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Como identificar tendências de mercado

As tendências de mercado são movimentos, padrões, hábitos e preferências de consumo de uma determinada época.

Quer saber como identificá-las e criar estratégias e melhorias para seu negócio? Confira algumas dicas especiais!

A primeira dica é ir direto à fonte: seus clientes. Pergunte a eles, por exemplo: Como eles preferem consumir?  Tipos de produto e serviços mais consumidos e Quais melhorias esperam?

1. Opinião dos clientes

Colete opiniões de pessoas que sejam seu público-alvo e potenciais clientes. Elabore perguntas e divulgue em redes sociais para  auxiliar na análise do comportamento do mercado.

2. Pesquisa de mercado

Quais melhorias seus concorrentes estão aplicando? Existe algo que eles não estão atendendo que seu negócio pode ofertar? São alguns exemplos do que você pode analisar dos seus concorrentes.

3. Análise de concorrentes

Identifique quais são os influenciadores do seu setor e estude o que está sendo bem recebido pelo seu mercado de atuação. Estar atento a eles auxilia na antecipação das tendências.

4. Estude os influenciadores

Use programas e ferramentas que auxiliem no monitoramento e identificação de tendências. Com eles, a busca é facilitada e o mapeamento dos resultados fica claro e objetivo.

5. Ferramentas de identificação

Quer saber mais sobre tendências de mercado?

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