O que é markup de vendas e como calcular
Entenda o conceito, por que é diferente de margem de lucro, qual fórmulas usar para descobrir o seu e muito mais!
Markup é um método para chegar ao preço de venda do seu produto ou do seu serviço.
Basicamente, ele está centrado nos custos e ajuda o empreendedor a entender quanto pode lucrar em cima daquilo que já gastou.
Mas, cuidado: falar em markup não é o mesmo que falar em margem de lucro.
Existem muitos conceitos e fórmulas para chegar ao preço do produto e apesar de parecer um universo muito grande e complexo, garantimos: é mais simples do que você imagina.
O foco é pensar em maneiras inteligentes de precificar e garantir a lucratividade e a saúde financeira do negócio.
Quer entender mais? Preparamos este conteúdo com tudo que você precisa saber. Confira!
- O que é markup de vendas
- Para que serve o markup de vendas
- Qual a diferença entre margem e markup
- Margem ou Markup: qual é melhor?
- Qual a importância da precificação correta
- Como funciona o markup de vendas
- Qual é a fórmula do markup
- Como calcular o markup de vendas
- Exemplo 2: você quer descobrir o preço de venda
- Qual o valor ideal de markup
- Dicas para a precificação do produto
O que é markup de vendas
Markup é um método de precificação que considera os custos do produto ou do serviço para chegar no preço final da venda.
Em outras palavras, o empreendedor soma quanto vai custar determinado item ou prestação de serviço e em cima desse valor acrescenta a margem markup – que dará o preço final.
Assim, se um produto tem o custo de R$100 e o preço de venda é de R$150, pode-se dizer que o markup é de 50%.
Para que serve o markup de vendas
O markup de vendas serve para descobrir o preço final, indicando quanto será o lucro sobre o custo.
Portanto, trata-se de uma ferramenta de precificação inteligente e que ajuda a gerir com mais segurança os resultados financeiros da empresa.
E neste ponto, você pode estar pensando que markup é igual a margem de lucro, certo? Mas, as duas técnicas são diferentes e vamos explicar a seguir.
Qual a diferença entre margem e markup
A diferença entre margem e markup é a base do cálculo e por isso o uso de cada método é aconselhado para diferentes momentos da precificação. Explicamos, acompanhe.
1. Base de cálculo
A base de cálculo para saber o markup é o custo de um produto ou de um serviço. Já a base de cálculo para saber a margem, é o valor total da venda.
Veja como fica cada situação.
Markup
Suponha que você precise definir o valor da venda de um produto que custou R$100 e você deseja obter um lucro de 50% em cima desse custo. Repetindo, você está pensando no lucro sobre o custo.
Neste cenário, os valores considerados são:
- Custo do produto: R$100;
- Lucro desejado em cima do custo: 50%;
- Markup de 50% do custo de R$100 é igual a R$50;
- Preço da venda: R$150.
Ou seja, o preço de venda do seu produto é de R$150, porque você definiu que desejava 50% de lucro sobre os custos – utilizando assim o método markup.
Margem
Já a margem de lucro considera o valor total da venda. Ou seja, seu cálculo não é baseado somente no custo, mas no preço final que o produto ou serviço foi vendido.
- Custo do produto: R$100;
- Valor da venda: R$150;
- Lucro: R$50;
- Margem de lucro, que é o lucro dividido pelo valor da venda, em porcentagem fica: 33,3%
Ou seja, a margem de lucro do seu produto que custou R$100 e foi vendido por R$150 é de 33,3%.
Margem x Markup
Resumindo, neste exemplo o markup é de 50% e a margem é de 33,3%. Geralmente, o markup é um percentual maior que o da margem. Por isso, é importante entender os momentos de utilizar um método ou outro.
Veja a seguir.
2. Momento de uso
Como vimos, o markup considera o custo enquanto a margem considera a receita – ou seja, o valor da venda. Por causa disso, cada técnica é aconselhada para diferentes situações.
Markup: quanto você quer lucrar
Usar o método markup é mais recomendado para quando você souber quanto deseja lucrar em cima dos custos.
Exemplos:
- Seus produtos custaram R$3 mil ao todo e você quer lucrar R$1,5 mil;
- Ou, outro caminho: você deseja ter um lucro de 50% em cima do que gastou no estoque.
Margem: por quanto precisa vender
Usar a margem é interessante para situações em que você tem que definir o preço final primeiro.
- Suponhamos que você queira vender seu produto por R$100 no máximo, e que deseja que a margem de lucro seja de pelo menos 20%;
- Com essas informações, você consegue descobrir qual o custo que o produto precisa ter;
- Assim, pode planejar como reduzir os custos do produto para atingir sua margem e preço de venda.
Margem ou Markup: qual é melhor?
Cada método traz um resultado e serve para um momento diferente, por isso a maioria dos especialistas recomenda utilizar os dois.
O markup é ideal para os estágios iniciais da precificação, garantindo que a venda do produto ou do serviço cubra as despesas e ainda possa gerar lucratividade.
Já a margem de lucro é interessante para entender a margem do negócio como um todo e descobrir oportunidades de melhorar custos sem alterar preço.
Ainda, a recomendação para precificar é unânime: considerar todos os custos é fundamental. Aqui entram não só os fixos e variáveis, mas também os impostos.
O Marcio Franco fez um vídeo bem legal comparando markup e margem de lucro. Vale a pena assistir para complementar sua leitura.
Qual a importância da precificação correta
A precificação correta é importante porque assim a empresa tem lucro, saúde financeira e competitividade.
Isso porque colocar o preço errado nos produtos ou serviços pode trazer prejuízo. Ao mesmo tempo, cobrar caro demais e ficar com o preço muito fora da curva do mercado significa não vender.
Além disso, utilizar métodos inteligentes de precificação permite que o empreendedor conheça mais sobre seu negócio e visualize oportunidades.
Perceber quais produtos têm melhor markup, verificar custos que podem ser reduzidos para aumentar a margem, criar metas de vendas e calcular o retorno sobre o investimento são algumas das vantagens adicionais de precificar adequadamente.
Como funciona o markup de vendas
O markup de vendas funciona como um método de precificação que vai considerar o lucro em cima dos custos.
Acontece da seguinte maneira: primeiro, é estipulada uma margem que o empreendedor deseja lucrar sobre os custos. Depois, soma-se o valor do custo mais o dessa margem. O resultado dessa conta é o preço de venda – ou seja, preço final.
Portanto, o markup é a porcentagem de lucro em cima do custo e o método permite chegar ao preço final.
Lembrando que ele é diferente da margem de lucro, como explicamos anteriormente aqui no artigo.
Para ficar ainda mais claro, vale a pena verificar a fórmula e o cálculo. Continue a leitura!
Qual é a fórmula do markup
Existem algumas maneiras diferentes de chegar ao markup. Separamos a fórmula mais clássica, veja:
Markup = (Preço de Venda – Custo / Custo) x 100
Na fórmula, cada item significa:
- Markup: a porcentagem que você deseja ter em cima dos custos;
- Preço de venda: o preço final do seu produto ou serviço;
- Custo: quanto o produto ou serviço custou para você.
Para calcular, basta aplicar os valores que você tem e descobrir o que você não tem. Quer entender? Vamos para os exemplos a seguir.
Como calcular o markup de vendas
Calcular o markup de vendas não é complicado – basta aplicar os valores que você conhece na fórmula e descobrir o que você ainda não conhece.
Vamos aos exemplos.
Exemplo 1: você quer descobrir a porcentagem do markup
Neste exemplo, o que você pretende descobrir é a porcentagem de markup do seu produto e serviço. Assim, precisa ter o preço de venda e o custo em mãos. Veja.
- Markup: ?
- Preço de venda: R$120
- Custo: R$85
- Fórmula: Markup = (Preço de Venda – Custo / Custo) x 100
Agora, como calcular:
- Markup = (120 – 85 / 85) x 100
- Markup = ( 35 / 85 ) x 100
- Markup = 0,41 x 100
- Markup = 41%
Seu markup neste exemplo seria de 41%.
Exemplo 2: você quer descobrir o preço de venda
Aqui, você sabe quanto seu produto custou e estipulou o lucro que gostaria de obter em cima desse custo – seu markup.
Agora, quer descobrir quanto significa essa porcentagem em reais para definir seu preço de venda, ou preço final.
- Markup: 35%
- Preço de venda: ?
- Custo: R$95
Como calcular
Nessa situação você tem duas opções. A primeira é substituir os valores na fórmula clássica e resolver a equação.
A segunda maneira de chegar ao resultado é descobrir diretamente quanto é a porcentagem e depois somá-la ao custo. A conta é feita em duas etapas.
Cálculo 1: Custo x Porcentagem Markup / 100 = Valor do Markup
Cálculo 2: Custo + Valor do Markup = Preço de Venda
Cálculo 1:
- 95 x 35 / 100 = Valor do Markup
- 3325 / 100 = Valor do Markup
- 33,25 = Valor do Markup
Cálculo 2:
- 95 + 33,25 = Preço de Venda
- 128,25 = Preço de Venda
Neste cenário, para obter um markup de 35% num produto que custou R$95 é necessário que o preço de venda seja de R$128,25.
Qual o valor ideal de markup
O valor ideal de markup é aquele que permite que você lucre e ao mesmo tempo garanta um bom custo-benefício ao consumidor.
Por isso, pode ser que para um determinado produto ou serviço o seu markup seja o dobro do que custou. Para outros, pode ser uma porcentagem menor, como por exemplo 25%.
O markup é uma ferramenta que pode ser usada isoladamente ou em conjunto com outras técnicas de precificação.
O importante é que você crie os preços de maneira inteligente, utilizando boas práticas.
Dicas para a precificação do produto
E por falar em boas práticas, separamos um resumo das principais. Veja estas dicas para precificar seus produtos e serviços adequadamente.
- Some todos os custos de insumos necessários para produzir seus produtos;
- Inclua custos de transporte, mão de obra e demais despesas operacionais – como energia elétrica – tanto para produtos quanto para serviços;
- Não esqueça de incluir os impostos que incidem sobre seu produto ou serviço para calcular o custo;
- Faça uma pesquisa de mercado sobre o quanto seus consumidores estão dispostos a investir no que você vende;
- Entenda o quanto sua concorrência cobra.
E aí, o que achou sobre o markup de vendas? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!
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