Como melhorar sua imagem pessoal e profissional

12/09/2018
4 min de leitura
Equipe Dindim
12/09/2018
4 min de leitura

Cuidar da auto imagem é essencial para garantir uma boa impressão. Aprenda como melhorar sua imagem pessoal e profissional com as nossas dicas!

Sua imagem pessoal é dinâmica. Criar e desenvolver uma autoimagem positiva é um processo que deve ser trabalhado a vida toda. E quando o assunto é marketing pessoal, cuidar da autoimagem é um dos itens mais importantes para te ajudar a vender mais, conquistar parcerias e criar sua marca.

O que é imagem pessoal

A imagem pessoal é mais complexa do que parece. Ela é a perspectiva que temos de nós mesmos e, ao mesmo tempo, a visão que as outras pessoas têm sobre nós conforme o modo como agimos, nos vestimos e expressamos. Em outras palavras, é a nossa “marca” que se constrói por meio da aparência e das nossas atitudes diante do mundo.

Diferente do que muitos acreditam, cuidar da imagem não é apenas questão de se “vestir bem” — até porque isso é muito relativo.

Para você passar a imagem que quer, precisa analisar o que se espera de você enquanto profissional, o que deseja comunicar com seu negócio e o que, de fato, combina contigo.

A imagem é a comunicação não verbal

“Não é à toa que dizem que é a primeira impressão que fica”, diz Bárbara Aires, consultora de imagem. Aires trabalha recomendando para as pessoas como encontrar a melhor imagem para si. É uma empreendedora completa: estudou moda, vende semijoias e acessórios (trabalhou com gemologia) e dá consultorias visuais.

“Imagem é percepção, é comunicação não verbal. Ao olharmos uma pessoa, instintivamente, começamos a analisar personalidade, nível de sucesso, ocupação e credibilidade”, comenta a especialista.

“Em 30 segundos, já temos uma opinião formada sobre a pessoa. E metade dessa percepção está no visual, incluindo cabelo, maquiagem e acessórios”, diz.

Essa primeira impressão vai guiar a nossa relação com a pessoa — seja em uma relação pessoal ou na hora de fazer a venda. Uma imagem adequada e coerente é fundamental para o sucesso do seu negócio e realização pessoal.

E qual impressão você está passando com sua imagem?

Como cuidar da sua imagem pessoal e profissional

O primeiro passo para saber como melhorar sua imagem pessoal e profissional é saber que não existe uma fórmula pronta. Você precisa avaliar qual o nível de formalidade que sua área pede. O criador do Facebook, por exemplo, está sempre de calça jeans e camiseta. Se você é um mecânico, obviamente não deve usar terno (e nem por isso precisa estar de qualquer jeito).

No ambiente profissional é preciso identificar o grau de formalidade da sua área e entender o perfil do seu cliente. Pode ser melhor optar por cortes retos, sem marcar a silhueta e cores mais sóbrias e escuras como preto, azul marinho e cinza. Se você for um contador, por exemplo, isso ajudará a passar mais credibilidade.

Para áreas que lidam com a beleza, você pode optar por visuais em apenas uma cor, preto e branco ou cores vibrantes como amarelo, azul e rosa.

Como seu comportamento molda sua imagem pessoal

Também é necessário lembrar que imagem não é tudo. Nessa conta entram comportamento, postura e segurança ao falar. Independente da sua área, Bárbara dá 09 dicas pontuais, que vão bem além de roupas:

  1. Esteja com aparência saudável;
  1. Não esqueça de deixar cabelo, barba e unha em dia;
  1. Trabalhe sua autoestima e confiança;
  1. Educação e gentileza nunca saem de moda;
  1. Quanto mais formal sua área, mais formal deverá se vestir;
  1. Ao cumprimentar seu cliente, dê um aperto de mão firme e sorria;
  1. Ao trocar cartões, olhe com atenção o do seu cliente;
  1. Tente sempre chegar com dez minutos de antecedência;
  1. Mantenha a postura ereta e fale pausadamente, com tom de voz firme.

Agora que você já sabe como melhorar sua imagem pessoal e profissional, entenda o que é marketing pessoal e conte pra gente nos comentários o que você achou das nossas dicas!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui