DindimPorDindim.com.br

Paguei um boleto falso: o que fazer?

Se você pagou um boleto falso, pode tomar algumas providências para tentar evitar que o dinheiro vá de fato para a conta dos criminosos e você fique no prejuízo.

Em algumas situações, o boleto demora algumas horas para ser compensado. Assim, pode dar tempo do gerente da sua conta cancelar a operação.

Passo 01: comunique o banco onde você fez o pagamento

Você deve imediatamente comunicar ao banco emissor do boleto sobre a fraude. Assim, a instituição tomará as providências necessárias. Vale lembrar que para conferir o banco emissor do boleto, é preciso verificar os três primeiros dígitos da linha digitável que correspondem ao código do banco, que pode ser consultado na lista de códigos bancários do Banco Central.

Passo 02: comunique o banco que recebeu o pagamento

Que tal dar o primeiro passo para melhorar sua vida financeira?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.

ANTES DE CONTINUAR....

É muito importante que você registre oficialmente a fraude na Polícia. Assim, você tem um documento de que o golpe realmente existiu e tem como exigir seu dinheiro de volta na Justiça, caso a solução não seja resolvida de maneira amigável e ágil pelo banco.

Passo 03: faça um boletim de ocorrência

IMPORTANTE:  O responsável por um boleto falso é o banco ou loja emissora do boleto, de acordo com a maioria dos especialistas jurídicos em Direito do Consumidor. O estabelecimento por onde o boleto foi emitido tem que resolver a situação para a pessoa que foi lesada.

👆🏼

Saiba tudo sobre boleto falso e não caia no golpe!