O que é consumo consciente: guia completo sobre o assunto!

25/03/2021
7 min de leitura
Equipe Dindim
25/03/2021
7 min de leitura

Consumir com mais consciência pode ter impactos positivos na sociedade, no meio ambiente e no seu bolso. Vem com a gente aprender dindim por dindim sobre consumo consciente!

Segundo especialistas da Global Footprint Network, o nosso consumo é 70% maior do que a capacidade de a Terra se regenerar. As mudanças climáticas e a ameaça da falta de água já são consequências da forma como vivemos, especialmente nas últimas décadas, com todo o avanço tecnológico. 

Com o ritmo de exploração das riquezas naturais cada vez mais acelerado, precisamos falar sobre o consumo consciente e começar a praticá-lo (o quanto antes!).

E não se preocupe: para ser um consumidor consciente não é preciso viver uma vida cheia de privações. Algumas mudanças de hábito são capazes de ajudar o bolso e o planeta!

O que é consumo consciente

O consumo consciente é um movimento que valoriza a preservação do meio ambiente. Ele busca equilíbrio entre as necessidades das pessoas e a sustentabilidade. O objetivo é reduzir os impactos da produção, distribuição e descarte de produtos. De modo geral, ele prioriza produtos mais naturais, recicláveis, duráveis e em menor quantidade.

É claro que todo consumo tem algum tipo de impacto no meio ambiente. É por isso que o consumo consciente consiste em maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos. Um exemplo: quando comprar um produto, recicle ou reutilize a embalagem. Adiante, vamos dar várias dicas de como ser mais consciente no dia-a-dia.

O consumo consciente envolve economia de recursos naturais, reciclagem e não-desperdício. Mudanças simples na nossa mentalidade de consumo podem ter grande impacto na sociedade e no ecossistema, impedindo o desequilíbrio ambiental.

O que é um consumidor consciente, então?

É alguém que não se importa somente com o preço, mas também com a durabilidade do produto, com a matéria-prima e com os cuidados ambientais envolvidos na produção. Ser um consumidor consciente é se preocupar com a humanidade tanto agora quanto no futuro.

Para que serve o consumo consciente

Como o consumo consciente pode mudar a vida das pessoas? Às vezes, o conceito de “cuidar da natureza” pode parecer um pouco distante demais para quem vive em áreas urbanas.

Mas, além de oferecer belas paisagens para as férias, o equilíbrio do ecossistema é fundamental para a nossa sobrevivência e bem-estar.

É comum que, na correria do dia-a-dia, a gente se esqueça de algo muito importante: nós somos parte do meio ambiente.

O desequilíbrio ambiental provoca a escassez de recursos que precisamos para viver, como a água potável e o oxigênio.

O consumo consciente serve para impedir um colapso dos recursos naturais e, assim, proteger o futuro da nossa e das outras espécies. 

9 hábitos de consumo consciente

Não é difícil aderir ao consumo consciente e essa decisão não tem nada a ver com uma vida de sacrifícios. A ação isolada de uma pessoa pode parecer pouco, mas, se pensarmos a longo prazo, causa grande impacto. Além, é claro, de servir como exemplo e inspirar outros à nossa volta.

Veja alguns exemplos de consumo consciente para aplicar no cotidiano:

1. Compre apenas o necessário

Esse é um dos pilares do consumo consciente, e é bom tanto pro meio ambiente quanto pro bolso! Comprar por impulso é um gasto desnecessário e um desperdício de recursos naturais. Escreva uma lista e se empenhe em segui-la toda vez que for fazer compras.

2. Prefira produtos que durem mais

Você leva em conta a durabilidade de um produto na hora da compra? Às vezes, um produto um pouco mais caro vale muito mais a pena do que outro mais barato e de qualidade inferior, que precisará ser trocado mais cedo, gerando desperdício de grana e de recursos!

3. Escolha bem de quem comprar

Para o consumo consciente, é muito importante saber como o produto chega até você. É preciso levar em conta se a empresa produtora segue medidas ecológicas, assim como se o mercado ou loja são sustentáveis. Ao não comprar, você pressiona as empresas a melhorarem na atuação ambiental. 

4. Reduza as embalagens

Esta é uma dica tanto de saúde quanto de sustentabilidade. Já ouviu a frase “desembale menos, descasque mais”? Ela faz parte de um movimento pela alimentação mais saudável e menos industrializada. De quebra, essa prática ajuda a reduzir a quantidade de plástico nos oceanos e o uso do petróleo, que é um recurso muito escasso. Prefira comprar alimentos a granel e sempre leve sacolas reutilizáveis para fazer compras.

5. Reciclar e reutilizar

Infelizmente, não temos como eliminar de vez as embalagens da nossa vida. A solução, então, é reciclar e reutilizar. Separe o material reciclável para a coleta seletiva e use a criatividade para transformar o que iria pro lixo em algo útil para você.

6. Economize energia

Tente reduzir seu consumo de energia elétrica deixando as luzes apagadas durante o dia, diminuindo o tempo de banho, comprando eletrodomésticos mais econômicos e ficando atento a todo tipo de gasto desnecessário. Seu bolso e o mundo agradecem!

7. Economize água

Nada de banhos longos e torneira aberta enquanto escova os dentes! Outra forma de economizar água é diminuir o consumo de carne, já que a criação de gado é uma das atividades que mais consomem este recurso.

8. Compostagem

Ao invés de deixar o lixo orgânico ir para lixões a céu aberto ou esgotos, que tal usá-los para alimentar as suas plantas? Compostagem é simples de fazer, evita o desperdício e é um ótimo adubo.

9. Cuidado no descarte

Objetos como pilhas e baterias não podem ser descartados no lixo comum, pois contém elementos tóxicos que podem contaminar a terra. O ideal é enrolá-las em algum plástico, para evitar a corrosão por umidade, e descartá-las em um posto de descarte apropriado. Supermercados costumam oferecer esse serviço.

Consumo consciente na moda

O meio da moda vem há alguns anos discutindo bastante o conceito de consumo consciente.

Com novas tendências e coleções a cada estação, fica difícil não querer dar aquela renovada no armário. Mas esse hábito é altamente prejudicial ao meio ambiente. Acabamos acumulando peças que usamos pouco, o que é um gasto desnecessário de dinheiro, água, algodão e combustível (afinal, sua roupa precisa chegar até você).

A durabilidade das peças é muitas vezes ignorada pelos compradores. O pensamento geral é: comprar a maior quantidade de roupas pelo menor preço. Essa economia pode sair caro. Com roupas quase descartáveis, vamos comprando mais e mais. 

O que fazer, então, para ter um consumo mais consciente na moda?

  • Planeje seu guarda-roupas: escolha peças que combinem entre si e que possam ser usadas em diferentes ocasiões.
  • Olho na qualidade: preste atenção no material e nas costuras e veja se a roupa vai durar bastante ou se vai resistir apenas a uma ou duas lavadas.
  • Sem modinha: não tente acompanhar a moda da estação, prefira aquelas roupas que nunca saem de moda.
  • Frequente brechós: comprar peças de segunda mão em brechós é mais barato, sustentável e ainda dá aquele toque estiloso!

Quais são as principais vantagens para o consumo consciente

O consumo consciente traz benefícios para a saúde, para o bolso e para a sociedade como um todo, que vive melhor quando o meio ambiente está em equilíbrio. Quanto mais os consumidores se conscientizarem, mais as empresas e os prestadores de serviço vão tentar se adequar a essas exigências.

A principal vantagem do consumo consciente é conter a exploração desenfreada de recursos naturais e garantir um futuro melhor para nós mesmos e, principalmente, para as próximas gerações!

Gostou do nosso artigo sobre consumo consciente? Aproveite para ler nossas dicas de como ser menos consumista!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui