DindimPorDindim.com.br

Nova projeção de crescimento do PIB

Nova projeção de crescimento do PIB

A projeção de crescimento da economia neste ano subiu devido a melhoria do mercado de trabalho, com o emprego formal em elevação desde 2020 e 97,5 milhões de pessoas ocupadas, e o aumento da demanda do setor de serviços, de acordo com a CNI. A estimativa passou de 0,9% em abril para 1,4% em julho.

A CNI tinha projetado crescimento de 1,2% no fim do ano passado, porém, com a guerra na Ucrânia e os lockdowns na China, reduziram a previsão para 0,9% de acordo com o desempenho da economia no primeiro trimestre.

A entidade reduziu também, de 12,9% para 10,8%, a expectativa da taxa média de desemprego em 2022.  Sobre a massa salarial real, há previsão de crescimento de 1,6% neste ano.

Que tal dar o primeiro passo para melhorar sua vida financeira?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.

ANTES DE CONTINUAR....

Confira as projeções do PIB por setores da economia: - Serviços: aumentou de 1,2% para 1,8%; - Indústria: passou de queda de 0,2% para alta de 0,2%; - Agropecuária: passou de expansão de 1,3% para estabilidade (0%) devido aos eventos climáticos que prejudicaram a safra de soja.

Sobre a inflação oficial IPCA, a estimativa passou de 6,3% para 7,6% em 2022, considerando o barateamento de preços devido  a redução do ICMS de: - Combustíveis; - Energia elétrica; - Telecomunicações; - Transporte coletivo.

Já a taxa Selic, juros básicos da economia, a CNI acredita subirá 0,5 ponto percentual e encerrará 2022 em 13,75% ao ano.

Fatores que ajudaram a aquecer a economia no primeiro trimestre:  - Adiantamento do décimo terceiro para aposentados e pensionistas da Previdência Social; - Saques de R$ 1 mil do FGTS;  - Retomada do pagamento do abono salarial; - Aumento das transferências diretas de renda, principalmente pelo benefício de R$ 400 do Auxílio Brasil.

👆🏼

O que é PIB: conceito, tipos, cálculo e mais!