Como economizar energia: dicas para gastar menos na conta

19/08/2021
7 min de leitura
Equipe Dindim
19/08/2021
7 min de leitura

Quer economizar na conta? Respondemos as principais dúvidas sobre como economizar energia. Vem aprender o que é a bandeira vermelha e em quais horários a energia fica mais barata!

A conta de luz no Brasil ficou mais cara depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste da bandeira vermelha.

Pensando em como economizar energia (e também dindim!) nesse momento, selecionamos algumas práticas do dia a dia que podem ajudar você a equilibrar as contas no final do mês!

O que é o reajuste da bandeira vermelha

O reajuste da bandeira vermelha é uma cobrança adicional feita nas contas de luz quando acontece um aumento no custo de produção de energia.

Atualmente, o Brasil inteiro está na bandeira vermelha e deve permanecer assim até novembro de 2021.

Com o reajuste da Aneel, a cobrança extra na conta de luz que chega para nós passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos. Isso significa um aumento de 52%.

Qual a importância de economizar energia elétrica

A gente nem precisa pensar muito pra lembrar que a energia elétrica é essencial pra várias coisas no nosso dia a dia, especialmente em casa: iluminação, chuveiro, geladeira, wi-fi…

Por ser tão útil, a ideia é que esse consumo seja o mais estratégico possível. Ao pensar em um bom plano de economia de energia elétrica, você contribui com o seu bolso e o meio-ambiente. Vamos lá?

Como economizar na conta de luz

A notícia é boa pra quem quer saber como economizar na conta de luz. Existem muitas opções para melhorar o consumo através de pequenas práticas do dia a dia mesmo.

Não é preciso grandes reformas estruturais da sua casa ou mesmo do seu estabelecimento comercial.

Aproveitar a luz natural que vem da janela, usar lâmpadas de LED para a iluminação, evitar deixar aparelhos eletrônicos no “modo espera” ou carregando sem necessidade, entre outras medidas já ajuda muito. 

Como economizar energia com ar condicionado

O ar condicionado também é um aparelho que deve ser pensado se o plano é economia de energia. Para te ajudar a economizar com o ar condicionado, algumas ideias são:

  • Evite temperaturas muito frias (23°C costuma ser o ideal)
  • Mantenha portas fechadas para evitar a saída do ar frio (assim você não precisa ligar o ar condicionado toda hora)
  • Use e abuse do Timer e função Sleep
  • Desligue o ar sempre que sair do ambiente (você não vai usá-lo mesmo)

Como economizar energia no chuveiro

O tempo do banho também pode ajudar a melhorar os custos da conta de luz.

Isso porque quanto menor os minutos embaixo do chuveiro elétrico, menor os kWh gastos.

Então a dica para economizar energia no chuveiro são os famosos banhos rápidos. Nada de ficar enrolando. Vale também usar o modo “verão” e “morno” em dias que estão mais quentes.

➡️ Confira o vídeo do Elias Freitas com dicas de como fazer o chuveiro economizar até 50% de energia.

Como fazer a geladeira economizar energia

Dentro da cozinha, a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais demanda consumo de energia. Confira algumas dicas pra melhorar esse consumo.

Verifique a vedação

A primeira dica de como fazer a geladeira economizar energia é conferir se a sua geladeira precisa de algum reparo na vedação – aquela borracha que isola o ar gelado do eletrodoméstico.

Geralmente, quando a geladeira está com defeito na vedação, a troca de calor é mais exigida e, consequentemente, pede-se mais energia por parte da geladeira – o que aumenta o valor da conta de luz.

Não coloque perto do fogão

Dependendo da disposição dos objetos da sua cozinha ou do local onde está a sua geladeira, procure não colocá-la perto de fogões ou da luz solar direta. E aquela dica clássica: evite abrir e fechar a geladeira toda hora!

Como economizar energia com freezer

Se o seu freezer está separado da geladeira, vale mantê-lo ligado somente quando for utilizá-lo. 

Assim como a geladeira, o freezer também deve ficar longe de fogões e da luz solar. Se possível, evite abrir e fechar a porta dele também.

Não é recomendado desligar o freezer à noite para ligá-lo somente no dia seguinte. Além de colocar em risco os produtos armazenados, essa prática gasta mais energia do que economiza.

Como economizar energia com máquina de lavar roupas

Quem possui máquina de lavar, sabe que ela tem um peso fundamental na conta de luz. Mas existem alternativas para economizar energia com a máquina de lavar roupas. Listamos algumas:

Não lave roupas de pingado

Procure juntar alguns montes estratégicos e lave ao longo da semana. Isso ajuda a economizar água e energia da máquina.

Use bons produtos

Use produtos que realmente consigam limpar a roupa. Assim você não precisa repetir o processo de lavagem.

Ative o modo econômico

Lembre-se de ativar o modo econômico, os ciclos curtos e todas as opções de economia da máquina.

Priorize a água fria

Se a sua máquina tiver a opção de água quente, utilize somente quando for necessário e priorize a água fria.

Limpe o filtro

Não esqueça de limpar o filtro com uma certa frequência. Isso ajuda o bom rendimento da máquina e também que você não precise repetir a lavagem.

Vídeo: 7 coisas que fazem você gastar mais energia

A Nath Arcuri, do Me Poupe, fez um vídeo muito legal com com 7 coisas que fazem você gastar mais energia e que você nem sabia. Vale a pena assistir pra complementar a leitura!

Qual o horário a energia é mais barata

Você sabia que existe um horário em que a energia é mais barata no Brasil? É o chamado horário de ponta.

Na verdade, não é um horário específico, mas sim um período do dia em que o consumo de energia fica mais barato por haver um pico na demanda por energia elétrica no país.

A faixa de horário de energia mais barata é das 18h às 21h. Vale lembrar, porém, que esse período pode variar de estado para estado e conforme a distribuidora de energia que atua no local onde você está.

Vamos conferir alguns?

Qual horário a energia é mais barata Enel

A Enel orienta, em sua cartilha ao consumidor, que a energia é mais barata no horário das 18h às 21h. Isso vale de segunda a sexta-feira, com exceção do sábados, domingos e feriados nacionais.

Qual horário a energia é mais barata CPFL

A CPFL considera o horário de ponta, como é chamado o horário em que a energia é mais barata, a faixa das 18h às 21h.

A fornecedora de energia, porém, não cita em sua cartilha ao consumidor se a energia mais barata vale para os sete dias da semana ou se há exceções.

Qual horário a energia é mais barata Energisa

A Energisa também aplica um horário em que a energia é mais barata: das 18 às 21h. A exceção aplica-se aos sábados, domingos, terça-feira de carnaval, sexta-feira da Paixão, Corpus Christi e feriados nacionais listados na cartilha da distribuidora.

Web Stories: Como economizar energia

Gostou das nossas dicas de como economizar energia? Conta pra gente nos comentários!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui