O que é markup de vendas e como calcular

05/10/2022
10 min de leitura
Equipe Dindim
05/10/2022
10 min de leitura

Entenda o conceito, por que é diferente de margem de lucro, qual fórmulas usar para descobrir o seu e muito mais!

Markup é um método para chegar ao preço de venda do seu produto ou do seu serviço. 

Basicamente, ele está centrado nos custos e ajuda o empreendedor a entender quanto pode lucrar em cima daquilo que já gastou. 

Mas, cuidado: falar em markup não é o mesmo que falar em margem de lucro.

Existem muitos conceitos e fórmulas para chegar ao preço do produto e apesar de parecer um universo muito grande e complexo, garantimos: é mais simples do que você imagina.

O foco é pensar em maneiras inteligentes de precificar e garantir a lucratividade e a saúde financeira do negócio.

Quer entender mais? Preparamos este conteúdo com tudo que você precisa saber. Confira!

O que é markup de vendas

Markup é um método de precificação que considera os custos do produto ou do serviço para chegar no preço final da venda.

Em outras palavras, o empreendedor soma quanto vai custar determinado item ou prestação de serviço e em cima desse valor acrescenta a margem markup – que dará o preço final.

Assim, se um produto tem o custo de R$100 e o preço de venda é de R$150, pode-se dizer que o markup é de 50%.

Para que serve o markup de vendas

O markup de vendas serve para descobrir o preço final, indicando quanto será o lucro sobre o custo.

Portanto, trata-se de uma ferramenta de precificação inteligente e que ajuda a gerir com mais segurança os resultados financeiros da empresa.

E neste ponto, você pode estar pensando que markup é igual a margem de lucro, certo? Mas, as duas técnicas são diferentes e vamos explicar a seguir.

Qual a diferença entre margem e markup

A diferença entre margem e markup é a base do cálculo e por isso o uso de cada método é aconselhado para diferentes momentos da precificação. Explicamos, acompanhe.

1. Base de cálculo

A base de cálculo para saber o markup é o custo de um produto ou de um serviço. Já a base de cálculo para saber a margem, é o valor total da venda.

Veja como fica cada situação.

Markup

Suponha que você precise definir o valor da venda de um produto que custou R$100 e você deseja obter um lucro de 50% em cima desse custo. Repetindo, você está pensando no lucro sobre o custo.

Neste cenário, os valores considerados são:

  • Custo do produto: R$100;
  • Lucro desejado em cima do custo: 50%;
  • Markup de 50% do custo de R$100 é igual a R$50;
  • Preço da venda: R$150.

Ou seja, o preço de venda do seu produto é de R$150, porque você definiu que desejava 50% de lucro sobre os custos – utilizando assim o método markup.

Margem

Já a margem de lucro considera o valor total da venda. Ou seja, seu cálculo não é baseado somente no custo, mas no preço final que o produto ou serviço foi vendido.

  • Custo do produto: R$100;
  • Valor da venda: R$150;
  • Lucro: R$50;
  • Margem de lucro, que é o lucro dividido pelo valor da venda, em porcentagem fica: 33,3%

Ou seja, a margem de lucro do seu produto que custou R$100 e foi vendido por R$150 é de 33,3%.

Margem x Markup

Resumindo, neste exemplo o markup é de 50% e a margem é de 33,3%. Geralmente, o markup é um percentual maior que o da margem. Por isso, é importante entender os momentos de utilizar um método ou outro.

Veja a seguir.

2. Momento de uso

Como vimos, o markup considera o custo enquanto a margem considera a receita – ou seja, o valor da venda. Por causa disso, cada técnica é aconselhada para diferentes situações.

Markup: quanto você quer lucrar

Usar o método markup é mais recomendado para quando você souber quanto deseja lucrar em cima dos custos.

Exemplos:

  • Seus produtos custaram R$3 mil ao todo e você quer lucrar R$1,5 mil;
  • Ou, outro caminho: você deseja ter um lucro de 50% em cima do que gastou no estoque. 

Margem: por quanto precisa vender

Usar a margem é interessante para situações em que você tem que definir o preço final primeiro.

  • Suponhamos que você queira vender seu produto por R$100 no máximo, e que deseja que a margem de lucro seja de pelo menos 20%;
  • Com essas informações, você consegue descobrir qual o custo que o produto precisa ter;
  • Assim, pode planejar como reduzir os custos do produto para atingir sua margem e preço de venda.

Margem ou Markup: qual é melhor?

Cada método traz um resultado e serve para um momento diferente, por isso a maioria dos especialistas recomenda utilizar os dois.

O markup é ideal para os estágios iniciais da precificação, garantindo que a venda do produto ou do serviço cubra as despesas e ainda possa gerar lucratividade. 

Já a margem de lucro é interessante para entender a margem do negócio como um todo e descobrir oportunidades de melhorar custos sem alterar preço.

Ainda, a recomendação para precificar é unânime: considerar todos os custos é fundamental. Aqui entram não só os fixos e variáveis, mas também os impostos. 

O Marcio Franco fez um vídeo bem legal comparando markup e margem de lucro. Vale a pena assistir para complementar sua leitura.

