A importância da comunicação na venda: aprenda tudo!

20/12/2022
6 min de leitura
Equipe Dindim
20/12/2022
6 min de leitura

Veja qual o papel da comunicação nos resultados, entenda formas de comunicar e boas práticas.

A comunicação em vendas é um dos principais elementos de sucesso da empresa. 

E o motivo é muito simples: comunicar-se permite que o cliente conheça seu negócio, confie na sua marca e consuma seus produtos ou serviços.

Percebe como ela é essencial?

E se você está se perguntando como fazer uma boa comunicação em vendas, está no lugar certo. Preparamos este artigo com os principais pontos para você aprender e praticar. Acompanhe!

O que é a comunicação em vendas

A comunicação em vendas é o conjunto de ações que uma empresa deve executar para atrair clientes, vender mais e fidelizar o consumidor.

Por isso, a comunicação em vendas vai desde compreender o público alvo até resolver os problemas dele no pós-venda.

Na sequência deste artigo, entenda como acontecem essas ações de comunicação.

Formas de comunicação com o cliente

Existem várias formas de se comunicar com o cliente e separamos algumas das principais aqui. Confira.

Conteúdo, divulgação e diálogo nas plataformas digitais

Site, blog, redes sociais e anúncios em páginas de pesquisa são plataformas digitais que permitem uma eficiente comunicação focada em vendas.

Além de divulgar produtos e serviços, nesses canais é possível oferecer conteúdo informativo para que o cliente perceba sua autoridade no assunto.

É uma maneira de se comunicar com o consumidor no nível da descoberta, recíproca e confiança. Ou seja, ela vai descobrir que você existe e pode passar a confiar em você.

Além disso, nas plataformas digitais também é possível abrir espaço para que o consumidor tire dúvidas e peça orçamento.

Atendimento presencial

Quando o consumidor se dirige pessoalmente até o comércio, a comunicação em vendas não para: diante do cliente é importante ter uma postura acolhedora, receptiva e atenta. 

Estamos falando do clássico bom atendimento presencial.

Isso significa ouvir com atenção o que o cliente precisa, oferecer opções que atendam sua necessidade, ser cordial, claro e atencioso.

Pesquisa de satisfação por e-mail, mensagem ou telefone

Depois que o cliente consome seu produto ou serviço, é muito interessante enviar para ele uma pesquisa de satisfação.

Além de entender aspectos importantes para a qualidade do produto, com a pesquisa é possível mostrar ao consumidor que sua empresa se importa com o relacionamento.

Isso contribui muito com a fidelização.

Espaço para SAC e ouvidoria

Por fim, é importante disponibilizar número de telefone para que o consumidor entre em contato para pedir assistência técnica, tirar dúvidas ou fazer críticas e sugestões.

Qual a importância da comunicação

A comunicação é importante porque ela é a base de qualquer relacionamento – inclusive, das relações de negócio.

É por meio da comunicação que as pessoas conseguem, literalmente, trocar ideias.

No universo das relações comerciais, essa troca é o que permite que o consumidor conheça uma empresa e avalie se deseja comprar dela.

Por isso, a comunicação para vendas precisa ser bem elaborada: nela, mora a chance de vender.

Qual a importância da comunicação ao cliente

Para o cliente a comunicação é importante porque é uma maneira de avaliar se o investimento valerá a pena. Na prática, a comunicação ao cliente:

  • Informa sobre o produto e o serviço, permitindo que o consumidor entenda se é o que ele procura;
  • Informa sobre a marca, para que o cliente avalie se confia na empresa;
  • Cria uma ponte entre o consumidor e a marca, proporcionando o estabelecimento de uma relação.

Qual a importância da comunicação para vendas

A comunicação para vendas é importante porque permite atrair, vender e reter o consumidor.

Com boas técnicas de comunicação para vender, o cliente passa a saber que sua marca existe, conhece seus produtos, tende a confiar em você e estabelece uma relação com seu negócio. Resumidamente, ele compra. 

Melhores práticas de comunicação em vendas

As melhores práticas de comunicação em vendas vão da escuta ativa às mensagens de agradecimento. Quer entender cada uma delas? Acompanhe.

Escuta ativa

O ponto de partida para uma comunicação em vendas eficiente é a escuta ativa, que significa ouvir com verdadeira atenção aquilo que o cliente tem a dizer.

Resumidamente, a prática consiste em deixar o cliente falar e se dedicar a compreender o que ele realmente precisa – e assim melhorar suas chances de negociar.

Fala clara e acolhedora

Depois de ouvir com muita atenção o que o cliente precisa, é hora de oferecer os produtos e serviços adequados.

Aqui é importante ser acolhedor no tom do discurso e com falas claras, explicando de maneira objetiva e compreensível as características do produto e seus benefícios.

Gatilhos mentais

Para além do momento do atendimento, estão os gatilhos mentais – muito úteis principalmente na fase de atração do consumidor.

Os gatilhos são frases que despertam a atenção do cliente para alguma característica da oferta. Por exemplo: se o seu estoque está baixo, pode trabalhar como gatilho da escassez ou da urgência, avisando que são os últimos produtos ou os últimos dias de oferta.

Mensagens para clientes

Por fim, mensagens para os clientes são uma prática de comunicação muito bem-vinda porque ajudam a estreitar os laços. Isso acontece porque mantém a sua marca na lembrança do consumidor.

Aqui valem as mensagens de agradecimento e mensagens de celebração de datas especiais, por exemplo.

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