DindimPorDindim.com.br
Você lembra o que é? Gateway de pagamento é uma tecnologia utilizada nas lojas online para efetuar a cobrança e receber o pagamento dos clientes.
É uma tecnologia que permite transações seguras, pois precisam operar seguindo rígidos protocolos de segurança da indústria de pagamentos.
Os gateways permitem que o empreendedor disponibilize diferentes formas de pagamento, que vão além do cartão de crédito e débito. Pix, boleto e voucher, por exemplo, podem ser configurados no gateway da loja virtual.
Isso acontece porque o gateway não redireciona para outras páginas e também porque ele permite reconexões rápidas entre as adquirentes e os bancos, caso em alguma delas a conexão falhe da primeira vez. Visando mais praticidade e agilidade nesse momento, os gateways podem ajudar na retenção do cliente e efetivação da venda.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo. Tudo explicado dindim por dindim.
ANTES DE CONTINUAR....
Qual a diferença entre gateway de pagamento e intermediador de pagamento? A principal diferença está na autonomia, cobertura e gestão financeira. As funcionalidades do gateway de pagamento e do intermediador de pagamento são parecidas: esses sistemas transferem os dados às operadoras e aos bancos. Quando aprovados, o dinheiro vai para o lojista de alguma maneira. Mas, existem diferenças na forma como o empreendedor administra cada uma das ferramentas, nas coberturas que cada uma oferece e nas taxas cobradas por elas, confira:
Página de pagamento O gateway não redireciona a uma página fora do site para que o cliente realize seu pagamento. Já o intermediador redireciona para uma página externa – a sua própria página. Neste ponto, o gateway pode ser mais vantajoso porque ao manter o consumidor no mesmo ambiente, colabora com a ação da compra e reduz a chance do cliente desistir de finalizar.
Responsabilidade dos recebimentos De modo geral, o gateway não se responsabiliza pelo recebimento das transações, caso ocorra uma fraude ou necessidade do estorno. Tais prejuízos ficam a cargo do próprio lojista. Por isso a importância de um sistema antifraude eficiente. Já o intermediador garante o recebimento. Essa é uma vantagem competitiva do intermediador, já que o lojista não é prejudicado. No entanto, esse tipo de benefício tem um custo para o empreendedor: as taxas administrativas e tarifas do serviço tendem a custar mais.
Autonomia O gerenciamento das finanças é mais autônomo e independente no gateway, permitindo ao gestor pleno acesso às transações. No intermediador, as transações e gestão financeira são mais amarradas e menos acessíveis. Aproveite para complementar sua leitura com alguns exemplos que o canal Dooca Commerce preparou e fique por dentro.
Como escolher um gateway de pagamento? Para escolher um gateway de pagamento é importante prestar atenção em três pontos fundamentais: 1. Segurança; 2. Estabilidade; 3. Praticidade para lojista e cliente. Esses três pontos ajudam a garantir os recebimentos, barrar fraudes, reter o cliente na página de pagamento para finalizar a compra e, ainda, permitem ao empreendedor uma administração facilitada das finanças.