Como abrir um negócio com pouco dinheiro

30/05/2021
14 min de leitura
Equipe Dindim
30/05/2021
14 min de leitura

Se você quer criar um negócio, mas tem pouco capital para começar, vem com a gente aprender como abrir um negócio com pouco dinheiro!

Segundo pesquisa publicada no G1, o Brasil fechou 2020 com o maior número de empreendedores da sua história. E ainda tem muita gente que tem vontade de empreender, mas não sabe como começar um negócio com pouco dinheiro.

Além de ter ideias de negócios com pouco investimento, você precisa aprender como escolher um bom local para o seu negócio, fazer o planejamento financeiro, ter ideias de marketing e muito mais.

Vamos lá aprender dindim por dindim?

O que fazer para abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro

O primeiro passo para saber como começar um negócio com pouco dinheiro é definir seu ramo de atuação.

Existem muitas ideias para começar um negócio com pouco dinheiro em áreas diversas: alimentação, turismo, educação e revenda de produtos são alguns exemplos.

Também é preciso ter em mente se o serviço ou produto que você oferece pode sofrer com a sazonalidade, ou seja, se é mais procurado em uma determinada época do ano do que em outras. Se este for o caso, é importante se planejar para não passar aperto nos períodos de baixa procura. 

💬 O ideal é trabalhar com algo que você já saiba fazer ou que já tenha familiaridade. Desta forma, você reduz os custos com formação no início do seu negócio.

Como escolher um local para abrir o negócio

Se seu negócio precisa de um ponto fixo, é muito importante analisar com cuidado antes de escolher o local. Esta escolha tem impacto direto no movimento do seu estabelecimento e nas vendas. 

É preciso conhecer o público da rua ou região em que você deseja se instalar.

  • Quanto essas pessoas costumam gastar?
  • Seu produto ou serviço faz sentido para elas?
  • Sua faixa de preço está alinhada com os demais comércios da redondeza?

Os comércios já existentes na região também podem mostrar oportunidades. A proximidade com escolas e faculdades pode criar uma procura por docerias, lanchonetes e papelarias, por exemplo.

Como começar um negócio pagando aluguel

O custo do ponto é um fator importantíssimo. O movimento no seu estabelecimento deve compensar o valor gasto mensalmente no estabelecimento.

Mas atenção: nem sempre o aluguel mais baixo é o mais apropriado.

O valor de locação em áreas de comércio popular costuma ser mais baixo e o movimento da região é intenso. No entanto, uma loja de grife com preços altos provavelmente não terá sucesso nesta localidade, pois não cabe no orçamento das pessoas que frequentam o local. 

Por outro lado, um restaurante por quilo ou que sirva pratos-feitos pode se dar bem em uma área nobre por oferecer uma opção aos trabalhadores destas regiões onde a refeição costuma ser mais cara.

Qual a estrutura mínima para abrir um negócio

Qual é a estrutura mínima que o seu negócio precisa ter para funcionar? Nesta lista, entra desde espaço e maquinário até a energia elétrica e a linha telefônica.

Um salão de beleza, por exemplo, precisa ter uma área para espera, um balcão de atendimento e recepção, um banheiro e o espaço de trabalho, que deve acomodar confortavelmente clientes e funcionários. Além disso, tem equipamentos como computadores e secadores, utensílios como tesouras e alicates e materiais como xampus e esmaltes.

Já um bar ou restaurante precisa de mesas e cadeiras, uma cozinha bem equipada, garçons, cozinheiros,  comandas, computadores, pratos, copos, itens de decoração etc.

Como começar um negócio próprio não é fácil, ainda mais com pouco investimento, é muito comum que as empresas comecem funcionando com uma estrutura mínima para depois se expandirem. Esta é uma ótima dica de como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro.

Como fazer um planejamento financeiro com pouco dinheiro

Embora para começar um negócio não seja necessário ter muito dinheiro, é essencial investir bastante tempo no planejamento para obter sucesso no longo-prazo.

Sobre como começar um negócio do zero, o Sebrae indica que o empreendedor se formalize. Por isso, coloque no planejamento toda a documentação e adequações burocráticas necessárias para o seu segmento de trabalho, como licenças e registros.

  1. Analise o que sabe e o que precisa aprender para que seu negócio dê certo;
  2. Veja quais são suas prioridades e estabeleça metas;
  3. Conte com a ajuda de aplicativos de gestão financeira para se organizar;
  4. Analise se o investimento que você está pensando agora vai te aproximar ou te afastar do seu objetivo;
  5. Organize-se e separe direitinho as contas pessoais com as do negócio;
  6. Tenha cuidado com a burocracia e guarde bem todos os documentos.

Como fazer marketing com pouco dinheiro

Você já deve ter ouvido aquele clichê de que o marketing é a alma do negócio, certo? E é verdade! Afinal, como começar um negócio do zero e ganhar clientes? Só com muita divulgação e criatividade.

Felizmente, hoje não faltam meios de fazer seu empreendimento ficar conhecido. E o melhor: muitos deles são de graça. 

