DindimPorDindim.com.br

Como calcular rescisão trabalhista

Como calcular rescisão trabalhista

Para calcular a rescisão de contrato de trabalho é necessário entender quais são as verbas recebidas em cada caso. Confira o passo a passo para o cálculo!

Trata-se do valor correspondente aos dias trabalhados pelo colaborador durante o mês até a data em que foi informado da demissão ou que solicitou seu desligamento.  Para saber este valor, basta dividir o salário pelos 30 dias do mês e somar o valor diário correspondente aos dias.

1. Verifique o saldo de salário

Férias proporcionais significa o valor correspondente a quanto o funcionário já trabalhou desde as últimas férias. E o bônus, 1/3 desse valor.  Para fazer essa conta, divida o salário por 12. A soma dos valores de cada mês trabalhado desde as últimas férias é o proporcional. Para saber o bônus, basta dividir o valor do proporcional por 3 e somar uma das partes.

2. Anote férias proporcionais e bônus

Importante: se o colaborador não tirou suas últimas férias, precisa receber o valor integral. Ou seja, além do proporcional, recebe o salário e o bônus de 1/3 completos referentes a essas férias que não foram tiradas.

O décimo terceiro proporcional também entra na conta da rescisão em alguns tipos de demissão. Aqui, a conta é como a do saldo das férias.

3. Verifique o décimo terceiro

O aviso prévio trabalhado pelo colaborador deve ser recebido em alguns casos, e é correspondente ao salário normal. Se o colaborador não trabalha no aviso prévio por escolha da empresa, mesmo assim deve receber o valor.

4. Conte o aviso prévio

Que tal dar o primeiro passo para melhorar sua vida financeira?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.

ANTES DE CONTINUAR....

O FGTS que a empresa depositou ao longo dos anos entra na conta para casos em que a demissão parte do empregador ou quando é feito um acordo. Aqui, a multa pode ser de 40% do valor ou de 20%.

5. Analise o FGTS

Depois de verificar tudo, é necessário somar todos os valores que irá formar a rescisão. Lembramos que tudo depende do tipo de demissão e de acordo, que sempre devem ser feitos de acordo com a CLT nos casos em que há vínculo empregatício.

6. Some os valores

O colaborador deve conferir, de acordo com o motivo, se recebeu no cálculo da rescisão: 1. Salário, férias e décimo terceiro 2. Aviso prévio 3. Multa do FGTS

Além disso, o salário que não foi recebido antes da rescisão deve ser pago junto com os demais valores, na rescisão. A empresa tem até 10 dias para pagar os valores da rescisão do contrato, depois do último dia de trabalho do funcionário.

👆🏼

Saiba tudo sobre cálculo de rescisão trabalhista!