “Mulheres na liderança: por uma igualdade real”.
Gostou deste conteúdo sobre o dia das mulheres e sua importância histórica? Conta pra gente nos comentários!
O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.
Gostou? Comenta aqui