Como vender pelo Instagram: dicas para sua loja vender mais!
Quer saber como vender pelo Instagram? Fica aqui com a gente pra aprender dindim por dindim!
Vender pelo Instagram já é uma realidade. A rede social vai além do compartilhamento de imagens e pode ser uma ótima vitrine para o seu negócio, seja ele físico ou online.
Confira nosso guia com as melhores dicas pra quem quer aprender como vender pelo Instagram e bombar o negócio nas redes sociais!
Anota aí o que você vai aprender:
- Primeiros passos no Instagram
- Como criar um Instagram comercial
- Como planejar conteúdo para o Instagram
- Como aumentar o engajamento no Instagram da sua marca
- Como usar melhor o Instagram Stories
- Como tirar boas fotos para o Instagram da loja
- Como colocar preço no Instagram
- Como analisar as métricas do Instagram
- Como fazer parcerias com influenciadores
- Como fazer anúncios no Instagram
- Sem tempo? A gente resume!
Primeiros passos no Instagram
O Instagram, WhatsApp e Facebook já não são mais apenas plataformas para seguir amigos e compartilhar momentos pessoais.
Elas também são palco para colocar em prática estratégias de vendas e conteúdo de empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas.
1. O primeiro passo, claro, é criar uma conta na rede social. E isso é realmente fácil. Você precisará apenas baixar o aplicativo do Instagram. Caso você tenha uma conta do Facebook, fica mais fácil utilizá-la. Do contrário, basta usar o número de seu telefone.
2. Na sequência, adicione seus contatos do Facebook e do telefone. Será importante para conseguir os primeiros seguidores. Coloque uma foto de perfil com o logo de sua empresa, clique em avançar e coloque uma descrição para sua loja.
3. Por fim, vá em configurações e mude seu perfil para empresa. Isso será importante para usar recursos de vendas, poder fazer anúncios e ter métricas sobre como o seu negócio está indo na rede social.
Como criar um Instagram comercial
Ao fazer o cadastro do seu negócio no Instagram, vá até as configurações, clique em “conta” e selecione a opção “mudar para conta profissional”.
Em seguida, será possível escolher entre um perfil de criador de conteúdo ou de empresa.
Conta de criado de conteúdo: é mais indicado para figuras públicas, produtores de conteúdo, artistas e influenciadores.
Conta de empresa: é a escolha certa para varejistas, negócios locais, marcas, organizações e prestadores de serviço.
Dica: crie uma biografia atraente para o seu perfil
Aposte em uma biografia bem escrita que conte de forma resumida o propósito do seu negócio.
Também é importante ter uma foto foto de perfil, que pode ser o logo da empresa. Se você tiver um site próprio ou outra rede social que gostaria de divulgar, é possível colocar um link externo no final do texto principal.
Quer começar um negócio, mas o dindim tá curto? Temos um e-book pra você!
Como planejar conteúdo para o Instagram
O planejamento é essencial na vida do pequeno empreendedor. E ele também deve estar presente na atuação do seu negócio nas redes sociais.
Montar um plano de conteúdo inclui pensar sobre o que será divulgado, de que forma e com qual frequência. Você pode montar uma planilha com as datas de cada uma das publicações futuras. Tente se antecipar ao máximo com planejamentos mensais ou até mais espaçados, quando possível.
Humanize sua marca
A relevância do conteúdo é uma peça importantíssima no seu trabalho de vender mais pelo Instagram.
Pense que a rede social é uma vitrine do seu negócio, com as postagens de produtos, mas não se esqueça que ela também poderá ser explorada para humanizar a sua marca.
Conte sobre o dia a dia da empresa (com fotos caprichadas!), fale sobre como ela surgiu e com qual propósito.
Crie conteúdo para o seu nicho
Também é possível explorar assuntos que podem ser interessantes para o público e que estão relacionados à sua área de atuação.
Por exemplo: se você vende roupas, por que não explicar um pouquinho mais sobre determinado tecido para os seguidores?
Se antecipe
Além de definir o conteúdo, tentar se antecipar quanto à produção dos posts também pode ser uma boa estratégia para o dono do negócio que toma conta das próprias redes sociais.
Desta forma, será mais difícil sair do cronograma por causa de algum imprevisto no dia a dia.
Seja frequente
A frequência de postagens é um dos fatores que podem tornar o seu perfil relevante e fazer com que as publicações tenham maior alcance de público.
Fazer um post por dia pode ser o ideal, mas é preciso conhecer o seu público-alvo para determinar a frequência correta.
Encontre o conteúdo certo
O Instagram é uma rede social de imagens. E, portanto, não tem jeito: você precisara de uma câmera boa.
Se você não tem um celular com uma e pretende investir bastante na rede social, talvez seja hora de comprar um — ou, ao menos, pegar emprestado de alguém.
Claro que uma câmera boa sozinha não faz milagres. As fotos ou vídeos precisam estar bonitas e dialogando com o público.
