Como funciona o parcelamento no cartão de crédito para o lojista
Saiba tudo sobre o parcelamento no cartão de crédito: como funciona, vantagens, taxas e como oferecer aos clientes!
A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que quase metade da população adulta brasileira está pagando pelo menos uma compra parcelada.
🧐 Dos 83 milhões de pessoas que fizeram uma compra a prazo, 69% usaram o cartão de crédito como forma de pagamento.
Oferecer a opção de parcelamento no cartão de crédito pode ser benéfico tanto para o cliente quanto para o lojista.
Enquanto o cliente tem a possibilidade de adquirir produtos ou serviços mais caros pagando em parcelas, o lojista pode atrair mais clientes e aumentar suas vendas.
No entanto, é importante avaliar cuidadosamente os custos envolvidos, como taxas de juros e taxas de administração.
Confira nosso artigo para aprender dindim por dindim se vale a pena vender parcelado no cartão de crédito!
- O que é o parcelamento no cartão de crédito?
- Como funciona o parcelamento no cartão de crédito para o lojista
- Vou pagar mais quando o cliente quiser parcelar?
- Posso repassar a taxa do cartão para o cliente?
- Qual a melhor forma de vender parcelado?
- Vantagens de vender parcelado
- Parcelamento no cartão de crédito: principais dúvidas
O que é o parcelamento no cartão de crédito?
O parcelamento no cartão de crédito é uma opção de pagamento que permite ao comprador pagar o valor da compra em parcelas mensais.
Ao invés de pagar o valor total da compra de uma vez, o comprador pode optar por pagar em várias prestações, com juros e taxas cobradas pelo banco emissor do cartão de crédito.
Ao oferecer a opção de parcelamento, o lojista pode atrair mais clientes e aumentar suas vendas, já que muitas pessoas preferem pagar por suas compras em parcelas ao invés de desembolsar todo o valor de uma vez.
No entanto, é importante levar em consideração as taxas de juros e administração cobradas pelo banco emissor do cartão de crédito, pois elas podem impactar na lucratividade do negócio.
Como funciona o parcelamento no cartão de crédito para o lojista
Quando o cliente escolhe pagar por um produto em parcelas, a pessoa dona do estabelecimento usará a maquininha de cartão para colocar o número de vezes que o valor total será dividido.
Depois, o consumidor irá validar a compra colocando a senha do cartão, como nas transações de débito ou crédito à vista.
O passo a passo é basicamente assim:
- O cliente compra um produto ou serviço com o cartão de crédito e o lojista recebe o pagamento da transação.
- O lojista pode oferecer a opção de parcelamento para o cliente, que permite que o valor da compra seja pago em parcelas mensais.
- O lojista tem a opção de escolher o número de parcelas e a taxa de juros que serão cobradas pelo parcelamento. A taxa de juros é cobrada sobre o valor total da compra e é calculada pelo banco emissor do cartão de crédito.
- O valor das parcelas é debitado automaticamente da conta do cliente no cartão de crédito todo mês até que a dívida seja paga na íntegra.
- O lojista recebe o valor das parcelas diretamente do banco emissor do cartão de crédito, que também cobra uma taxa de administração pelo serviço de parcelamento.
Vou pagar mais quando o cliente quiser parcelar?
O lojista paga uma taxa em cada transação parcelada com o cartão de crédito, com valores variados de acordo com a empresa da maquininha de cartão.
O custo do parcelamento SumUp, por exemplo, pode ser estimado com a calculadora de taxas.
Posso repassar a taxa do cartão para o cliente?
Sim, é possível repassar a taxa do cartão para o cliente.
A Lei 13.455 permite que o lojista cobre um valor diferente pelo mesmo produto dependendo da forma de pagamento. Mas é importante ser claro com o cliente sobre essa taxa.
Você deve informar de forma visível e clara ao cliente sobre a taxa cobrada pelo uso do cartão de crédito.
Se você decidir cobrar essa taxa, é importante que o valor não seja muito alto, ou o cliente pode optar por não comprar o produto.
Em vez de cobrar toda a taxa para o cliente, você pode sugerir dividir o valor com ele. Isso pode ajudar a preservar a satisfação do cliente e garantir que ele volte a comprar de você no futuro.
Qual a melhor forma de vender parcelado?
A melhor forma de vender parcelado varia de acordo com o tipo de negócio e o perfil dos seus clientes. No entanto, algumas dicas que podem ajudar incluem:
- Oferecer várias opções de parcelamento: Oferecer aos seus clientes a opção de escolher o número de parcelas e o valor das prestações pode ajudá-los a escolher a opção que melhor se adapta ao seu orçamento.
- Destacar as vantagens do parcelamento: Enfatize os benefícios do parcelamento, como a possibilidade de adquirir produtos ou serviços mais caros sem precisar desembolsar todo o valor de uma vez.
- Oferecer descontos para pagamento à vista: Além de oferecer a opção de parcelamento, oferecer descontos para pagamentos à vista pode incentivar os clientes a optar por esta modalidade.
- Manter taxas de juros atrativas: Verifique regularmente as taxas de juros cobradas pelo banco emissor do cartão de crédito e certifique-se de que elas são atrativas para os seus clientes.
- Oferecer opções de pagamento alternativas: Além do parcelamento no cartão de crédito, oferecer outras opções de pagamento, como boleto bancário ou Pix, pode ajudar a atrair mais clientes.
Vantagens de vender parcelado
Para o lojista, vender parcelado pode trazer uma série de benefícios. Confira alguns deles.
Vender parcelado pode melhorar as vendas
O primeiro benefício para o empreendedor é o aumento das vendas, já que quanto mais formas de pagamento são oferecidas, mais clientes poderão comprar.
Vender parcelado pode aumentar o valor médio das compras
Quem aceita a compra parcelada no cartão de crédito, além de deixar o cliente satisfeito, também pode fazer com que ele leve mais de um produto ou consiga arcar com um item de maior valor caso tenha a oportunidade de pagar a prazo. Ou seja, essa forma de pagamento aumenta o valor médio das compras.
Vender parcelado pode ser mais seguro
Para o lojista, o parcelamento no cartão de crédito funciona como uma maneira mais segura em comparação ao boleto bancário ou ao cheque.
Isso porque, com as máquinas de cartão, é possível receber à vista o valor da venda parcelada. Com as maquininhas SumUp, por exemplo, o dinheiro pode cair diretamente na conta do dono do negócio em apenas um dia útil.
Com uma máquina de cartão, você não perde vendas, consegue oferecer parcelado para seus clientes, não corre o risco de levar um calote e ainda consegue controlar com mais facilidade seu fluxo de caixa.
Parcelamento no cartão de crédito: principais dúvidas
O parcelamento no cartão de crédito é uma opção de pagamento que permite ao comprador pagar o valor da compra em parcelas mensais, com juros cobrados pelo banco emissor do cartão de crédito.
O comprador faz uma compra usando o cartão de crédito e escolhe a opção de parcelamento. O valor da compra é dividido em parcelas mensais, com juros cobrados pelo banco emissor do cartão de crédito. O valor das parcelas é debitado automaticamente da conta do comprador todo mês.
As taxas do parcelamento no cartão de crédito são cobradas pelo banco emissor do cartão de crédito.
Sim, o lojista pode repassar as taxas do parcelamento para o comprador, desde que isso seja informado de forma clara e visível para o comprador.
Ao oferecer a opção de parcelamento no cartão de crédito, o lojista pode atrair mais clientes e aumentar suas vendas, já que muitas pessoas preferem pagar por suas compras em parcelas ao invés de desembolsar todo o valor de uma vez.
Você trabalha com parcelamento com cartão de crédito no seu negócio? Conte para nós a sua experiência!
O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.
Gostou? Comenta aqui