“Compre 2 e leve 3”: é uma boa ideia de promoção para o seu negócio?

04/09/2019
4 min de leitura
Equipe Dindim
04/09/2019
4 min de leitura
https://www.youtube.com/watch?v=sc7H0HcC26Y&t=8s

Uma promoção de sucesso pode trazer muitas vantagens para o pequeno empreendedor que pretende conquistar novos clientes, aumentar as vendas ou até mesmo se livrar de produtos no estoque. E na hora de fazer uma boa promoção, a escolha de qual estratégia usar é um passo importante do planejamento.

Entre as opções, a promoção compre 2, leve 3 é bastante conhecida. Como o produto que o consumidor leva como brinde costuma ser idêntico ao que ele comprou, essa estratégia pode funcionar melhor para quem precisa queimar estoque ou lançar um novo produto, por exemplo. 

Sabe aquele item que você acabou investindo muito na compra mas não teve a saída esperada? Este é o momento de vender o que sobrou! Da mesma forma, aquela novidade no seu negócio também pode ganhar um empurrãozinho com uma boa promoção para começar a fazer parte das compras dos seus clientes!

Como calcular o desconto

O desconto oferecido com a estratégia do compre 2 e leve 3 também deve ser calculado pelo Dono do Negócio. Se a promoção for de um item como um shampoo que normalmente custa R$ 10,00 cada um, o cliente pagará R$ 20,00 e levará três. No final da venda, cada frasco terá custado cerca de R$ 6,66. Isso é equivalente a cerca de 33% de desconto ou R$ 3,34 a menos em cada unidade.

Como falar com o público

A promoção que oferece um item de graça para o cliente mediante a compra de outras unidades do mesmo produto pode ser divulgada de formas diferentes. Por exemplo: é possível anunciar como “Compre 2 e leve 3”, mas também como “Pague 2 e leve mais 1 de graça” ou “Leve 3 e Pague 2”.

A forma como o seu negócio vai se comunicar com o público ao fazer uma estratégia de promoção como essa deve variar de acordo com o produto ofertado. A expressão “de graça” ou “de brinde” pode ser usada favoravelmente dependo do público-alvo do seu negócio!

>> É importante ressaltar que o consumidor não deve ser obrigado a comprar mais de uma unidade de um produto. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essa imposição pode até mesmo configurar venda casada, estratégia proibida pela norma. Portanto, lembre-se de disponibilizar o item em promoção também para vendas unitárias! 

Independentemente de qual seja a estratégia escolhida, qualquer oferta precisa ser muito bem estruturada para dar certo. Leia abaixo quais são os 4 passos para saber como fazer uma promoção de sucesso:

1. Defina o seu objetivo: as promoções, além de satisfazer os clientes, devem ser feitas com um objetivo de negócio. Defina primeiro o que pretende conseguir com elas. As vantagens procuradas mais comuns são a queima de estoque, o aumento das vendas e a conquista de novos clientes. Mas também dá para fazer uma promoção para lançar um produto novo e inaugurar uma nova unidade, por exemplo. 

2. O planejamento: depois de decidir qual estratégia será usada, é hora de começar a planejar a promoção. A oferta será de apenas um produto, como o shampoo de uma marca específica, ou valerá para toda a área de higiene e cosméticos? 

3. Calcule o investimento: também é importante estimar financeiramente qual o lucro você pretende ter com a promoção para o seu negócio e tirar desse valor todo o investimento com a ação. Os gastos podem incluir o total de desconto que será dado, os custos da divulgação e até de aumento de pessoal, dependendo do tamanho da promoção. 

Se o resultado desse balanço não for positivo, espere um melhor momento para fazer a promoção. Não se esqueça que, embora a satisfação do cliente seja uma prioridade, ela não pode acontecer à custa do seu negócio entrar no vermelho! 

4. Divulgue a promoção: ações como promoções, ofertas e descontos devem chegar aos ouvidos dos seus clientes e de todo o público-alvo do seu negócio o mais rápido possível. Use as redes sociais para divulgá-las e até mesmo os materiais gráficos impressos, como panfletos e banners, de acordo com o tipo de negócio e do setor que você atua.

Teve uma boa experiência no seu negócio com a estratégia de promoção Compre 2 e leve 3? Conte para nós nos comentários!

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