Qual a importância da precificação correta

A precificação correta é importante porque assim a empresa tem lucro, saúde financeira e competitividade.

Isso porque colocar o preço errado nos produtos ou serviços pode trazer prejuízo. Ao mesmo tempo, cobrar caro demais e ficar com o preço muito fora da curva do mercado significa não vender.

Além disso, utilizar métodos inteligentes de precificação permite que o empreendedor conheça mais sobre seu negócio e visualize oportunidades. 

Perceber quais produtos têm melhor markup, verificar custos que podem ser reduzidos para aumentar a margem, criar metas de vendas e calcular o retorno sobre o investimento são algumas das vantagens adicionais de precificar adequadamente. 

Como funciona o markup de vendas

O markup de vendas funciona como um método de precificação que vai considerar o lucro em cima dos custos.

Acontece da seguinte maneira: primeiro, é estipulada uma margem que o empreendedor deseja lucrar sobre os custos. Depois, soma-se o valor do custo mais o dessa margem. O resultado dessa conta é o preço de venda – ou seja, preço final.

Portanto, o markup é a porcentagem de lucro em cima do custo e o método permite chegar ao preço final.

Lembrando que ele é diferente da margem de lucro, como explicamos anteriormente aqui no artigo.

Para ficar ainda mais claro,  vale a pena verificar a fórmula e o cálculo. Continue a leitura!

Qual é a fórmula do markup

Existem algumas maneiras diferentes de chegar ao markup. Separamos a fórmula mais clássica, veja:

Markup = (Preço de Venda – Custo / Custo) x 100

Na fórmula, cada item significa:

  • Markup: a porcentagem que você deseja ter em cima dos custos;
  • Preço de venda: o preço final do seu produto ou serviço;
  • Custo: quanto o produto ou serviço custou para você.

Para calcular, basta aplicar os valores que você tem e descobrir o que você não tem. Quer entender? Vamos para os exemplos a seguir.

Como calcular o markup de vendas

Calcular o markup de vendas não é complicado – basta aplicar os valores que você conhece na fórmula e descobrir o que você ainda não conhece.

Vamos aos exemplos.

Exemplo 1: você quer descobrir a porcentagem do markup

Neste exemplo, o que você pretende descobrir é a porcentagem de markup do seu produto e serviço. Assim, precisa ter o preço de venda e o custo em mãos. Veja.

  • Markup: ?
  • Preço de venda: R$120
  • Custo: R$85
  • Fórmula: Markup = (Preço de Venda – Custo / Custo) x 100

Agora, como calcular:

  • Markup = (120 – 85 / 85) x 100
  • Markup = ( 35 / 85 ) x 100
  • Markup = 0,41 x 100
  • Markup = 41%

Seu markup neste exemplo seria de 41%.

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Exemplo 2: você quer descobrir o preço de venda

Aqui, você sabe quanto seu produto custou e estipulou o lucro que gostaria de obter em cima desse custo – seu markup. 

Agora, quer descobrir quanto significa essa porcentagem em reais para definir seu preço de venda, ou preço final.

  • Markup: 35%
  • Preço de venda: ?
  • Custo: R$95

Como calcular

Nessa situação você tem duas opções. A primeira é substituir os valores na fórmula clássica  e resolver a equação.

A segunda maneira de chegar ao resultado é descobrir diretamente quanto é a porcentagem e depois somá-la ao custo. A conta é feita em duas etapas.

Cálculo 1: Custo x Porcentagem Markup / 100 = Valor do Markup

Cálculo 2: Custo + Valor do Markup = Preço de Venda

Cálculo 1:

  • 95 x 35 / 100 = Valor do Markup
  • 3325 / 100 = Valor do Markup
  • 33,25 = Valor do Markup

 Cálculo 2:

  • 95 + 33,25 = Preço de Venda
  • 128,25 = Preço de Venda

Neste cenário, para obter um markup de 35% num produto que custou R$95 é necessário que o preço de venda seja de R$128,25.

Qual o valor ideal de markup

O valor ideal de markup é aquele que permite que você lucre e ao mesmo tempo garanta um bom custo-benefício ao consumidor.

Por isso, pode ser que para um determinado produto ou serviço o seu markup seja o dobro do que custou. Para outros, pode ser uma porcentagem menor, como por exemplo 25%.

O markup é uma ferramenta que pode ser usada isoladamente ou em conjunto com outras técnicas de precificação. 

O importante é que você crie os preços de maneira inteligente, utilizando boas práticas.

Dicas para a precificação do produto

E por falar em boas práticas, separamos um resumo das principais. Veja estas dicas para precificar seus produtos e serviços adequadamente.

  1. Some todos os custos de insumos necessários para produzir seus produtos;
  2. Inclua custos de transporte, mão de obra e demais despesas operacionais – como energia elétrica –  tanto para produtos quanto para serviços;
  3. Não esqueça de incluir os impostos que incidem sobre seu produto ou serviço para calcular o custo;
  4. Faça uma pesquisa de mercado sobre o quanto seus consumidores estão dispostos a investir no que você vende;
  5. Entenda o quanto sua concorrência cobra.

E aí, o que achou sobre o markup de vendas? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

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