Pirâmide Financeira: É crime? Como funciona? Saiba tudo!

19/04/2022
6 min de leitura
Equipe Dindim
19/04/2022
6 min de leitura

Quer saber se pirâmide financeira é crime? Confira tudo sobre o esquema, como identificá-lo e o que fazer para evitar esse tipo de golpe.


Pirâmide financeira é um esquema fraudulento de longa data: a primeira prática aconteceu há mais de 100 anos, nos Estados Unidos.

Desde então, o golpe se espalhou pelo mundo e frequentemente ganha os holofotes por deixar inúmeros investidores no prejuízo.

E para ajudar você a compreender como funciona a pirâmide financeira, como identificá-la e evitá-la, preparamos este artigo. Confira!


O que é pirâmide financeira

Pirâmide financeira é o nome dado a um modelo de negócio que depende do recrutamento de pessoas para gerar lucro. É uma prática fraudulenta e se enquadra como crime contra a economia.

Diferente das empresas legítimas, que crescem e lucram à medida que vendem seus produtos e serviços para mais consumidores, as pirâmides financeiras crescem e lucram conforme recrutam novos membros, sem de fato comercializarem algo.

Inclusive, o esquema recebe este nome por conta do desenho formado pelo seu funcionamento: alguém no topo idealiza o golpe e recruta duas ou mais pessoas, que recrutam outras duas ou mais, que recrutam duas ou mais… e assim por diante.

Forma-se, então, a figura de um triângulo – ou melhor ainda, de uma pirâmide.

3 principais características de uma pirâmide financeira

Veja quais são as principais características das pirâmides financeiras.
 

1. Foco no recrutamento com investimento inicial

A primeira característica marcante da pirâmide financeira é que o foco do negócio está em recrutar pessoas com valores pagos antecipadamente. 

Em outras palavras,  você paga um valor para participar e para você lucrar, precisa recrutar novos membros que também vão pagar.

2. Falta de clareza sobre produto, serviço e entrega

As pirâmides financeiras não deixam claro qual é o produto ou o serviço vendido para o consumidor, ou então, não explicam adequadamente como e quando será a entrega da compra ou retorno do investimento.

3. Promessas de muito lucro em pouco tempo

Quando a promessa é boa demais pra ser verdade, geralmente, é porque não é. Nas pirâmides financeiras é comum que a promessa seja de muito lucro em pouco tempo e sem tanto esforço.

Diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível

A pirâmide financeira é considerada fraude porque não entrega um produto ou um serviço aos recrutados e porque o investimento dessas pessoas não retorna e nem gera lucros.

No esquema, a promessa de lucratividade está no recrutamento de novos membros, mas somente os que iniciaram o golpe chegam a ganhar dinheiro.

Já o marketing multinível é uma prática legal e genuína porque comercializa produtos ou serviços de verdade.

Os vendedores ganham com aquilo que vendem e ganham, também, com a comissão do que é vendido pelos seus indicados.

Não há uma promessa de lucros exorbitantes em pouco tempo e nem lucro pelo simples recrutamento de pessoas.

Como funciona a pirâmide financeira

A pirâmide financeira funciona a partir da promessa de lucros e do recrutamento de novos membros. Confira como acontece:

  1. Um novo membro é recrutado e paga para participar do negócio.
  2. Para que esse novo membro lucre, ele precisa recrutar novas pessoas.
  3. Essas novas pessoas pagarão sua parte, que é embolsada pelos idealizadores do esquema. Apenas uma pequena fatia volta para o novo membro que recrutou novas pessoas.
  4. Cada novo recrutado trará novos indicados para o negócio, que pagarão para participar. Forma-se assim a pirâmide.
  5. Nenhum dos recrutados acaba recebendo seu investimento de volta, e nem os lucros prometidos.

Quanto tempo dura uma pirâmide financeira?

Uma pirâmide financeira pode durar meses ou até anos. Geralmente, ela acaba de duas maneiras. Entenda. 

Falta de recrutados

Quando os recrutados da base não conseguem mais aderir novos membros, a pirâmide quebra.

Assim, não entra mais dinheiro e apenas os idealizadores (ou seja, aqueles que começaram o golpe) é que ilicitamente lucram.

Manobra rug-pull

Outra forma de uma pirâmide financeira acabar é quando os investidores iniciais do golpe atingem o número que desejavam e aplicam a manobra rug-pull – expressão em inglês que se traduz como puxar o tapete.

Aqui, os golpistas decretam falência e desaparecem com o dinheiro dos investidores.

Pirâmide financeira é crime?

Sim, quando um modelo de negócio é identificado como pirâmide financeira é considerado crime.

Hoje, não existe uma legislação específica para tratar do crime de pirâmide financeira. Então, a prática ilegal é enquadrada na Lei de Crimes contra a Economia Popular.

No entanto, está em andamento no senado um projeto de lei para especificar e aumentar a penalidade àqueles que praticam a pirâmide.

Basicamente, a pirâmide financeira é proibida e criminosa porque engana as pessoas com promessas irreais e lesa financeiramente os recrutados, que investem e não recuperam o valor investido. Por fim, os idealizadores enriquecem ilicitamente.

Assista o vídeo a seguir:

Dica extra: como diz o ditado, quando a esmola é demais… fuja!

Promessas de enriquecimento rápido são tentadoras e agora, com a internet e as criptomoedas, estão em alta.

Para ganhar dinheiro não há muita fórmula secreta: é preciso de esforço e tempo. Lucros podem aumentar se você gerencia bem o seu negócio, mas nada é tão simples e tão rápido quanto os golpes fazem parecer.

Portanto, a dica de especialistas em finanças é unânime: quando a promessa for muito extraordinária, certamente é um golpe. Fique longe!

Gostou de aprender mais sobre as pirâmides financeiras? Conta pra gente nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui