DindimPorDindim.com.br

Declarei o IR mas não paguei o DARF: e agora?

Declarei o IR mas não paguei o DARF: e agora?

Se você declarou o Imposto de Renda mas precisa pagar algum valor para a Receita Federal e ainda não emitiu o DARF, provavelmente está se perguntando sobre o que deve fazer agora. A gente te explica:

Declarei o Imposto de Renda, mas não paguei o DARF, o que eu faço? É necessário emitir um boleto novo, com o valor já acrescido de multas e juros pelo atraso, no programa que você utilizou para enviar seu Imposto de Renda ou numa plataforma específica e simplificada, chamada Sicalc.

Qual o prazo para pagar o DARF? Você deve emitir o DARF e pagar o valor integral, ou da primeira parcela até 31 de maio, que também  é o último dia para fazer a declaração  do Imposto de Renda.

Pode parcelar o IR devido? Sim, você pode parcelar seguindo alguns requisitos: 1. O imposto a pagar precisa ser superior  a 100 reais; 2. A parcela mínima  é de 50 reais; 3. O máximo de parcelas  é em 8 vezes.

Qual os juros e multas de DARF em atraso? A multa por atraso do pagamento do DARF pode chegar a 20% do imposto devido, mais juros de 1% ao mês, a partir do mês seguinte ao vencimento do boleto.

O que acontece se não pagar o DARF do Imposto de Renda? Quem não paga o Imposto de Renda tem seu CPF bloqueado,  o que impede de abrir conta bancária, tirar passaporte, pegar empréstimo e fazer uma série de outras coisas importantes a qualquer cidadão.

Empresas que não declaram Imposto de Renda também correm  o risco de terem bens bloqueados e de serem acusadas de sonegação fiscal, o que é crime  e pode até resultar  em prisão para os responsáveis.

Quer saber como pagar o DARF? Acesse o passo a passo

👆🏼