WhatsApp

Com mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil, o WhatsApp se transformou no meio de comunicação favorito no país. O app pode ser um ótimo aliado para você vender mais e começar a fazer marketing com pouco dinheiro.

Inclusive, segundo levantamento da SumUp, entre os microempreendedores que vendem online, o WhatsApp é a principal ferramenta utilizada.

Instagram

Outro aplicativo que vem ganhando espaço e é muito usado pelas marcas é o Instagram. Com foco em fotos e vídeos, ele permite que as empresas anunciem seus produtos como se fosse uma vitrine virtual. Aprenda as principais dicas de como vender pelo Instagram.

Facebook

O Brasil é o terceiro país no mundo com mais usuários do Facebook. A rede social conta com mais de 130 milhões de brasileiros e oferece diversas oportunidades de divulgação para o seu negócio. Não perca a oportunidade de impactar seus clientes por este canal.

Google

É cada dia mais comum procurarmos tudo o que precisamos e queremos no Google. Por isto, esta ferramenta de busca se tornou praticamente indispensável para quem quer começar um pequeno negócio. Existem formas gratuitas de você começar a usar o Google a favor do seu negócio e vender mais.

Boca a boca

E, ainda que os meios mudem, a indicação dos clientes continua sendo importantíssima para aumentar as vendas. Por isso, capriche no atendimento e não tenha vergonha de pedir para a sua clientela fiel ajudar a divulgar seu trabalho nas redes. O boca a boca ainda é essencial, especialmente para quem quer fazer marketing com pouco dinheiro.

💬 Abrir um negócio com pouco dinheiro é possível. Exige bastante criatividade, garra e uma pegada empreendedora muito forte. Mas não é isso o que vai te impedir de correr atrás do seu sonho, certo?

Como montar um negócio com pouco dinheiro em casa

Quando a grana para investir é curta, uma opção é transformar a casa em local de trabalho. Assim, você não precisa comprar ou alugar um estabelecimento para trabalhar.

Começar um negócio em casa também é uma facilidade para quem quer ficar perto da família, especialmente para pais com filhos pequenos. 

Além disso, gera uma economia considerável em deslocamento ao cortar os gastos diários com passagem de transporte público ou gasolina e estacionamento. Comer em casa também costuma sair muito mais barato do que almoçar em restaurantes.

Uma das vantagens de usar a sua casa como sede da sua empresa é que você já tem uma estrutura montada e provavelmente não precisará ter despesas extras com mesas, cadeiras e internet para começar a trabalhar.

💬 Quando pensamos em como começar um negócio em casa, imediatamente nos remetemos ao trabalho remoto, pelo computador. Mas outros tipos de trabalho também podem ser feitos no conforto do lar.

Por exemplo, se seu negócio é no ramo de alimentação, você pode utilizar os utensílios da sua cozinha e comprar apenas alguns itens específicos para facilitar a sua produção.

O mesmo vale para quem deseja lavar e passar roupa para fora: dá para começar com o equipamento que você já tem em casa e ir investindo em melhorias com os lucros do seu negócio.

Como começar um negócio com pouco dinheiro na internet

Muita gente tem o sonho de ganhar dinheiro sem sair de casa, né?

Antes de pensar em como começar um negócio na internet, você precisa de algum aparelho, de preferência um computador (embora muita coisa possa ser feita pelos smartphones), e de uma boa conexão com a internet, é claro.

Abaixo, listamos 5 passos fundamentais para você seguir quando for começar um negócio online:

  1. Pesquise muito

    Evite ficar deslumbrado com a possibilidade de ganhar muito dinheiro com pouco trabalho: estes anúncios costumam ser uma grande furada. Antes de investir em um negócio pela internet, faça pesquisas no Google para saber a reputação da empresa e, se possível, converse com pessoas que já atuam ou atuaram naquele segmento. 

  2. Não demore demais

    Em entrevista ao portal da revista Exame, o CEO do iFood, Felipe Fioravante aconselha novos empreendedores da internet a lançar o produto com as funcionalidades básicas e ir melhorando o serviço de acordo com a resposta dos clientes.

  3. Foco no usuário

    Você provavelmente já fez uma compra ou contratou um serviço pela internet e sabe o quanto a sua experiência como usuário define se você voltará a fechar negócio com aquela empresa ou não.

    Se coloque no lugar do seu possível cliente e ofereça informações claras, sem muitos asteriscos e com um canal de atendimento que resolva os problemas que ele venha a ter.

  4. O offline também é importante

    Não adianta nada o serviço online estar perfeito se houver problema na hora da realização do pagamento ou da entrega. Procure fazer com que toda a experiência do seu cliente seja prazerosa. Assim, além de voltar, ele provavelmente vai te indicar para os amigos.

  5. Ofereça diversas formas de pagamento

    Quem trabalha em casa e vende pela internet também precisa oferecer diversas formas de pagamento aos clientes. Uma das mais práticas é o Link de Pagamento. Você vende à vista ou parcelado sem sair de casa, apenas enviando um link de pagamento gerado através do aplicativo SumUp. Fácil, né?

