Como identificar tendências de mercado

16/02/2022
8 min de leitura
Equipe Dindim
16/02/2022
8 min de leitura

Quer saber como identificar tendências de mercado? Conheça os caminhos para se manter atualizado e manter seu negócio competitivo no mercado.

O mercado exige atualizações a todo tempo.

Seja na forma de atuar, com a operação e o atendimento, ou até mesmo na diversificação de processos e modernização de produtos e serviços. 

Se você é empreendedor ou presta serviços é essencial estar ligado nas novidades do seu setor de atuação.

E para isso é necessário identificar as tendências que se encaixam à sua empresa e como aplicá-las ao seu negócio. 

Pensando em te ajudar nisso, o Dindim preparou este material com algumas dicas e ferramentas para te guiar neste caminho.

Confira!

O que significa tendência

Antes de saber quais tendências você pode explorar para se manter competitivo no mercado é necessário entender o conceito do termo.

Tendência, segundo o dicionário Michaelis, é a evolução de algo para um sentido. 

Também significa a orientação comum de um determinado grupo. 

Ou seja, a tendência pode ser entendida como um movimento que direciona o comportamento das pessoas na realização de algo. 

Pode ser uma tendência cultural, social e econômica e até mesmo em relação ao mercado.

E é este tópico que iremos destacar. Veja mais:

O que é tendência de mercado

Uma tendência de mercado confirma a ideia de movimento e de direção tomada.

Neste caso, representa os padrões, hábitos e preferências de consumo de uma determinada época.

É uma pista que empreendedores têm do caminho a ser tomado para avançar em seus negócios, baseado em como as pessoas estão comprando e quais produtos e serviços buscam. 

As tendências de mercado podem ser divididas em três categorias, segundo a duração e o grau de confiança que estas direções possuem, são elas: 

  • Modismo: Padrão de consumo geralmente passageiro e imprevisível. 
  • Tendência: Indica para onde o mercado está sendo direcionado. É de maior consistência e duração. 
  • Megatendências: Comportamentos que refletem grandes transformações sociais e tecnológicas, por exemplo. São relacionadas aos padrões de consumo que ainda não existem, mas assim que existirem irão revolucionar a maneira como se consome. 

Entender esses significados e características irá te dar a segurança para investir em um caminho e conquistar seus clientes e melhores resultados. 

E para entender ainda mais sobre as tendências, conheça como elas nascem!

Como nascem as tendências

Uma tendência não é algo que surge do nada.

Cada tendência vai sendo criada com o tempo, a partir da necessidade dos consumidores. 

E esta necessidade passa pela análise de todos os setores que impactam no dia a dia das pessoas, sejam eles sociais, econômicos, políticos e culturais. 

O uso da tecnologia pelos empreendedores, por exemplo, já era uma tendência antes de 2020 e com a pandemia foi consolidada. 

Este acontecimento global impactou diretamente na forma de vender e comprar. 

Empreendedores tiveram que se moldar, passando a vender pela internet e pelas redes sociais

Neste sentido, uma tendência também é o empreendedorismo digital, que veio para ficar, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços. 

Viu só? A tendência nasce de uma necessidade que vai se consolidando com o tempo até o momento que ela passa, efetivamente, a fazer parte do dia a dia das pessoas. 

Porque explorar novas tendências de mercado

Explorar as tendências do mercado auxilia na elaboração de um plano de negócios, na criação de estratégias para vendas e até mesmo nas melhorias do atendimento ao cliente

É uma forma de enxergar de maneira clara e antecipada as mudanças que o negócio precisa para atender as necessidades do mercado. 

Além disso, explorando tendências de mercado seu negócio torna-se competitivo aos olhos do mercado.

Destacando-se da concorrência com a modernização de características dos produtos, ampliação de serviços ofertados e de novas formas de entrega ao cliente, por exemplo. 

Assim, são conquistados melhores resultados financeiros e de posicionamento de marca. 

Ou seja, explorar as tendências faz parte da atuação dos empreendedores que querem desenvolver seus negócios!

Mas e como identificar as tendências? Confira a seguir!

Ser seu próprio chefe é um desafio enorme, né? Por isso, preparamos uma newsletter exclusiva pra você. Assine agora mesmo!

Dicas para identificar tendências de mercado

Opinião dos clientes

A primeira dica é ir direto à fonte: seus clientes.

São eles os principais indicadores que podem te sinalizar o caminho a seguir. 

Como? Perguntando diretamente a eles, por exemplo:

  • Como eles preferem consumir (presencialmente ou pelo digital)
  • Tipos de produto e serviços são mais buscados e consumidos
  • Melhorias na oferta e entrega do seu negócio

Pesquisa de mercado

Outra forma de identificar tendências é coletando informações e opiniões de pessoas que sejam seu público-alvo e potenciais clientes.

Elabore perguntas e divulgue em redes sociais para conseguir uma quantidade que consiga te auxiliar na análise do comportamento do mercado. 

Análise de concorrentes

Analisar os seus concorrentes é fundamental. 

  • Quais melhorias eles estão aplicando e que podem servir de referência?
  • Existe algo que eles não estão atendendo que seu negócio pode ofertar?

São alguns exemplos do que você pode analisar dos seus concorrentes para identificar tendências e conquistar novos clientes. 

Estudo de influenciadores e conteúdos do seu setor

Hoje em dia é comum influenciadores digitais avaliarem produtos e serviços para suas audiências.

Identifique quais são eles e estude o que está sendo bem recebido pelo seu mercado de atuação .

Além disso, eles lançam novidades a todo momento, que com o tempo se confirmam como tendência de mercado. 

Estar ligado no conteúdo destes profissionais auxilia na aplicação antecipada da tendência em seu negócio. 

Uso de ferramentas de identificação

Existem programas e ferramentas que auxiliam no monitoramento e identificação de tendências. 

Com eles, a busca é facilitada e o mapeamento dos resultados fica claro e objetivo. 

Além disso, a internet é fonte de bons conteúdos que podem te auxiliar neste sentido.

Conheça alguns exemplos de ferramentas para identificar tendências de mercado!

Neste vídeo do Sebrae Bahia, você pode conferir mais dicas de como identificar tendências de mercado para complementar seu aprendizado!

Ferramentas para identificar tendências de mercado

1 – B9 (Brainstorm 9) 

Site especializado em notícias sobre tecnologia, criatividade, cultura e inovação e seus conteúdos mostram como estas questões influenciam na sociedade e no mercado. 

Ferramenta do Google que analisa as tendências a partir de palavras chaves e termos mais procurados pelos usuários. Nela é possível ver gráficos de frequência segmentados, como por região e idioma. 

3 – Google Alertas

Sinaliza assuntos de interesse das empresas e em quais contextos estão sendo utilizados

4 – WGSN

É um portal de previsões de tendências de consumo, principalmente para o mercado de moda. Porém pode ser utilizado também por empreendedores de áreas como: beleza, alimentação, bebidas, decoração e tecnologia.  É possível receber o informativo deles de forma gratuita (newsletter). 

5 – CRM 

São programas de gestão de relacionamento com o cliente.

Existem diversas opções no mercado. Basta procurar aquela que mais atenda seu negócio.

Por meio deles é possível identificar o comportamento dos seus clientes atuais. E analisar dados para identificar tendências de consumo de quem já validou o seu produto e serviço. 

Utilize estas dicas e ferramentas para identificar as tendências de mercado, e assim sua empresa conquiste melhores resultados. 

[Web Stories] Como identificar tendências de mercado

Gostou de aprender como identificar tendências de mercado? Conta pra gente nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui