DindimPorDindim.com.br

Intenção de consumo das famílias continua crescendo

Divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias manteve crescimento, assim como iniciou em janeiro, somando 82,1 pontos. Este foi o maior nível desde abril de 2020 (95,6 pontos). O avanço foi puxado pelo otimismo das famílias com renda acima de dez salários mínimos.

Segundo a economista da CNC e coordenadora da pesquisa, Catarina Carneiro da Silva, o otimismo se dá visto que as famílias que recebem mais de dez salários mínimos têm maior acesso à renda e estão consumindo além do considerado essencial. Para o grupo, a intenção de consumo avançou 3,3% em agosto.

Além disso, os juros altos não têm um peso grande no rendimento dessas famílias, conseguindo assim, um melhor acesso ao crédito.

Que tal dar o primeiro passo para melhorar sua vida financeira?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.

ANTES DE CONTINUAR....

Para as famílias de renda até dez mínimos, os juros altos e a inflação alta tem grande influência no dia a dia, uma vez que precisam ser mais cautelosos,  tenham mais dificuldade para ter acesso ao crédito e precisam escolher o que consumir, geralmente optando por bens essenciais. O grupo apresentou variação positiva de 0,4%.

Em agosto, houve também um crescimento, em ambas categorias de renda, do nível de consumo atual, com 2,8%, sendo o maior dos últimos 6 meses.

👆🏼

Como gastar menos: dicas espertas