Por isso, faça uma pesquisa dos seus concorrentes, veja como são as fotos deles, o que os clientes estão achando e inspire-se nos melhores.
Vídeo: como fazer uma planilha de conteúdo
A Dóris Baumer fez um vídeo ensinando como fazer uma planilha de conteúdo para as redes sociais. Confira!
Como aumentar o engajamento no Instagram da sua marca
Assim como no plano de negócios e na busca de clientes para uma loja física, focar no público-alvo também deve ser uma estratégia no Instagram.
Ter seguidores que realmente se interessam pelos seus produtos ou serviço aumenta as chances de concretizar vendas. Ou seja, nem sempre ser seguido por muitas pessoas na rede social é um indício de sucesso.
Interaja com o público
É importante interagir com o público, e uma das formas de manter esse bom relacionamento é tentar responder a todos os comentários nas redes – principalmente aqueles com dúvidas em relação ao negócio.
Além de conquistar novos seguidores também é essencial engajar aqueles que já seguem o perfil do seu negócio.
Conhecendo seu público, não tenha vergonha de pedir que eles façam posts com avaliações sobre os produtos ou serviços que compraram e que curtam ou compartilhem as suas publicações.
Também é comum fazer perguntas nos próprio posts para que as respostas sejam dadas nos comentários.
Aproveite o Instagram Stories
O Instagram stories permite que publicações fiquem disponíveis por apenas 24 horas para os usuários.
Nelas é possível compartilhar fotos, vídeos, gifs e ainda explorar efeitos do próprio recurso, como boomerang, ao vivo e contagem regressiva.
Aproveite mais esse meio de compartilhar informações com o seu cliente com criatividade, seja para divulgar serviços e produtos, contar a história da empresa, falar sobre novidades ou mostrar os bastidores do negócio.
Use hashtags de qualidade
Também procure usar hashtags de qualidade. Faça uma pesquisa de palavras-chaves (pode ser no próprio Instagram) para ver se há muitas marcações sobre o assunto.
Faça promoções
Quando puder, use o Instagram para fazer promoções.
Uma estratégia bastante utilizada é fazer um sorteio de produto ou serviço no qual as pessoas participam curtindo a postagem e marcando o nome de amigos nos comentários.
Lembre-se ser sempre muito claro sobre as regras de participação.
Como usar melhor o Instagram Stories
É sempre bom lembrar que o Instagram não vive apenas de publicações na linha do tempo. E para criar um conteúdo criativo no stories você pode seguir algumas dicas.
Use a câmera do celular
Quando for gravar um vídeo, ou uma foto, o ideal é que você capture a imagem com o aplicativo de câmera do celular e depois importe a foto para a rede social.
Isso é especialmente válido se for usar o modo Stories, que tende a diminuir a qualidade da imagem.
Cuidado com a duração
Outro cuidado importante no Stories é a duração do tempo do vídeo. Enquanto na linha do tempo ele pode ter duração de um minuto, no Stories é de apenas 15 segundos.
Crie destaques
Uma das funcionalidades do Instagram permite guardar os stories em seleções separadas.
Isso faz com que a publicação que inicialmente ficaria apenas 24 horas disponível possa ser vista pelos usuários a qualquer momento diretamente no perfil do seu negócio.
Os chamados destaques são bons para informar o cliente.
- É possível fazer uma série de stories sobre o funcionamento da loja: horário, locais atendidos e formas de entrega são alguns exemplos.
- Separe outro com as informações sobre os produtos ou serviços oferecidos – como o cardápio, para quem tem um restaurante, bar ou entrega marmitas congeladas.
- Separar os tipos de produtos também é uma maneira de usar os destaques. Faça uma seleção para cada um dos principais itens do seu negócio, como um catálogo. Essa organização pode ser o começo de uma loja virtual.
- Para criar uma categoria fixa, basta ir ao seu perfil e lá haverá um ícone de “+”, escrito “novo”. Basta clicar, selecionar os Stories e ir em “Avançar”.
Confira um vídeo com dicas pra fazer stories criativos e bonitos.
Como tirar boas fotos para o Instagram da loja
Tirar boas fotos é uma das maiores prioridades que um negócio que quer vender mais no Instagram deve ter.
A rede social foi criada para o compartilhamento de fotos. Assim, as pessoas prestam muito mais atenção nas imagens com boa qualidade.
Mas não se assuste com isso, porque não é preciso ter máquina fotográfica profissional, já que muitos celular cumprem bem a função de tirar boas fotos. Confira algumas dicas:
- Fique atento aos detalhes que podem deixar a imagem ainda melhor, como a iluminação.
- Procure não tirar fotos em locais muito escuros e evite reflexos provocados pela luz do ambiente no produto.
- O recurso de aproximação dos celulares, o chamado zoom, também pode prejudicar a qualidade da foto. Prefira chegar mais perto do objeto ou da cena.
- Quando possível, pense e capriche na composição da imagem: fundo e outros elementos que podem aparecer na foto, por exemplo.
- Para fazer ainda melhor, crie um conceito para as suas publicações. Muitas empresas apostam em um feed de fotos harmônico, com composições padronizadas pelas cores da marca ou por outra característica.
Olha que legal o vídeo do Asaph Guedes com dicas de como tirar foto de produto para o Instagram:
Como colocar preço no Instagram
O perfil do Instagram para empresas permite que o pequeno empreendedor coloque preços em fotos divulgadas no feed.
Ao clicar na imagem, o valor aparecerá para o seguidor em uma espécie de etiqueta, que poderá direcionar o cliente diretamente para a página de compra. Essa estratégia é importante para aumentar as vendas.
Sem o preço e o direcionamento para o site da empresa, o consumidor pode olhar para um produto, se interessar, mas não efetivamente efetuar a compra.
É preciso ficar atento, porém, às regras do Instagram para quem quer vender na plataforma. Confira valores cobrados e as políticas de liberação do botão “comprar agora”.
Outra possibilidade é colocar os valores diretamente no texto da imagem, assim como as informações de compra nos destaques dos stories para ajudar o cliente a conseguir comprar e pagar seus produtos.
Quanto mais fácil esse caminho, maiores as chances de o consumidor percorrê-lo com sucesso.
No vídeo abaixo você aprende como colocar a tag de preço no Instagram. 😉
Como analisar as métricas do Instagram
Planejar, postar, engajar e acompanhar. A dinâmica nas redes sociais pode facilmente mudar com o tempo e com o surgimento de novas ferramentas. Por isso, é importante sempre acompanhar os resultados dos esforços colocados nas plataformas.
Medir o sucesso das publicações também é uma forma de melhorar ou manter estratégias que estão conquistando o público.
O Instagram conta com relatórios nas contas comerciais com informações sobre atividades, conteúdo e público.
É possível conferir o número de interações e impressões dos usuários, cliques no link disponível na biografia, visitas ao perfil e o crescimento dos seguidores.
Use os dados para criar novas e desafiadoras metas de alcance para aumentar as vendas pela rede social.
Como fazer parcerias com influenciadores
Fazer parcerias com influenciadores da sua região pode ser uma ótima oportunidade de vender mais pelo Instagram.
O chamado marketing de influência pode ser uma realidade até mesmo para pequenos negócios, com parcerias com perfis relacionados ao seu negócio que poderiam divulgar os produtos ou serviços para alcançar novos seguidores.
A troca pode ser feita com perfis comerciais ou com pessoas influentes que topem receber um dos seus produtos para provar ou testar, ou apenas divulgá-los.
Esse tipo de estratégia funciona principalmente porque as pessoas compram com mais facilidade aquilo que outro já comprou e avaliou.
As boas recomendações – o famoso boca a boca – são muito importantes para qualquer empresa.
Com as redes sociais, aqueles que têm muito seguidores são capazes de influenciar ainda mais as vendas de um produto ou serviço.
Como fazer anúncios no Instagram
O uso da internet e das redes sociais pelas pequenas empresas é uma forma de chegar aos clientes e fazer boa propaganda do negócio sem gastar muito dinheiro.
Antes disso, os anúncios ficavam limitados aos veículos impressos ou à televisão e ao rádio, por exemplo, o que nem sempre estava ao alcance de todos os microempreendedores.
No Instagram, o público orgânico de uma publicação é contado pelo número de pessoas que viram uma imagem sem a ajuda de um anúncio.
Para chegar a mais possíveis clientes, a plataforma oferece opções de propagandas pagas, que podem ser divulgadas nos stories, por foto, vídeo, carrossel ou coleção.
Assim como a forma de divulgação do anúncio, os valores também variam. Você pode colocar um orçamento máximo que quer gastar com as propagandas.
Lembre-se de analisar a situação financeira da empresa antes de contratar o serviço, ok?
Acompanhe o vídeo da Rebecca Melo pra aprender o passo a passo de como fazer um anúncio no Instagram:
Sem tempo? A gente resume!
- Para saber como vender pelo Instagram é preciso começar com a criação de uma conta comercial.
- Com as ferramentas comerciais do Instagram é possível conhecer melhor os seguidores do perfil do seu negócio, acompanhar o desempenho das publicações, criar promoções direcionadas aos seus clientes e, claro, abrir um novo canal de contato para que os consumidores falem com a sua empresa pela plataforma.
- Atenção à qualidade das fotos e relevância de conteúdo para o seu público-alvo também são essenciais.
- Cada vez mais pessoas estão usando o Stories, que são aqueles círculos que ficam no topo da tela e mostram as imagens por apenas 24 horas.
Achou que tinha acabado? Ainda tem um vídeo com as Top Dicas pra você aprender a vender mais pelo Instagram!
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