Ideias de negócios online para começar com pouco dinheiro

Na internet se pode vender de tudo, desde produtos virtuais, como cartilhas e apostilas, a artesanatos e até produtos usados.

  • Livros: Se você tem uma boa biblioteca em casa e quer vender os seus livros, por exemplo, é possível criar um perfil de vendedor no Estante Virtual. Vender livros na internet é uma ótima maneira de começar um negócio sem dinheiro.

  • Produtos artesanais: Mais usada para venda de produtos artesanais, como canecas e camisetas, a Elo7 funciona como um shopping virtual em que cada vendedor tem a sua própria loja.

  • Variedades: Outras plataformas são conhecidas pela imensa variedade de produtos que se pode encontrar, como o Mercado Livre e a OLX — neste último é possível anunciar desde eletrodomésticos até imóveis. 

  • Revenda: Uma excelente opção de negócio na internet é fazer revenda de produtos, uma atividade que hoje pode ser feita 100% online. Na SumUp, por exemplo, os consultores ganham um link pelo qual os clientes fazem a compra e a empresa se encarrega da entrega. Ou seja: você lucra sem dor de cabeça!

  • Alimentação: Procure cadastrar seu empreendimento em aplicativos de delivery como Uber Eats, Rappi e James. Desta forma, você não precisa contratar um entregador e ganha muita visibilidade com seu negócio de alimentação.

Papo com especialista

7 dicas de quem começou um negócio com pouco dinheiro

Desempregado e com dificuldades de movimento por causa de um tipo de reumatismo, o Mauricélio Silva teve que criar um novo jeito de ganhar a vida. Pegou R$ 20,00 emprestados da noiva e comprou canos para construir um tripé improvisado que usou para gravar seu primeiro vídeo com celular.

Essa foi a forma que ele achou de se diferenciar dos outros vendedores de máquinas de cartão.

Logo no primeiro mês, ele ganhou quase R$ 2 mil. Atualmente, o canal dele no YouTube tem mais de 10 mil seguidores e as maquininhas deixaram de ser apenas uma renda extra para se tornarem seu trabalho principal. Falando nisso, foi assim que ele juntou dinheiro para casar — e a noiva hoje é esposa.

Conversamos com Mauricélio, que deu 7 ótimas dicas pra você começar o seu negócio sem muito dinheiro!

  1. Dê valor ao dinheiro

As pessoas, de modo geral, relacionam dinheiro à quantidade. Isso quer dizer que só se torna ‘dinheiro de verdade’ quando se tem muito. Desta forma, valores menores acabam sendo gastos de forma espontânea no dia a dia.

Quando entendemos o valor do dinheiro, vemos que ele é versátil: R$ 20,00 podem se tornar R$ 40,00,  R$ 80,00, R$ 160,00, e assim por diante.

  1. Mantenha as contas em dia

Os primeiros meses de vida do seu negócio servem tanto para ele crescer e se desenvolver, quanto para pagar as dívidas que você pode ter feito para que ele saísse do papel.

É muito importante estar em dia com as contas, porque um nome limpo na praça torna possível as negociações que você venha fazer no futuro. Nesta fase, o lucro praticamente não existe, porque é preciso reinvestir todos os recursos para a melhoria do seu serviço.

  1. Fique de olho nas despesas

Principalmente no começo, tente evitar gastos que geram mais gastos. Por exemplo, ao invés de comprar um automóvel, que tem altos custos de manutenção, você pode combinar as entregas em estações do metrô ou em pontos de encontro próximos da sua casa.

  1. Seja profissional

O mercado de hoje é concorrido e o cliente sempre vai dar preferência a quem oferecer o melhor produto, da melhor forma. Por isso, é importante saber tratar bem a clientela.

Se seu campo de atuação exigir certa formalidade, vale agir desta forma no tratamento aos clientes e até na maneira de se vestir e apresentar. E invista num bom atendimento depois das vendas, porque um cliente feliz e satisfeito é um cliente que vai divulgar o seu trabalho.

  1. Inove

Ter um produto de qualidade já é meio caminho andado, mas não se acomode. O mercado vive mudando e coisas novas surgem todos os dias. Fique ligado no seu campo de atuação e tente trazer novidades pro seu produto.

Uma boa dica é ficar de olho no que a concorrência está oferecendo. Redes sociais como o Instagram e o Facebook também podem servir de inspiração.

  1. Divulgue

De nada adiantará o seu produto ou serviço ser o melhor se as pessoas não o conhecerem. Aproveite as redes sociais e o WhatsApp para divulgar seu trabalho.

Capriche nas fotos e nas hashtags. Os cartazes na rua também têm seu valor e podem ajudar na divulgação entre os vizinhos.

  1. Se comprometa

Pode parecer óbvio, mas não é. Trate o seu negócio como um trabalho e não apenas como um hobby ou uma renda extra. Se comprometa com a qualidade do que você oferece, coloque metas e dedique tempo para a sua empresa.

Quer começar um negócio, mas o dindim tá curto? Então este e-book é pra você!

Gostou das nossas dicas de como abrir um negócio com pouco dinheiro? Conta pra gente nos comentários!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui