Declarei o Imposto de Renda mas não paguei o DARF: e agora?

26/05/2022
6 min de leitura
Equipe Dindim
26/05/2022
6 min de leitura

Veja como emitir um DARF atualizado, como pagar pela internet e o que acontece se não declarar o Imposto de Renda!

Se você declarou o Imposto de Renda, mas não pagou o DARF, provavelmente está se perguntando sobre o que deve fazer agora. Acertamos? 

E a resposta é bem mais simples do que você imagina.

Explicamos dindim por dindim e nossa dica é: leia este artigo até o final e deixe suas obrigações como Fisco em dia o quanto antes! Vamos lá?

Qual o prazo para pagar o DARF

O prazo para pagar o DARF de 2022 é 31 de maio, que também é o último dia para fazer a declaração do Imposto de Renda.

Isso significa que aqueles que declaram Imposto de Renda, e precisam pagar algum valor para a Receita Federal, devem emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e pagar o valor integral ou da primeira parcela até o último dia de maio.

Pode parcelar o IR devido?

Sim, você pode parcelar o Imposto de Renda devido à Receita Federal seguindo alguns requisitos:

  • O imposto a pagar precisa ser superior a 100 reais;
  • A parcela mínima é de 50 reais;
  • O máximo de parcelas é em 8 vezes.

Ou seja: se você precisa pagar 300 reais de Imposto de Renda, não poderá parcelar nas 8 vezes disponíveis porque dessa maneira cada parcela ficaria menor que o mínimo permitido.

Nesse exemplo, o máximo de parcelas possíveis seria 6.

Da mesma forma, se o total do seu imposto é de 95 reais, não poderá ser parcelado. Apenas valores acima de 100 reais são divididos.

Outro ponto importante é que o valor do imposto devido não pode ser inferior a 10 reais. Caso seja, ele será somado ao valor devido do próximo ano.

Curiosidade: as parcelas do DARF são chamadas de cotas.

Declarei o Imposto de Renda, mas não paguei o DARF, o que eu faço?

Se você não pagou o DARF na data de vencimento, precisa emitir um novo Documento de Arrecadação na Receita Federal. 

Em outras palavras, é necessário emitir um boleto novo no programa que você utilizou para enviar seu Imposto de Renda para a Receita ou numa plataforma específica e simplificada, também da Receita, chamada Sicalc. Mais abaixo explicamos o passo a passo.

Essa nova guia de pagamento vem com uma nova data de vencimento e o valor já acrescido de multas e juros pelo atraso.

A Alice Porto fez um vídeo explicando como gerar o boleto DARF em atraso, vale a pena assistir pra compartilhar sua leitura!

Qual os juros e multas de DARF em atraso

A multa por atraso do pagamento do DARF pode chegar a 20% do imposto devido, mais juros de 1% ao mês, a partir do mês seguinte ao vencimento do boleto. 

O que acontece se não pagar o DARF do Imposto de Renda

Quem não paga o Imposto de Renda tem seu CPF bloqueado, o que impede de abrir conta bancária, tirar passaporte, pegar empréstimo e fazer uma série de outras coisas importantes a qualquer cidadão.

Empresas que não declaram Imposto de Renda também correm o risco de terem bens bloqueados e de serem acusadas de sonegação fiscal, o que é crime e pode até resultar em prisão para os responsáveis.

Como pagar DARF em atraso pela internet: passo a passo

Pagar o DARF em atraso pela internet não é tão difícil quanto parece. Entenda o passo a passo abaixo. 

Passo 01: acesse o site da Receita Federal

A forma mais simples e segura de pagar DARF em atraso pela internet é emitir um novo documento na plataforma da Receita Federal própria para pagamentos atrasados, que se chama Sicalc.

Nela, basta informar os dados da sua DARF vencida – como valor e código da Receita. Automaticamente um novo documento é gerado com os valores de multa e juros atualizados.

Passo 02: faça login no seu banco

Com o DARF atualizado em mãos, faça login no seu banco.

Passo 03: selecione a opção referente ao DARF e preencha

Cada banco tem um caminho diferente, mas de um modo geral a lógica é parecida em todas as instituições.

Isso significa que os nomes podem variar, mas basicamente você deve selecionar as opções de: pagamentos > impostos e tributos > DARF.

O DARF em atraso não vem com um código de barras, então você precisa preencher manualmente as informações solicitadas pelo banco. Elas estão descritas no seu novo DARF.

Depois de preenchido, basta confirmar e pagar. 

Quer saber como organizar seu dinheiro e começar a poupar? Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Como regularizar o Imposto de Renda atrasado?

Para regularizar o Imposto de Renda atrasado em até no máximo 5 anos, basta utilizar o programa da Receita Federal para gerar e enviar a declaração ao Fisco. 

Preencha normalmente com as informações referentes ao ano que você está declarando.

Vale lembrar que há uma multa de aproximadamente 164 reais por entregar a declaração atrasada – independentemente de o contribuinte ter ou não impostos a pagar.

E se tiver impostos a pagar, além da multa pelo atraso da declaração em si, haverá o DARF atualizado com o imposto devido somado aos valores de multa e juros referentes ao pagamento do tributo fora do prazo.

Para Imposto de Renda atrasado com mais de cinco anos, o contribuinte precisa ir até um posto de atendimento da Receita Federal em sua cidade ou região.

Gostou de aprender como emitir um DARF atualizado? Conta pra gente nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui