Como vender pelo WhatsApp: dicas para turbinar suas vendas!

08/07/2021
9 min de leitura
Equipe Dindim
08/07/2021
9 min de leitura

Muitos pequenos negócios já estão aproveitando o WhatsApp para vender mais. Confira as dicas e aprenda o que é e como vender pelo WhatsApp Business!

O WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários ativos. Além da vantagem de estar presente no celular de muitos brasileiros, o WhatsApp ainda conta com configurações exclusivas para as empresas.

Médicos, dentistas e salões de beleza, por exemplo, já oferecem a opção de agendar um horário pelo WhatsApp.

Para você não ficar fora dessa, preparamos algumas dicas essenciais para você começar a usar o WhatsApp no seu negócio, aproveitando as melhores vantagens que ele oferece. Vem com a gente aprender dindim por dindim!

O que é WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo voltada para pequenos empreendedores. Ela é a melhor opção para quem quer atender os clientes pelo app.

A plataforma permite que você crie um perfil comercial com as informações úteis para os clientes.

Mas as facilidades não param por aí.

É possível salvar mensagens para enviar respostas rápidas àquelas perguntas que os consumidores sempre fazem, como o horário de funcionamento, os ingredientes de uma receita ou o prazo de entrega, por exemplo. 

📱 Com o WhatsApp Business é possível personalizar o perfil do negócio com informações importantes, como endereço, horário de funcionamento e outros canais de contato.

Quais as vantagens do WhatsApp Business

Organização

O WhatsApp Business tem recursos de organização que permitem que os contatos e as conversas sejam etiquetadas e, assim, encontradas com mais facilidade.

Você pode adicionar qualquer tag no aplicativo. Algumas dicas são usar diferentes marcações para pedidos finalizados, pedidos em andamento, novos clientes e clientes recorrentes.

Mensagens automáticas

Se você não quer deixar o cliente sem resposta, mesmo que esteja fora do seu horário de expediente, também pode aproveitar a função das mensagens automáticas.

Quando o cliente manda alguma coisa para o seu perfil, elas são imediatamente enviadas. Coloque mensagens de ausência ou de boas-vindas para que o cliente aguarde o atendimento e conheça a sua empresa.

Como configurar o WhatsApp Business no seu celular

Gosteu do WhatsApp Business? Então confira o vídeo abaixo para aprender passo a passo como configurar o WhatsApp Business no seu celular.

Posso usar o WhatsApp pessoal no WhatsApp Business?

Muitas pessoas têm dúvida sobre se é possível utilizar o mesmo número com uma conta no WhatsApp pessoal e no WhatsApp Business. Mas essa opção não está disponível.

Ou seja, ao baixar o app para empresas, você terá que escolher migrar todos os seus dados de conversas para ele, caso trabalhe apenas com um número.

10 dicas de como vender pelo WhatsApp

Não é preciso ter um celular apenas para uso comercial ou obrigatoriamente usar o WhatsApp Business para vender pelo aplicativo.

Mas lembre-se que o WhatsApp foi desenvolvido especialmente para atender as necessidades de quem precisa usar o app como uma ferramenta de venda.

Acompanhe nossas dicas de como vender pelo WhatsApp!

Pessoa vendendo pelo WhatsApp no celular

1. Cuide da identidade digital

Você não precisa comprar um celular específico para usar profissionalmente, mas se for usar o aparelho pessoal, é legal ter o cuidado de deixar pelo menos a foto do perfil com o logotipo do seu negócio.

Além de transmitir profissionalismo, facilita para o cliente, que não corre o risco de achar que errou o número, ao se deparar com a foto e o nome de uma pessoa.

Também é importante manter o perfil atualizado. Caso faça qualquer alteração no seu horário de funcionamento, como a mudança de linha fixa de telefone ou de endereço, atualize as informações também no WhatsApp.

2. Organize os contatos

Outra dica valiosa é salvar os contatos dos clientes no seu celular colocando além do nome dele, o produto que ele está interessado.

Desta forma, além de você não se perder e arriscar confundir as conversas, pode usar as “listas de transmissão” para falar com todos aqueles contatos que se interessaram por um determinado produto de uma vez só, para anunciar que ele entrou em promoção, por exemplo.

3. Crie estratégias de disparo de mensagens

Falando em listas de transmissão, use esse recurso do WhatsApp para enviar uma mesma mensagem para um grupo de clientes.

Monte um planejamento com conteúdos que serão disparados ao longo de um mês, por exemplo.

É possível falar de novos produtos, mudanças no funcionamento e até promoções.

Apesar de ser uma mensagem para várias pessoas, é possível montar grupos para personalizar o que o seu negócio tem a oferecer para os diferentes tipos de clientes.

Fique atento: para que as mensagens disparadas pelo recurso das listas de transmissão realmente cheguem para os clientes é indispensável que eles tenham o contato do seu negócio salvo no celular – assim como o número de cada consumidor também deve estar no seu aparelho.

Ou seja, converse com o cliente e fale para que ele salve o contato da sua empresa caso queira receber as novidades!

4. Participe de grupos regionais do WhatsApp

Para falar com os seus clientes, além das mensagens diretas, também vale a pena estar em alguns grupos estratégicos, como os de bairro, condomínio ou cidade, que estejam ou não relacionado ao seu tipo de negócio.

Lembre-se de respeitar as regras de cada grupo: não faça propagandas quando elas não forem permitidas. Isso pode mais prejudicar o seu negócio e espantar clientes do que conquistá-los. 

5. Aproveite o status do WhatsApp

Você sabia que pode usar o status do WhatsApp para vender mais? Assim como o stories do Instagram, a função do status no aplicativo é permitir que conteúdos publicados permaneçam abertos para o público em um período de 24 horas.

Podendo receber textos, fotos, vídeos e GIFs animados, a ferramenta também é um canal de divulgação do seu negócio entre os clientes que têm  contato da empresa salvo no celular.

Para usar o status do WhatsApp de maneira eficiente, seja criativo e compartilhe boas imagens.

Quando possível, mostre os bastidores do seu negócio e monte narrativas com a sequência de posts.

Também é possível usar plataformas de design gratuitas como o Canvas para montar layouts que funcionam como panfletos digitais e compartilhá-los no app.

6. Facilite o pagamento no WhatsApp

Ao fechar um negócio pelo WhatsApp, é importante que o próximo passo também seja facilitado para o cliente. Quando mais opções de pagamentos você oferecer, melhor.

Para pagar ali mesmo, a um clique no aplicativo, é possível oferecer um link de pagamento. O consumidor vai acessar a página e pagar a compra que fez de forma rápida e segura.

7. Esteja disponível

O atendimento ao cliente é um dos pilares fundamentais para um negócio dar certo.

Quando é online, também não é diferente. Portanto, esteja realmente disponível para tirar dúvidas e resolver os problemas dos clientes assim que começar a usar o WhatsApp para vender mais.

Não deixe os consumidores sem respostas durante muito tempo. Quando os nossos clientes falam com a gente, precisam ter a sensação de que o atendimento é mais fácil, prático e rápido do que se fosse ao vivo ou por telefone.

É claro que você não precisa responder mensagens de madrugada, mas é legal respondê-las na manhã seguinte.

Além disso, é importante que o atendimento seja personalizado e humano, para que o cliente perceba que do outro lado da tela tem alguém realmente preocupado em sanar suas dúvidas e ajudá-lo com o processo de compra.

8. Faça um atendimento especial

Além da presença, a forma como você trata o cliente também continua sendo importantíssima pelo aplicativo de mensagem.

Seja sempre educado e compreensivo, mesmo quando o consumidor parecer alterado por algum problema. Mostre que você está ali para ajudá-lo.

9. Capriche na divulgação

Agora que você começou a vender pelo WhatsApp, você precisa divulgá-lo em todos os pontos de contato do seu negócio para que seus potenciais clientes saibam que também podem falar com você por lá.

Além de publicar em todas as redes sociais, você pode atualizar o seu site e também fazer um novo cartão de visitas, colocando o símbolo do aplicativo seguido do número do seu celular.

Uma ideia legal para estimular as vendas no seu novo canal é oferecer um desconto ou um brinde especial para quem comprar usando o aplicativo.

10. Cuide do pós-venda

Além de usar o aplicativo para vender, é interessante usá-lo também para trabalhar o relacionamento com os clientes e fidelizá-los, para que eles voltem a comprar com você.

Depois que um cliente comprou o seu produto, você pode oferecer novas promoções que também possam interessar a ele e aproveitar para perguntar se foi tudo bem com a entrega e se o produto está funcionando como o esperado.

11. Aceite cartões

Quando você for fazer suas entregas ou encontrar a pessoa para realizar a venda, é muito possível que ela esteja sem dinheiro — afinal, cada vez mais pessoas andam com cartões por aí.

Além disso, é importante vender parcelado, o que pode facilitar bastante a vida do cliente e te ajudar a vender mais. Portanto, sempre informe já no WhatsApp que você aceita cartões e em quantas vezes topa parcelar.

A SumUp, idealizadora do Dindim por dindim, oferece máquinas de cartão. Elas são sem aluguel e não tem letrinha miúda.

  • SumUp Top é um maquininha de cartão que funciona conectado ao seu celular.
  • A SumUp On é uma maquininha com conexão própria, porque possui um chip 3G e também se conecta ao wi-fi.
  • SumUp Total também possui conexão própria, mas é uma máquina de cartão com bobina, para quem prefere oferecer o comprovante da compra em papel.

Gostou de aprender como vender pelo WhatsApp? Conta pra gente nos comentários!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui