Como montar uma bomboniere

16/05/2021
10 min de leitura
Equipe Dindim
16/05/2021
10 min de leitura

Com uma variedade grande de produtos, uma boa localização e preços competitivos é possível abrir uma bomboniere de sucesso!

Você está pensando em montar uma bomboniere? As gôndolas cheias de chocolates, biscoitos, pirulitos, balas, chicletes e outras guloseimas são muito atrativas para o paladar do brasileiro, e costumam ser ainda mais procuradas quando estão próximas a endereços empresariais ou escolares – com destaque para horários como a saída para o almoço ou o começo e o fim do expediente e do horário de aula.

Além disso, as pequenas lojas de doces e guloseimas são boas opções de negócio para o pequeno empreendedor que tem pouco dinheiro para investir. 

Como abrir uma bomboniere de sucesso

Além de popular, uma bomboniere pode ser um negócio que precisa de pouco investimento inicial, já que para tirar a ideia do papel é preciso apenas encontrar uma localização perfeita, comprar itens de estrutura como balcão de caixa e atendimento e as prateleiras para expor os produtos, os próprios itens que serão vendidos, e contratar um ou dois funcionários quando necessário.

Com as estratégias certas você pode abrir uma bomboniere de sucesso sem gastar muito. 

1. Monte um plano de negócios para a bomboniere

Para descobrir como montar uma bomboniere e fazer com que ela seja um sucesso é preciso muito planejamento. Por isso, o primeiro passo para quem quer empreender no ramo é reunir todas as informações necessárias para um bom plano de negócios:

  • Qual será o investimento necessário para tirar a ideia do papel
  • Qual será o seu público-alvo
  • Quais produtos você pretende vender na bomboniere
  • Onde a bomboniere estará localizada
  • Quem são os concorrentes na região

Além disso, é preciso desenhar as estratégias operacionais da sua loja de doces, que incluem decisões como quantos funcionários serão necessários para abrir o estabelecimento. 

2. Escolha o melhor endereço para abrir uma bomboniere

O endereço é uma das principais e mais importantes decisões na hora de saber como montar uma bomboniere. Isso porque a maioria dos clientes de uma loja de doces e guloseimas são os pedestres que passam próximos ao local.

Pesquise muito a região escolhida. Caso o entorno tenha escritórios ou instituições de ensino, por exemplo, o fluxo de pessoas poderá ser consideravelmente maior.

Conheça também os períodos de muita movimentação, que costumam ser próximos aos horários de entrada e saída de trabalhadores e estudantes, assim como ao meio-dia, quando todos costumam sair para almoçar. 

Parte importante do planejamento na hora de tirar a ideia de um negócio do papel é fazer uma pesquisa completa sobre a concorrência.

3. Pesquise a concorrência

Lembre-se de incluir os estabelecimentos competidores que ficam próximos ao endereço onde você abrirá sua empresa, e também aqueles concorrentes indiretos, onde os clientes podem ir para comprar doces, como os supermercados e os mercadinhos de bairro.

4. Organize bem o espaço da bomboniere

Espaços pequenos e cheios precisam seguir uma regra importantíssima para não se tornarem desagradáveis: eles devem ser organizados.

Além de uma boa localização, coloque como prioridade pensar na organização do local na hora de planejar como abrir uma loja de doces.

Como a variedade de tipos de produtos é muito grande, prefira separá-los por categorias, assim como acontece em supermercados.

Além da organização básica, também vale apostar no posicionamento estratégico de alguns itens. Deixar itens no caixa da loja é uma boa estratégia.

Caso os produtos sejam os queridinhos dos clientes e ainda possuam um preço tentador, é possível que o consumidor decida comprar algo a mais enquanto está pagando por outros itens. 

5. Pense em inovações e diferenciais para a bomboniere

Quando pensamos em uma bomboniere, facilmente vem à cabeça aquela imagem de um pequeno estabelecimento apenas com gôndolas cheias de guloseimas e um caixa para registrar as compras. Mas por que não inovar e pensar em diferenciais para o seu negócio?

Você pode planejar mudanças tanto na estrutura ou decoração, como na lista de produtos oferecidos.

Por exemplo: se tiver espaço e disponibilidade, uma opção é colocar algumas versões de doces montados e servidos na hora, como fatias de bolos recheados, por exemplo. Ou até mesmo investir em picolés ou geladinhos caseiros (também conhecidos como chup-chup, juju, dudu, sacolé…).

6. Escolha os melhores fornecedores de guloseimas

Localização, estrutura e produtos são as três principais preocupações de um empreendedor que decide montar uma bomboniere.

E a etapa de escolher os produtos envolve pesquisar muito bem para escolher os melhores fornecedores para o seu negócio.

Como a maioria dos itens vendidos em uma loja de doces é de industrializados, como chocolates, balas, pirulitos, doces de leite, chicletes e salgadinhos, a logística não é muito complicada – afinal, os produtos não precisam de muitos cuidados especiais como refrigeração, por exemplo. 

Como é exatamente destes produtos que virá o lucro do seu negócio, saber negociar bons preços e prazos com as empresas fornecedoras é essencial.

Conheça bem cada uma das suas opções, fale com pessoas que já conhecem as companhias e nunca tenha medo de pedir um desconto!

7. Faça um excelente controle de estoque

Perceber que um produto está em falta apenas quando o cliente perguntar por ele, ou passar um sufoco para acabar com um determinado item que teve um número de vendas menor do que o esperado são duas situações que podem acontecer com o negócio que mantém um controle de estoque ruim.

Para evitar ficar na mão e perder vendas ou sair no prejuízo com mercadoria parada, monte um bom planejamento para o estoque da sua bomboniere.

Conte com a ajuda de aplicativos de gestão de vendas. Muitos deles incluem opções para acompanhar as entradas e saídas de produtos – o chamado giro de estoque.

Também é importante e obrigatório manter as guloseimas bem armazenadas de acordo com as regras da Anvisa. Ainda que a maioria delas esteja em embalagens e não sejam perecíveis, não é possível deixá-las em ambientes muito úmidos ou sem limpeza.

8. Selecione os equipamentos necessários

Parte das despesas iniciais na hora de descobrir como montar uma bomboniere é voltada à estrutura da loja.

Para começar, são essenciais as prateleiras para expor as diversas guloseimas, além de um espaço para o caixa.

Prefira as chamadas gôndolas modulares, que podem ser reorganizadas de acordo com o tamanho do local e outras necessidades.

Outros itens que você vai precisar para montar uma bomboniere são:

  • Suportes
  • Embalagens para viagens
  • Balcão de atendimento
  • Materiais de escritório para o setor de administração do negócio
  • Cadeira para o espaço do caixa
  • Geladeiras caso escolha vender produtos frescos
  • Placas de sinalização
  • Maquininha de cartão de crédito

9. Contrate bons funcionários para a sua bomboniere

Não existe uma regra sobre o número de funcionários que uma bomboniere precisa ter e essa decisão também vai depender muito do tamanho do espaço onde a loja está instalada.

Até mesmo apenas uma pessoa no caixa pode dar conta do trabalho, embora em alguns períodos de maior movimentação mais funcionários possam ajudar a atender os clientes que precisarem de ajuda. 

Independentemente do número de trabalhadores que você contratar para trabalhar na loja de doces, é importante saber quais são as habilidades desta pessoa. Na hora da contratação, lembre-se:

  • Evite escolher apenas com base em algum nível de proximidade;
  • Como o funcionário lidará diretamente com os clientes, fique certo de que ele esteja alinhado aos valores da sua empresa.

10. Divulgue o seu negócio

Embora a maioria dos clientes que compram guloseimas em uma lojinha de doces seja de pedestres ou pessoas que estão próximas ao endereço, fazer uma boa divulgação do negócio também é uma das maneiras de conquistar mais consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Ter um negócio com ponto fixo te permite explorar muito mais as opções de propagandas offlines, como os panfletos e as placas.

Coloque em destaque as promoções para que as pessoas que passarem em frente ao local possam ver e aproveitar os preços mais baixos.

Além disso, movimentar perfis em algumas redes sociais também não precisa ser uma ideia descartada.

É claro que é preciso equilibrar o esforço com os resultados atingidos – levando em consideração a maioria do público ser de pedestres e que o tempo do pequeno empreendedor vale ouro – mas a internet tem inúmeras possibilidades de atuação e também pode ser uma boa ferramenta para quem está descobrindo como uma montar uma bomboniere. 

Ao escolher uma ou mais redes sociais para cadastrar um perfil da sua empresa, fique atento à qualidade das publicações, sempre responda qualquer interação dos seus seguidores e não fique muito tempo sem postar: os algoritmos dessas plataformas consideram a frequência das atividades de uma página na hora de decidir para quem mostrar o conteúdo.

11. Pense em estratégias para vender mais na bomboniere

Como as guloseimas vendidas em uma lojinha de doces tem uma faixa de preço muito baixa, a principal estratégia do empreendedor para vender mais deve focar em fazer com que o cliente compre várias unidades de um mesmo produto.

Para isso, vale destacar as melhores promoções e os melhores itens em posições visíveis para o consumidor, e ainda oferecer combos como o “compre dois e leve um”. 

12. Ofereça diversos tipos de pagamento

Já faz tempo que “Aceita cartão?” é a pergunta mais comum na hora de pagar alguma coisa. Por isso, é essencial que a sua bomboniere tenha uma maquininha de cartão de crédito e débito. Dessa maneira você consegue atingir mais clientes e ainda evita dores de cabeça com cobranças.

Uma opção excelente para quem vai abrir uma bomboniere é a SumUp Top, que é a maquininha de cartão mais barata da SumUp, compacta e que funciona com o celular.

Quer uma maquininha com NFC? Então aposte na SumUp On, maquineta com chip 3G, ou na SumUp Total, a máquina de cartão com bobina.

Vai tirar do papel a ideia de abrir a sua própria bomboniere? Conte para nós a sua história!

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