Compulsão por compras: o que é e como tratar?

04/08/2021
4 min de leitura
Equipe Dindim
04/08/2021
4 min de leitura

Se você quer saber o que é a compulsão por compras e como trata-la, veio ao lugar certo!

Você já parou para se perguntar qual é a origem da compulsão por compras? 

Enquanto para alguns isso é atribuído a um mal planejamento financeiro, a psicanálise já entende que esse comportamento pode ter origem psíquica ou emocional.

Mas, afinal, o que é compulsão por compras?

Quando esse comportamento tem origem psíquica ou emocional, a pessoa compulsiva pode estar usando as compras como uma forma de se sentir melhor em relação a algum problema – e ela pode fazer isso sem nem perceber. 

Nesse caso, isso pode ser mascarado como uma tentativa de “auto-cuidado”.

Sabe aquela semana ou mês que você carrega um sentimento de peso e decide que merece se mimar um pouco? Então… Se isso acontecer sempre ou você gastar sem controle, pode ser o seu caso.

De acordo com especialistas, o pior de tudo é que alimentar o comportamento compulsivo é uma forma muito eficiente de evitar encarar e ressignificar a fonte do trauma ou da dor.

Como identificar o consumo compulsivo?

Muita gente acha que um hábito consumista não é uma compulsão a menos que aconteça a ponto de causar dívidas e se transformar em problemas maiores. Não é bem assim. 

Na verdade, os indícios que caracterizam uma compulsão por compras podem ser outros, como por exemplo:

  1. Sensação de alívio da ansiedade ao comprar;
  2. Sentimento de culpa ao gastar demais;
  3. Se você percebe que compra muitas coisas parecidas às que já tem;
  4. Compras frequentes de coisas desnecessárias;
  5. E, claro, quando as dívidas começam a se tornar um problema.

Como tratar a compulsão por compras?

Bom, o primeiro passo é, necessariamente, reconhecer que você está tendo um problema com isso. A partir disso o caminho para a solução é de autoconhecimento.

Na nossa sociedade, o consumo desenfreado é muitas vezes confundido com a busca pela felicidade e pelo sucesso.

Muitas vezes medimos nossa realização pessoal pelas coisas que temos. Medimos até nosso valor social pelo que exibimos em redes sociais. Entender que seu consumo é compulsivo e que você precisa lidar com isso é essencial para buscar ajuda.

Terapia pode te ajuda com a compulsão por compras

Dicas de planejamento financeiro são sempre essenciais, mas se você tiver de fato uma compulsão vai precisar da ajuda de um especialista em psicologia ou psicanálise.

Como dissemos, o compulsivo age para tentar aplacar uma dor emocional (mesmo que não reconheça isso), e não por desconhecer bons hábitos financeiros.

Você terá que passar por uma jornada de identificar qual é a origem psíquica da compulsão e trabalhá-la com um profissional para que consiga lidar melhor com essa dor e não precisar recorrer às compras. 

Lembre-se que não tem porque ter vergonha de admitir isso a si mesmo.

Quanto mais cedo buscar ajuda, mais rápido desenvolverá autocontrole. Especialistas poderão te guiar para viver melhor e superar quaisquer ansiedades, estresse, angústias e outros problemas que podem ser a origem da compulsão. Mais do que solucionar um problema, você poderá viver melhor.

✍🏼 Esse artigo foi escrito pela equipe no Zenklub. Somos uma plataforma de saúde mental onde você encontra mais de 5000 especialistas como Coachs, Psicanalistas, Psicólogos e Terapeutas a sua disposição. Conheça também o blog do Zenklub e acesse conteúdos sobre autoconhecimento, meditação e saúde emocional.

Gostou desse artigo sobre a compulsão por compras? Conta pra gente nos comentários!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui